Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

1644 - Medalha de Ouro para Maria Victória

Orgulho. É isso que eu e todos nós, espinosenses, temos que sentir pela conquista da medalha de ouro na 5ª edição da "Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro" pela nossa conterrânea Maria Victória Alves dos Santos, aluna da Escola Estadual Dom Lúcio. 
Ela se destacou com o seu belo texto na categoria Memórias Literárias (para alunos do 7º e 8º anos do ensino fundamental), intitulado "Ferrovia da saudade", onde relata o depoimento do nosso conhecido e querido Augusto Dias da Silva, funcionário aposentado da antiga Viação Férrea Federal Leste Brasileiro. Veja o seu texto logo abaixo. 



A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, uma ótima iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). São premiados trabalhos em quatro categorias: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião. 
A Olimpíada contou com o engajamento das comunidades escolares de todo o país, com participação efetiva de 4.873 municípios, mais de 80 mil professores inscritos e cerca de 5 milhões de alunos concorrentes. O tema deste ano foi "O lugar onde vivo".
Entre os 20 vencedores, cinco por categoria, estão quatro mineiros, entre eles a nossa Maria Victória. Todos os vencedores ganharam uma medalha, um notebook e uma impressora. As suas escolas também foram premiadas e receberão cada uma 10 computadores, uma impressora, um projetor, um telão para projeção e livros. A cerimônia de premiação aconteceu na cidade de São Paulo no dia 13 de dezembro. No evento estiveram presentes os 152 professores e alunos finalistas, acompanhados por um familiar ou responsável, além do diretor da escola participante.



Parabéns à Maria Victória Alves dos Santos, como também ao seu professor Edilson Moreira Braga, pela expressiva conquista. Que outros alunos espinosenses se sintam influenciados e sigam o seu belo exemplo.
Um grande abraço espinosense.

Conheça os vencedores da Olimpíada 2016

CategoriaAlunoTítuloProfessorEscolaUFCidade
PoemaBruno Kawã Correia dos SantosA VALENTIA DE UM RIOMaria Andreia dos Santos Silva AlmeidaEMEF PROFESSORA ROSINEIDE TEREZA MARTINS DA CONCEIÇÃOALRio Largo
Angelo Raphael Albuquerque FerreiraSOVACO DA COBRAEliane da Silva ChavesEETI ALMIRANTE BARROSOAMManaus
Ana Leticia Penha GonçalvesCidade de AnaPatrícia Parreira da SilvaESCOLA MUNICIPAL MANOEL GONÇALVES DA CRUZGOAnápolis
Natália Godinho AmaralDa minha janelaMarcone Mendes da ConceiçãoEE LAURO MACHADOMGTurmalina
Jucimara Silva Contreira SantosVida de pescadorIrani dos Santos CarvalhoEE PADRE GASPAR LOURENÇOSESão Cristóvão
MemóriaKetlen Silva de AlmeidaImagens no calor da tardeJosefa Maria Taborda do Nascimento SilvaEscola Estadual Professor Irineu da Gama PaesAPMacapá
Laysa Gilles GuidiO peso do ferroAna Paula BredaEEEFM VICTÓRIO BRAVIMESMarechal Floriano
Giovanna Lucciane de Assis Monteiro ResendeAndorinha de louçaMaria Magali Vale RodriguesEE CORONEL XAVIER CHAVESMGCoronel Xavier Chaves
Maria Victória Alves Dos SantosFerrovia da saudadeEdilson Moreira BragaEE DOM LÚCIOMGEspinosa
Amábile Vitória dos SantosMeu vizinho NipônicoAparecida Torres dos Santos BarrosoC.EEFM Cecilia MeirelesPRUbiratã
CrônicaYanca Fragata dos SantosO amanhecer (num dia inqualquer)Rodrigo de Souza RochaEEEF GENTIL BELÉMAMParintins
Mayara de Aleluia PereiraA flor que chegou primeiroElisete TavaresEM Antônio De Souza Lobo SobrinhoGOVianópolis
Maria Gottardo MorelloAmanhã eu vou!?Edson Marianelli RomanhaEEEFM IRINEU MORELLOESGovernador Lindenberg
Giulia Martins Vilela SilvaE LIVRAI-NOS DO MALElizandra Alves Pereira da Silva SouzaESCOLA MUNICIPAL 04 DE JULHOMTCampo Novo do Parecis
Ana Heloisa Milani CoelhoO palhaço e o meninoMaria Rosa Briense de OliveiraETEC CEL FERNANDO FEBELIANO DA COSTASPPiracicaba
ArtigoAna Karolina Alves Amorim"Também, olha a roupa dela"Mayssara Reany de Jesus OliveiraCED 03 DE BRAZLANDIADFBrasília
Brenda de Souza SoaresO Palco Caldas Country além dos shows e águas quentesAldenir Chagas AlvesCENTRO DE EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS FILOSTRO MACHADO CARNEIROGOCaldas Novas
Mauro Marques Canhão FilhoExploração ou tradição?Larissa Cristina Arruda de Oliveira BenediniIF SUL DE MINASMGPoços de Caldas
Paula Floriano de AguiarAlguma coisa acontece em sampaAline Izabel AlvesJARAGUA ESCOLA TECNICA ESTADUALSPSão Paulo
José Augusto SomavillaA semente do ouroGisele da RochaEEEM MENINO JESUSRSJacuizinho

1643 - Formaturas de Silviane, Fúvio, Ígor e João Henrique

Mais e mais boas notícias continuam chegando aos meus ouvidos, dando conta de mais expressivas conquistas dos meninos e meninas de Espinosa. 
Desta vez tomei conhecimento das formaturas dos jovens Fúvio Lucca Balieiro Cangussu, Silviane Dantas Batista e Ígor Rodrigues Coelho.
Fúvio Lucca Balieiro Cangussu se graduou em Direito pela Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros. Ele é filho de Tim e de Eliana Balieiro.
Silviane Dantas Batista se graduou em Farmácia pela Faculdade de Saúde Ibituruna. Ela é filha de Fábio Batista e Neusa Maria Dantas Batista.
E Ígor Rodrigues Coelho se formou em Medicina pelo ITPAC - Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos, da cidade de Araguaína. Ele é filho de Wanderley Silva Coelho e Gildete Rodrigues Muniz.
Aos pais desta garotada que vi crescer, os meus parabéns pela grande conquista, motivo de muito orgulho não só para eles, mas para todos nós, espinosenses.
Mesmo que ele não seja espinosense, quero registrar aqui a minha alegria pela formatura do jovem João Henrique Alves, de Janaúba. Ele se formou em Odontologia pela Funorte. João é filho de João Alves Filho e Marleide Teixeira Alves. 
A todos esses meninos batalhadores, estudiosos e inteligentes o meu desejo sincero de muito sucesso na vida e na carreira profissional. Que Deus esteja sempre ao seu lado, protegendo-os de todos os males, amém. Boa sorte e parabéns!
Um grande abraço espinosense.