Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

1671 - O que esperar de 2017?

Ano novo, vida nova, esperanças renovadas nos corações dos amantes do futebol. Americanos, atleticanos e cruzeirenses já podem se preparar para as emoções da temporada que já se iniciou em 2017.
Um minucioso exame da situação atual dos clubes mineiros nos leva a crer que, à exceção do América, que deve passar em branco em conquistas neste ano, lutando para não cair nas competições maiores, o Atlético e o Cruzeiro podem apresentar excelente rendimento, podendo até chegar a títulos de expressão, isso em virtude dos seus qualificados elencos de profissionais do futebol. 
O América, campeão da edição passada do Campeonato Mineiro, tentará a conquista do bi com uma equipe bem diferente da que caiu para a segunda divisão do Brasileirão em 2016. Sob o comando do treinador Enderson Moreira, o Coelho terá neste ano jogadores já conhecidos dos mineiros, como os ex-atleticanos Renan Oliveira, Alex Silva e Marion e o ex-cruzeirense Gérson Magrão.
O Cruzeiro entra com tudo no Campeonato Mineiro, já que nas duas últimas temporadas não chegou nem às finais, ficando sem levantar qualquer título no período de 2015 a 2016, para desespero da torcida, acostumada a conquistas por anos e anos. Com o técnico Mano Menezes iniciando a temporada no comando do time, com a manutenção dos principais jogadores e com boas contratações, o Cruzeiro promete bons fluidos para sua torcida. A chegada de jogadores talentosos como Thiago Neves, Caicedo, Hudson e Lucas Silva fazem crescer a confiança em bons resultados no ano, quem sabe com a conquista do 38º título mineiro.
O Atlético, maior campeão da história do Campeonato Mineiro com 43 conquistas e vice-campeão do ano passado, vai em busca de mais um título, agora com Roger Machado como comandante. A torcida está impaciente com a diretoria pela falta de grandes contratações, após as saídas de jogadores importantes como Dátolo, Leandro Donizete e Júnior Urso. Vieram compor o elenco o lateral Danilo Barcelos, o zagueiro Felipe Santana e o atacante Rafael Moura. O volante Roger Bernardo, hoje no Ingolstadt, da Alemanha, chega em junho. Contratação de impacto mesmo só a do ótimo volante Elias, jogador de qualidade comprovada, inclusive defendendo a Seleção Brasileira. Mas a torcida ainda espera a chegada de outros atletas para reforçar ainda mais o elenco atleticano, fator indispensável para a conquista de títulos na temporada.

Taça do Campeonato Mineiro

Hoje, no início da noite, pela Copa da Primeira Liga, Atlético e Cruzeiro irão se confrontar no primeiro clássico da temporada, em partida marcada para o Mineirão, às 19h30. Ambos os times entrarão em campo sem suas maiores estrelas recém contratadas, casos de Thiago Neves, no Cruzeiro, e Elias, no Atlético. Ainda no alvinegro, estarão de fora da partida o goleiro Victor, o volante Lucas Cândido e os atacantes Luan, Robinho e Fred, o que torna favorito o Cruzeiro. Fred cumpre suspensão enquanto os outros estão contundidos. 
Para se comemorar, a decisão de dividir os ingressos meio a meio entre as torcidas, o que nunca deveria ter sido diferente. Que não esperemos dos dois times um futebol de alto nível, já que nesta fase inicial de preparação, os jogadores ainda estão se condicionando fisicamente e se familiarizando com as táticas pretendidas pelos treinadores. O que não faltará mesmo, como mostra-nos a história do maior clássico das Minas Gerais, será muita rivalidade, garra, apreensão, tensão e polêmica, podem apostar. Tomara que seja um verdadeiro espetáculo do futebol, com muitos gols e belas jogadas dentro de campo e muita paz, harmonia e respeito entre os torcedores no estádio. 
Adversários, sempre; inimigos, jamais! Pessoas não devem brigar, ao invés das ideias, que sempre devem ser confrontadas, com respeito e gentileza. E vamos ao clássico daqui a pouco, com muita ansiedade e expectativa de vitória do nosso time, claro! E quem for melhor, que vença!
Um grande abraço espinosense.

CRUZEIRO X ATLÉTICO
Razão: Copa da Primeira Liga.
Local: Mineirão, em Belo Horizonte.  
Data e horário: Quarta-feira (01-02-2017), às 19h30 (de Brasília).  

Cruzeiro: Rafael; Ezequiel, Léo, Manoel e Diogo Barbosa; Henrique e Ariel Cabral; Robinho, Arrascaeta e Alisson; Rafael Sobis. Treinador: Mano Menezes.

Atlético: Giovanni; Marcos Rocha, Gabriel, Felipe Santana e Fábio Santos; Rafael Carioca, Yago, Cazares, Otero e Maicosuel; Lucas Pratto. Treinador: Roger Machado.

Arbitragem:  Wanderson Alves de Souza (FMF), auxiliado por Luiz Antônio Barbosa (FMF) e Felipe Alan de Oliveira (FMF)

Jogadores do Cruzeiro relacionados para a partida:
Goleiros: Lucas França e Rafael 
Laterais: Bryan, Diogo Barbosa, Ezequiel e Mayke 
Zagueiros: Kunty Caicedo, Léo e Manoel 
Volantes: Ariel Cabral, Henrique, Hudson e Lucas Romero 
Meias: Arrascaeta, Elber, Rafinha e Robinho
Atacantes: Alisson, Raniel, Rafael Sobis e Ramón Ábila

Jogadores do Atlético relacionados para a partida:
Goleiros: Uilson e Giovanni
Laterais: Marcos Rocha, Carlos César, Fábio Santos, Danilo e Patric
Zagueiros: Gabriel, Leonardo Silva, Felipe Santana e Jesiel
Meio-campistas: Rafael Carioca, Yago, Ralph, Cazares, Otero, Maicosuel e Carlos Eduardo
Atacantes: Lucas Pratto, Clayton, Rafael Moura, Carlos e Hyuri

Com mudanças, a disputa da Copa da Primeira Liga terá quatro grupos englobando 16 equipes de cinco estados brasileiros. O torneio, conquistado pelo Fluminense em 2016, terá Brasil de Pelotas, Grêmio, Internacional, Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Joinville, Paraná, Londrina, Flamengo, Fluminense, Ceará, América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro. Os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para as quartas de final, com a decisão saindo em jogo único disputado na casa da equipe com melhor campanha. Caso haja empate, o classificado ou campeão será conhecido na disputa de pênaltis.. A decisão será em 8 de outubro.

Participantes da Primeira Liga 2017:

GRUPO A
GRUPO B
GRUPO C
GRUPO D
BRASIL DE PELOTAS (RS)AMÉRICA (MG)ATLÉTICO (MG)AVAÍ (SC)
CRICIÚMA (SC)CEARÁ (CE)CHAPECOENSE (SC)FIGUEIRENSE (SC)
FLUMINENSE (RJ)FLAMENGO (RJ)CRUZEIRO (MG)LONDRINA (PR)
INTERNACIONAL (RS)GRÊMIO (RS)JOINVILLE (SC)PARANÁ (PR)