Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 27 de setembro de 2016

1599 - As maravilhas de Biribiri

Na minha mais recente viagem de férias, embrenhei-me pela quase tricentenária Diamantina e suas abundantes belezas naturais, dando prioridade ao conhecimento de alguns dos seus distritos, Vila do Biribiri e Conselheiro Mata. E não me decepcionei, muito pelo contrário. Conheci rios maravilhosos, cachoeiras espetaculares, paisagens incríveis e um povo altamente pacífico e acolhedor. Valeu cada minuto, cada segundo, em apreciar as muitas belezas da outrora região do ouro e do diamante. Hoje vou contar um pouquinho da história da bucólica Vila de Biribiri.
A Vila do Biribiri foi construída pelo Bispo Dom João Antônio dos Santos para abrigar uma fábrica de tecidos e seus funcionários, que na época mais áurea chegou ao expressivo número de 600, a Estamparia S.A. A inauguração festiva da fábrica têxtil deu-se no dia 6 de janeiro de 1876, com a intenção de gerar renda, mas também de beneficiar jovens com a possibilidade de trabalho. A vila possuía algumas novidades para a época tais como usina hidrelétrica, que gerava força motriz e iluminação, água encanada, armazém, escola, igreja, além de clube, barbearia e restaurante para uso dos funcionários e seus familiares. Até que em 1972, o sonho acabou e a fábrica foi desativada, com quase todo mundo se dispersando pelo mundo. 
A empresa Estamparia manteve por longo período a vila como um museu vivo da história do empreendimento industrial e social de Minas Gerais, até que algumas casas foram colocadas à venda, transformando o local em um ponto turístico de grande potencialidade. Colaboraram para isso a beleza do lugar e a proximidade da cidade de Diamantina. São apenas 12 km de distância. Hoje a vila está situada dentro do Parque Estadual do Biribiri, área de proteção ambiental. 
Na localidade bastante aprazível, com sua pracinha central toda gramada, você pode tomar uma cerveja gelada, bater um longo papo e saborear diversos pratos da culinária mineira nos rústicos bancos de madeira dispostos ao ar livre, sob as árvores, nos restaurantes do Adílson e do Raimundo Sem Braço. Há até uma pousada ali pertinho, a Pousada Vila do Biribiri, que oferece apartamentos com TV, suíte, frigobar, ventilador, cama box, armário, jogo de cama completo e café da manhã incluído na diária. O e-mail é pousadaviladobiribiri@hotmail.com e os telefones são (38) 99829-8619 e (38) 98823-8220. 
Biribiri, a palavra que dá nome à vila, em tupi-guarani significa buraco fundo, numa alusão à sua localização, entre o sopé de uma montanha e o leito de um curso d’água. No caminho até ela os viajantes podem se divertir nos mirantes, planícies, cursos d´água, corredeiras e nas cachoeiras da  
Sentinela e dos Cristais, que são muito bonitas.
Realmente um lugar que merece muito uma visita daqueles que apreciam a Natureza. Recomendo.
Um grande abraço espinosense.