Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

1619 - Agora é a Copa do Brasil

A última partida da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro acaba com vitória do Sport sobre o Grêmio, no Sul, pelo placar de 3 x 0, gols de Diego Souza (dois) e Rogério, por sinal três belíssimos gols. Terminada mais uma rodada de vital importância na definição do campeão e dos prováveis classificados para a disputa da Copa Libertadores, além, é claro, daqueles que irão disputar a segunda divisão em 2017, o cenário que se apresenta para o Atlético é desalentador em relação à conquista do título brasileiro, mas bastante tranquilo na condição de confirmar mais uma participação na maior competição de clubes do continente.
Com as vitórias de Palmeiras e Santos, sobre Internacional e Ponte Preta, respectivamente, é quase certo afirmar que o Palmeiras é o novo campeão brasileiro e que Santos, Flamengo, Atlético e Botafogo estão confirmados na luta pelo título da Libertadores no ano que vem. Só mesmo um desastre surpreendente poderá mudar esse quadro, faltando apenas quatro rodadas para o fim do campeonato. O Palmeiras chegou aos 70 pontos, abrindo seis pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Santos, que tem 64 pontos. Em terceiro lugar vem o Flamengo, com 63 pontos ganhos e logo atrás vem o Atlético com 60 pontos. No momento, Botafogo, com 55 pontos, e Atlético Paranaense, com 51, fecham o grupo com presença garantida na Libertadores 2017. Ainda há, claro, possibilidades de mudança neste cenário, mas é pouco provável que pelo menos os quatro primeiros colocados na tabela, após esta 34ª rodada, percam suas posições até o encerramento do certame.
Quanto ao rebaixamento, já dou como certas as quedas do América, do Santa Cruz e do Figueirense. O preenchimento da última vaga será uma briga ferrenha entre o Vitória, atualmente com 39 pontos, e o poderoso Internacional, com somente 38 pontos conquistados em 34 rodadas.

  
Até o final do campeonato, cuja rodada final será realizada no dia 4 de dezembro, o Palmeiras enfrentará Atlético (fora), Botafogo (casa), Chapecoense (casa) e Vitória (fora). O Santos jogará contra Vitória (casa), Cruzeiro (fora), Flamengo (fora) e América (casa). O Flamengo medirá forças com América (fora), Coritiba (casa), Santos (casa) e Atlético Paranaense (fora). O Atlético vai pegar o Palmeiras (casa), o Santa Cruz (fora), o São Paulo (casa) e a Chapecoense (fora). Já o Botafogo terá pela frente Chapecoense (casa), Palmeiras (fora), Ponte Preta (casa) e Grêmio (fora). O Atlético Paranaense vai enfrentar Fluminense (fora), Sport (casa), Corinthians (fora) e Flamengo (casa). 
O Atlético até tem chances matemáticas, mas é praticamente impossível pensar em conquistar o título do Brasileirão 2016. É óbvio que a equipe alvinegra das Gerais ainda precisa de mais alguns pontos para assegurar a classificação para a Libertadores do ano vindouro, e que os jogos finais deverão ser encarados com seriedade na busca de vitórias, mas é imprescindível que se passe a centrar toda a atenção na disputa das duas partidas decisivas da Copa do Brasil, que não só significarão a disputa de mais um torneio continental de clubes (a quinta consecutiva, se igualando ao São Paulo), como a conquista de mais um título nacional de extrema importância. Assim, entendo eu na minha humilde opinião, é plausível que se coloque até time misto ou reserva em alguns dos jogos finais do Brasileirão, privilegiando a decisão do emocionante torneio de mata-matas. 
Com o sorteio resultando na realização do segundo jogo da decisão no Rio Grande do Sul, na Arena do Grêmio, entendo que a missão atleticana será muito mais difícil. O que me indigna é a divulgação do resultado pela Rede Globo de Televisão, um dia anterior ao sorteio oficial, o que não me surpreende, já que pode se esperar tudo de pernicioso desse poderoso órgão da mídia nacional. Não é a primeira vez nem será a última que a poderosa Vênus Platinada trabalha nos bastidores e nos subterrâneos de forma nebulosa para defender os seus interesses.
Mas é preciso deixar isso de lado e focar na preparação para esses jogos finais, que serão de extrema dificuldade para o Atlético, que vem alternando bons e maus momentos durante as últimas partidas. Vivemos uma fase de muita oscilação, com alguns resultados negativos resultantes de falhas individuais de marcação, que precisam ser urgentemente corrigidas pelo técnico Marcelo Oliveira.
É importante esclarecer que, assim como no ano passado, não haverá mais vantagem em gol marcado fora de casa, o chamado gol qualificado. Assim, aumentam e muito as chances de o título ser decidido nos pênaltis, o que só aumentará a ansiedade, a emoção, o sofrimento e os batimentos cardíacos de nós, atleticanos. Mas nada que nos esmoreça, pois já estamos calejados há muito tempo. Vamos acreditar até o último segundo, como sempre.


Já em relação ao Cruzeiro, não muito a comentar. Com a ótima vitória sobre o Fluminense, foi sepultada finalmente a possibilidade de queda para a segunda divisão. O time reagiu tarde demais no Campeonato Brasileiro e agora deve iniciar rapidamente o planejamento para 2017, para não repetir a pífia campanha deste ano. 
Quanto ao América, a triste realidade de mais uma vez na história conquistar o acesso em uma temporada e cair para a segunda divisão na temporada seguinte. É certo que faltam recursos para montar e manter um time forte e competitivo, mas a realidade é que algo deveria ser feito para escapar desta gangorra que sempre se repete.
Um grande abraço espinosense.    

1618 - Palestra do Dr. Gessandro Fernandes em Espinosa

Atenção, comunidade espinosense!

No dia 14 de novembro, segunda-feira, às 20 horas, na quadra poliesportiva da Escola Estadual Dom Lúcio, em Espinosa, o conceituado médico mastologista Gessandro Fernandes estará presenteando a comunidade, sobretudo a ala feminina, com uma palestra sobre prevenção do Câncer de Mama. 
Na oportunidade, serão oferecidas informações de suma importância sobre os sintomas, causas e consequências dessa enfermidade que tamanha dor e tristeza provoca nos pacientes.
A palestra é promovida pela Maçonaria de Espinosa e tem o apoio da Escola Estadual Dom Lúcio, que cedeu o espaço, e o patrocínio das empresas Gemaq Irrigação, Clinicor, Contabilidade Alves, Redenorte e Madefort.
Parabéns a todos os envolvidos neste importante acontecimento que trará muitos benefícios à nossa população, em especial às mulheres. Que muitas delas compareçam e se informem sobre o assunto. 
Um grande abraço espinosense.