Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

1578 - Ô trem bom é o Mercado Central de BH!

Aqueles que gostam de um lugar aconchegante, interessante e bastante aprazível, não podem deixar de visitar, quando em viagem à capital mineira, o Mercado Central, local de opções imperdíveis para comprar artesanato, conhecer um pouco da cultura mineira e tomar aquela cerveja gelada acompanhada de um suculento bife de fígado. E tem muito mais, claro!
Assim como acontece em cidades do interior, em Belo Horizonte o mercado municipal acabou se tornando um local turístico, ponto de encontro da população e espaço para expressão da cultura popular local. 
O hoje conhecido Mercado Central começou a funcionar em 7 de setembro de 1929, unindo as feiras da Praça da Estação e da praça da atual rodoviária, época em que BH tinha apenas 31 anos e 47.000 habitantes. O então prefeito Cristiano Machado centralizou o abastecimento de alimentos em um terreno de 22 lotes, próximo à Praça Raul Soares, reunindo ali todos os feirantes da cidade. A partir daí funcionou como mercado municipal até 1964, quando o então prefeito Jorge Carone, resolveu vender o terreno. Os comerciantes se uniram, se organizaram em cooperativa e compraram o imóvel da Prefeitura, com a condição de construir um galpão coberto no prazo de 5 anos, sob pena de ter que devolver o imóvel se isso não se concretizasse. E isso foi feito, no prazo exigido. 
O Mercado Central ganhou força com a união e participação ativa dos comerciantes, ampliando as suas atividades e negócios e se transformando em local de enorme potencial turístico. Atualmente conta com mais de 400 lojas, nos mais diversos setores da economia. Lá você encontra o Bar de Zé da Onça, o Butiquim do Antônio e a Loja do Xará. Lá você pode comprar artesanato, artigos religiosos, ervas e raízes, flores, bebidas, animais, utilidades domésticas, temperos, aquários e peixes, remédios, ferragens, e ainda pode cortar o cabelo, jogar na loteria, e o melhor, saborear aquela cerveja gelada com um tira-gosto de fígado ou aquele PF caprichado. Lá você pode até participar da Santa Missa na Capela do Mercado Central, realizada todos os domingos, às 7h. O Mercado Central tem como endereço a Avenida Augusto de Lima, 744, no Centro. Funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, e aos domingos e feriados, das 7h às 13h. 
Então, meus amigos, estando em Belo Horizonte, não deixem de dar uma passadinha no Mercado Central e se embriagar nas suas flores, nos seus cheiros, nas suas comidas típicas, nas bebidas dos seus muitos botecos e no aconchegante carinho do povo mineiro.  
Um grande abraço espinosense.