Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

1676 - O sonho de melhores dias não pode acabar jamais!

Sou vidrado em comerciais inteligentes, que fazem-me rir ou chorar ou que me tocam profundamente a alma, espalhando mensagens de fé e esperança. E este comercial da 84 Lumber é qualquer coisa de maravilhoso, ainda mais em tempos sombrios de Trump e assemelhados espalhados pelo mundo. 
Para esclarecer, a 84 Lumber é a maior empresa privada de materiais de construção dos Estados Unidos. O seu comercial foi exibido, com cortes, durante o gigante evento do Super Bowl. Só para se ter uma ideia do que isso representa em termos de marketing, o Super Bowl atingiu uma audiência de cerca de 112 milhões de pessoas na noite deste domingo. Esse alcance todo tem um custo altíssimo: 30 segundos de tempo custa a "bagatela" de 5 milhões de dólares. 
O vídeo apresenta de maneira bastante realística a dura viagem migratória de uma mãe e sua filha em direção aos Estados Unidos para se tornar cidadãos americanos legais. As imagens falam por si. E a mensagem final não precisa de adendos: "A vontade de ter sucesso é sempre bem-vinda aqui". Como seria maravilhoso se todos pensassem assim. Mas não, infelizmente. 
Um grande abraço espinosense.


1675 - Entenda, somos humanos!

Um vídeo sensacional foi apresentado no intervalo do Super Bowl 2017, o maior evento do esporte norte-americano, realizado na noite do domingo passado, dia 5 de fevereiro. A final da NFL (Liga de Futebol Americano) teve a quarta maior audiência da história do evento, com 111,3 milhões de espectadores na Fox, emissora que transmitiu o evento nos EUA. O time de Tom Brady, marido da modelo brasileira Gisele Bündchen, o New England Patriots, venceu por 34 a 28 o Atlanta Falcons, em inédita e emocionante prorrogação, em Houston. É o quinto título dos Patriots de Brady, depois de vencer em 2002, 2004, 2005 e 2015. A edição mais vista da história aconteceu em 2015, quando o New England Patriots derrotou o Seattle Seahawks.
O vídeo criado pela TV2 da Dinamarca é maravilhoso, pois toca profundamente nas nossas equivocadas convicções de que somos diferentes dos outros e que devemos nos separar em categorias de pessoas, como seres humanos categorizados e rotulados de acordo com as ideias alheias. Será que nunca perceberemos que somos todos iguais, apesar de diferentes? Que os sentimentos de amor, os sonhos a realizar, as dificuldades da vida, as carências emocionais são quase sempre comuns a todos os humanos? Não importam o seu tamanho, a cor da sua pele ou dos seus olhos, a sua maneira de vestir, o tipo do seu trabalho ou a sua opção sexual. Importam sim que somos humanos e devemos aprender a conviver em paz e harmonia, sempre com respeito aos contrários e colocando em prática a caridade e a solidariedade para com os menos favorecidos pelo destino. 
Nunca é demais refletir! E aprender! Há sempre mais coisas que nos unem do que as que nos afastam.
Um grande abraço espinosense. 


1674 - Espinosa tem Carnaval!

O Carnaval de Espinosa tem muita história! Sempre empolgante sob o talento ímpar dos músicos da banda Os Cardeais, o Carnaval da cidade viveu os seus melhores momentos lá pelos anos 80. As animadas marchinhas e os frenéticos frevos embalavam adultos e crianças nos salões do Clube dos 100 e do Palace Hotel de Seu Zé, ou ainda nas ruas da cidade, com os músicos tocando em cima da Rural de Lourinho. Era tudo muito entusiasmante, em uma cidade ainda pacata e sossegada, longe da violência e das drogas. O máximo que se via de produtos proibidos eram algumas poucas peças de lança-perfume. O povo, sempre animado, desfilava suas fantasias e suava em bicas, pulando o tempo inteiro até a madrugada ao som d´Os Cardeais, então comandado por Lourinho e integrado por Canechane na bateria, Niltinho e Osmar nos vocais, Devá no baixo, Joãozinho nos teclados, Custódio e mais uns nos instrumentos de sopro e Galdino na guitarra. O clima era sempre de muita alegria e paz. Muito raramente acontecia alguma desavença, logo controlada pela "turma do deixa-disso". Muitos espinosenses que residiam em outras cidades do país sempre prestigiavam a festa, bem famosa na região, marcando presença, assim como moradores de cidades próximas, tudo em perfeita harmonia.


Em tempos adiante, aconteceu a "bahianização" do Carnaval espinosense, com a chegada das bandas baianas e da onipresente axé music. Entretanto, dão saudade as estruturas montadas pela prefeitura, então administrada por Betão, na Lagoa da Santana e principalmente no Rio Verde, que naquela época ainda disponibilizava boa quantidade de água para o deleite da população. Havia concurso de Garota do Carnaval e alguns excelentes torneios de esportes variados, como futebol, vôlei e futevôlei nas areias do rio. Uma maravilha que jamais vimos se repetir. Outros carnavais foram montados na cidade, ano após ano, mas, sinceramente, aquele clima de Carnaval dos velhos tempos se perdeu.
Antes que eu seja crucificado em praça pública pelos "haters" de plantão, aqui estou apenas expressando a minha humilde opinião, uma visão bastante pessoal do processo, sem nenhuma pretensão de ser dono da verdade. Ainda sobre o assunto, entendo que a festa de Carnaval é necessária na cidade, por dar oportunidade de trabalho e diversão a muita gente. Assim sendo, penso que a festa deve proporcionar a participação de toda a comunidade, desde as crianças até os idosos, com músicas direcionadas a todas as faixas etárias, espalhando a alegria não só para uma turma específica. Lembro-me bem que, nos bons tempos, participávamos até da matinê das crianças, sempre na maior animação.


  
Agora, em 2017, o Carnaval promete ser diferente. A Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura da nova administração da cidade está sinalizando uma mudança positiva no sentido de revolucionar o nosso Carnaval. De acordo com Rita de Cássia Gonçalves Lopes, Diretora de Cultura, haverá um desfile de Carnaval com participação das comunidades dos vários bairros da cidade, tudo organizado em torno do tema ecológico "Lixo Extraordinário", em que todas as fantasias serão confeccionadas com material descartável. Realmente uma excelente ideia. Haverá premiação aos carnavalescos mais criativos. Outra promessa é a de que haverá espaço para as marchinhas e frevos, animando os mais velhinhos como eu, em um horário que antecipa a folia, sem prejuízo dos mais jovens que terão a noite inteira para curtir suas músicas baianas e funkeiras até o raiar do dia.
Espero que a folia seja muito bem organizada, com atrações de boa qualidade musical, barraquinhas com oferta de bons produtos, espaço para que os foliões de todas as idades aproveitem a festa e que a segurança seja eficiente, não dando espaço para a ocorrência de brigas e confusões. 
Outra boa opção para os foliões é o Carnaval da Galoucura, realizado no Centro de Treinamento de Gibão, no Bairro Cigano. Lá haverá folia todos os quatro dias, sempre na parte da tarde com término previsto às 20 horas. 
Se Deus me permitir, estarei presente nesses lugares todos, com muita vontade de festejar e encontrar os amigos, curtindo uma das mais tradicionais festas do povo brasileiro. 
Assim, meu povo, só peço a todos, espinosenses ou não, que a paz e a confraternização devem ser o diferencial do nosso Carnaval, com muita música e alegria e nada de confusão.  
Um grande abraço espinosense.