Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

1607 - Rolando Boldrin, um defensor da genuína música brasileira

A tão preciosa música de raiz brasileira, que engloba o samba, a música caipira, o baião, a toada e tantos outros ritmos relevantes, tem a cada dia o seu espaço na mídia diminuído, abatida inapelavelmente pela poderosa música de massa. Atualmente na TV, apenas um programa resiste bravamente a esta quase aniquilação total, o "Sr. Brasil", na TV Cultura, conduzido com maestria, emoção e talento pelo grande artista brasileiro Rolando Boldrin.  
Rolando Boldrin nasceu em São Joaquim da Barra, estado de São Paulo, em 22 de outubro de 1936. Ele, que destila arte por todos os poros, é um pouco de tudo: cantor, compositor, ator, apresentador, poeta e sempre um valoroso e incansável divulgador da melhor música popular brasileira. Desde a infância, quando, ao lado de um irmão mais velho, integrou a dupla Boy e Formiga, sua estrada na direção da arte já estava escrita pelo destino. Com a desistência do irmão em continuar a carreira artística, decidiu se aventurar por São Paulo, em busca da realização do sonho de ser artista, com total apoio do pai, Seu Amadeu. Na capital paulista, fez de tudo um pouco para sobreviver. Foi reprovado em inúmeros testes realizados nas rádios, até que ganhou uma chance de ser ator na TV Tupi. 
Depois de algum tempo ganhando espaço na carreira de ator, passou a trabalhar no teatro e no cinema, mas sempre mantendo a paixão pelos versos, pela poesia, pela música, pelos "causos" que tanto o encantaram na infância. E, claro, pelo mundo do interior do país, de suas origens, o mundo caipira tão brasileiro e de tamanha riqueza.
Rolando Boldrin é, indubitavelmente, um dos maiores incentivadores da verdadeira música brasileira, tendo criado programas de suma importância na TV como Som Brasil (TV Globo-1981), Empório Brasileiro (TV Bandeirantes-1984), Empório Brasil (SBT-1989), Estação Brasil (CNT-1997) e Sr. Brasil, na TV Cultura (2005), onde permanece no ar até hoje. 
Além de estar por 11 anos à frente do programa "Sr. Brasil", apresentado na TV Cultura de São Paulo, o artista não deixa de fazer shows e recentemente, fez uma participação especial no filme de Selton Mello, "O Filme da Minha Vida", a ser lançado brevemente.


Depois de 10 anos sem gravar um disco e às vésperas de comemorar seus 80 anos de vida, Boldrin teve um insight ao saborear, após almoço em família, o restinho de seu tão apreciado doce de leite, lambendo a colher com tamanho gosto, fazendo-se lembrar da sua mãe Alzira. Bateu instantaneamente a vontade de voltar a gravar, com a ideia de fazer o "disco da sua vida", juntando canções que significassem o conjunto de toda a sua longa caminhada artística. Reuniu então 10 canções de grandes nomes da música brasileira, entre eles Tom Jobim, Noel Rosa, Ary Barroso, Alvarenga e Ranchinho, Geraldo Vandré e do próprio Boldrin e lançou o álbum "Lambendo a Colher", pelo Selo Sesc, com projeto gráfico e ilustrações de Elifas Andreato, seu 29º disco. 

Faixas:
1. A Moda do Invejoso (Rolando Boldrin)
2. De Maracangalha, Chega (Dunga)
3. Isso Eu Não Faço Não (Tom Jobim)
4. Maria Isabel (Rolando Boldrin)
5. O Tal da Barata (Noel Rosa)
6. Vila Isabel do Espaço (Hervê Cordovil)
7. Mariana e o Trem de Ferro (Rolando Boldrin)
8. Canção Primeira (Geraldo Vandré)
9. Quem Me Compreende (Ary Barroso e Bernardino Vivas)
10. Romance de Uma Caveira (Chiquinho Sales, Alvarenga e Ranchinho)



Discografia: 
O Cantadô (1974)
Êta Mundo (1976)
Longe de Casa (1978)
Rio Abaixo (1979)
Giro-o-Giro (1980)
Porta Retrato (1980)
O Caipira (1981)
O Melhor de Rolando Boldrin (1981)
Inventando Moda (1982)
O Violeiro (1982)
Poemas do Som Brasil (1982)
Seleção Som Brasil (1982)
Clássicos do Poema Caipira (1984)
Empório Brasileiro (1984)
Empório Brasil (1989)
Resposta do Jeca Tatu (1989)
Terno de Missa (1990)
Perto de Casa (1991)
Rolando Boldrin (1996)
20 Preferidas (1998)
Disco da Moda (2000)
Esquentai Vossos Pandeiros (2003)
Rolando Boldrin e Renato Teixeira (2005)
Vamos Tirar o Brasil da Gaveta (2006)
Rolando Boldrin e Convidados - Volume 1 (2006)
Histórias Cantadas e Faladas de Rolando Boldrin: Poemas Antológicos e Modas Caipiras (2007)
Histórias Cantadas e Faladas de Rolando Boldrin: Sambas Históricos e Canções Inesquecíveis (2007)
Rolando Boldrin e Convidados - Volume 2 (2007)
Lambendo a Colher (2016)

Tomei conhecimento da existência de Rolando Boldrin ainda em Espinosa, na juventude, através de um grande admirador seu, meu grande amigo Antônio Felisberto Fernandes, o Tuka do Banco do Brasil. Ainda antes de entrar no Banco, eu chegava para o treino do Cruzeirinho no Campão (hoje o Mercado Municipal) e já encontrava Tuka por ali, com seu Fiat 147 branco, ouvindo as músicas de Boldrin no toca-fitas. Ficávamos batendo papo até o começo do treino, sempre com as suas músicas como trilha sonora. 
A riquíssima cultura brasileira deve muito a Rolando Boldrin, que em seu programa não para de nos emocionar a todos com as suas declamações cheias de verdade e sentimento, dos seus "causos" hilários, seus convidados de imensa qualidade artística e suas canções que retratam tão maravilhosamente bem as nossas origens interioranas. 
80 anos! Vida longa e saudável ao grande Rolando Boldrin!
Um grande abraço espinosense.