Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

1592 - Paulinho Pedra Azul e sua música encantam o público mais uma vez em Montes Claros

Ele de vez em quando aparece por aqui para encantar, com suas canções de rara beleza, o seu público fiel. E foi o que aconteceu na noite deste sábado, 17 de setembro, no famoso barzinho de Pedro Boi, o Curralzim do Boi, quando o cantor e compositor mineiro Paulinho Pedra Azul realizou mais uma emocionante apresentação.
Com domínio completo do violão, que dedilha com maestria, o artista nascido como Paulo Hugo Morais Sobrinho aos 3 de agosto de 1954 na cidade mineira de Pedra Azul é, além de cantor, escritor, contador, poeta, artista plástico e compositor. Vindo de família numerosa, de 8 irmãos, absorveu muito bem os ensinamentos dos pais, entre eles o espírito de solidariedade tão característico do acolhedor povo do Vale do Jequitinhonha. Lá pelos seus 16 anos, criou com alguns amigos pedrazulenses, um conjunto musical denominado "The Giants", (Os Gigantes, em inglês), que imitava os Beatles e tocava também Fevers, Os Incríveis, Roberto e Erasmo Carlos e muita música da Jovem Guarda, sucessos estrondosos na época. Com o fim dos Beatles, o Giants também chegou ao fim. Passou então a compor suas primeiras canções e a participar de festivais pelas cidades das redondezas. Em 1980, em Itaobim, faturou o primeiro lugar do 1º Festivale, com a música "Ave Cantadeira". Saiu de Pedra Azul e foi morar em São Paulo, com a avó e uma tia, para estudar e trabalhar. Ficou lá por uns 12 anos. Participou de alguns projetos musicais em conjunto com o amigo Saulo Laranjeira e outros músicos, até que teve sua canção "Vagando" gravada pela cantora Rosa Maria. Em seguida, outra cantora, Diana Pequeno, gravou outras duas músicas suas, uma delas até virou tema de novela, o que abriu muitos caminhos na carreira, que veio a se consolidar com o lançamento do seu primeiro álbum, "Jardim da Fantasia", em 1982. A música "Jardim da Fantasia", mais conhecida como "Bem Te Vi", como foi apelidada pelo público, foi muito tocada nas rádios e alavancou sua caminhada musical pelo país inteiro. Sem acerto com a gravadora, gravou o seu segundo disco de forma independente, "Uma Janela Dentro dos Meus Olhos". Depois de se apresentar em Belo Horizonte, decidiu deixar São Paulo e morar na capital mineira, focando o seu trabalho de produção independente pelo interior do estado, onde é sempre recebido com todo o carinho e respeito, por conta da sua robusta obra.
Paulinho Pedra Azul é um artista bastante conhecido e de imensa credibilidade no mundo artístico, mas nem parece, tamanha a sua naturalidade e humildade para com os seus admiradores. Sem pretensões de se tornar celebridade ou ganhar milhões com sua música, ele é um sujeito simples, bem humorado e que adora um bom papo com os amigos. Nos seus shows, como este aqui em Montes Claros, ele toca seus sucessos mas também conta seus "causos", sua história de vida, realça e valoriza suas origens interioranas no Vale do Jequitinhonha e faz embalar verdadeiramente os corações de quem ama a boa música. Paulinho é verdadeiramente um sujeito nota 10, e do bem. 
Um grande abraço espinosense.

(2016) Paulinho Pedra Azul - 35 Anos de Carreira - Independente
(2011) Paulinho Pedra Azul-30 anos - Som Livre
(2008) Lavando a Alma - Clave de Lua
(2006) 25 Anos - Clave de Lua
(2004) Os 50 Anos de Paulinho Pedra Azul - Clave de Lua
(2002) 20 Anos - Clave de Lua
(2000) As Canções de Godofredo Guedes (Com Wagner Tiso) - NS Produções
(1999) Samba Canção - Clave de Lua
(1999) E Lá Vou Eu Nessa Estrada - Escola de Canto Babaia - Independente
(1998) Alma Expressa (Coletânea) - Clave de Lua
(1997) As Estações do Homem - Clave de Lua
(1997) 15 anos - Clave de Lua
(1997) O Instrumental Encantado - Clave de Lua
(1996) Paulinho Pedra Azul - 15 anos (Coletânea) - Clave de Lua
(1995) Vivo - Velas
(1994) Quarenta - Velas
(1992) Uma História Brasileira - Clave de Lua
(1991) Paulinho Pedra Azul - 10 anos (Coletânea) - Clave de Lua
(1990) Mais Uma Vez - Independente
(1989) Papagaio de Papel - Independente
(1988) Pintura - Independente
(1986) Sonho de Menino - Independente
(1984) Uma Janela Dentro dos Meus Olhos - Independente
(1982) Jardim da Fantasia - RCA Victor