Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

1633 - Formatura de Renato

Este nosso maior presente de Deus, a vida, é mesmo assim. Há dias de imensa dor e tristeza, que nos faz desmoronar de desânimo e cansaço. Mas em contrapartida, há dias de extrema alegria, que nos impele radiantes em direção ao futuro, mesmo que incerto. Hoje estou feliz, realmente muito feliz. Meu filho Renato Martins Tolentino, após anos de longa dedicação aos estudos, consegue enfim uma conquista deveras importante na sua vida, a sua graduação na faculdade de Medicina. É a realização de seu sonho de criança, o de se tornar um médico e se dedicar aos cuidados de pessoas enfermas. E o dia de realizar o sonho está bem próximo. Na próxima semana ele estará recebendo o seu diploma e, se Deus quiser, estaremos juntos para comemorar esta importante conquista.


Há muitos a quem agradecer. A todos os seus professores, desde os primeiros anos de escola em Espinosa no Cefloc, bem como os seus colegas de classe. Aos familiares e amigos que sempre deram apoio e bons conselhos, em especial aqueles que se dispuseram, com imensa boa vontade, para atuar como fiadores na contratação do FIES. Aos colegas seus que estiveram nestes últimos anos estudando e batalhando juntos nesta difícil trajetória de faculdade. E também aos presidentes Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Vana Rousseff, pela oportunidade única de conceder ao meu filho a chance de poder cursar uma faculdade de alto custo através do FIES. Sem esse financiamento, jamais poderíamos sequer sonhar em custear os seus estudos. A gratidão a todos será eterna.


Peço então a Deus que ilumine amplamente o caminho do meu filho Renato, na sua vida pessoal e profissional, concedendo-lhe sensatez, sabedoria, paciência, empatia, dignidade, competência, honestidade, respeito, honradez, responsabilidade, ética e muita humildade. Quanto a esta última virtude, até brinco muito, dizendo que algumas profissões tendem a criar nos profissionais uma arrogância tamanha de superioridade sobre os demais, por envolver muito estudo, elevados ganhos econômicos e o exercício do poder. Entre elas podem ser citadas as de médico, advogado, juiz, promotor, delegado, policial e o político. Não é novidade que o poder corrompe e cega as pessoas. Por isso torna-se sempre necessária muita reflexão, muita autocrítica e muita, mas muita humildade no exercício da profissão. Tem até uma história, não sei se verdadeira, que diz que a principal função do "Bobo da Corte" era, atrevidamente, lembrar sempre ao seu rei que ele, apesar de todo o seu poder e riqueza, era um ser humano normal, igual a todos os seus súditos. Era como se fosse o chamado da razão para o poderoso monarca, um despertar da ilusão. Somente o "Bobo" podia dizer certas verdades que ninguém mais ousava dizer no palácio real. Portanto, humildade é fundamental!
Um grande abraço espinosense e o meu agradecimento maior ao meu bom Deus por esta grande alegria nas nossas vidas.