Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 16 de agosto de 2016

1569 - Eleições em Espinosa

2016 é ano de eleições municipais. Tempo de refletir profundamente sobre os nossos problemas locais, as nossas necessidades, as nossas carências, as nossas reivindicações, os nossos sonhos e principalmente sobre o que esperamos dos nossos futuros governantes, prefeito e vereadores. A eleição livre e democrática é o melhor caminho para a mudança de perspectivas e dos futuros horizontes para a nossa amada terra. O exercício do voto, sagrado, livre e responsável é de fundamental importância para o futuro da nossa cidade e de sua gente.
Quem é filho de Espinosa conhece bem quão acirrada é a disputa política, desde os velhos tempos dos coronéis. Agrupados em trincheiras opostas, os tão famosos "pés-duros" e "pés-moles" há muito se digladiam com imensa galhardia pela conquista do poder político municipal. Tradicionalmente, e de forma bastante salutar, a alternância no poder se apresenta às duas vertentes políticas do município. Esse fato é facilmente perceptível estudando a história das eleições municipais.
Os visitantes mais atentos do nosso blog já devem ter percebido que por aqui a política municipal nunca é debatida, jamais analisada. Não que seja desimportante a sua discussão, muito pelo contrário. Mas por estar ausente da cidade há algum tempo, não me sinto competente e confortável em tecer elogios ou críticas à atuação dos nossos políticos, sejam eles da situação ou da oposição. Não se trata de não tomar partido ou ficar em cima do muro, atitude que não combina com a minha visão de mundo. O que não posso é correr o risco de ser injusto.
Agora que as convenções já foram realizadas e as candidaturas foram confirmadas, é hora de fazer a escolha livre e democrática daquele que você acredita ser a melhor opção para que a nossa querida Espinosa possa andar a passos largos em direção ao desenvolvimento e ao bem estar de toda a sua população. Eu já fiz a minha escolha.


Tenho a consciência tranquila de não me deixar facilmente dominar pelas emoções. Tenho a razão como bússola da minha caminhada e base para as minhas decisões. Tenho o maior respeito pelos cidadãos Lúcio Balieiro e Roberto Muniz, a quem considero como amigos. Exerci o meu sagrado direito ao voto em eleições passadas escolhendo os seus nomes para comandar os destinos da nossa cidade e louvo as suas realizações em prol da comunidade espinosense.
Mesmo distante, tenho algum acesso a informações do que anda acontecendo de bom e ruim em Espinosa. Quando em férias na cidade, tenho o cuidado e o prazer de sair pelos quatro cantos da cidade verificando "in loco" as mudanças ocorridas e a situação dos vários logradouros dos bairros, em especial os da periferia. Com a facilidade das redes sociais, acompanho as notícias, críticas e elogios ao que acontece de mais significativo na cidade, mas por estar distante, honestamente não posso fazer juízo de valor de nada e de ninguém, apenas baseado em visões alheias. 
Mas tenho as minhas convicções e nenhuma dúvida quanto ao que desejo para a cidade onde nasci e onde quero descansar meu corpo cansado da vida terrena. Eu anseio e quero muito mais do que se apresenta atualmente. Eu desejo muito mais, não só para mim mas para os meus conterrâneos, do que a minha terra oferece nos dias atuais. Eu quero mais cultura, eu quero mais esporte, eu quero mais atendimento de qualidade na saúde, eu quero mais limpeza nas ruas, eu quero mais paz e sossego, eu quero mais árvores plantadas, eu quero mais ensino escolar de alto nível, eu quero mais oportunidades para os nossos jovens em todas as áreas do saber, enfim, eu quero mais justiça social para todos os espinosenses.


Jamais deixarei de respeitar os nossos ex-prefeitos, já que todos eles, com as normais diferenças de desempenho à frente da Prefeitura, deram a sua especial contribuição para o progresso e desenvolvimento da nossa cidade. Mas é também saudável termos a liberdade de expressar o nosso contentamento ou desapontamento com os seus desempenhos diante da gestão municipal, sempre na condição de administradores, nada no campo pessoal. É assim que penso e entendo que todos deveríamos nos portar na sagrada e democrática possibilidade da crítica.
Depois de toda essa minha argumentação, que pode ser livremente rebatida, claro, é que chego ao cerne da questão. Como sou um defensor ferrenho da Democracia e da Liberdade, sem jamais me deixar amedrontar pelas reações adversas às minhas ideias e convicções, venho, em respeito aos apreciadores deste blog, externar a minha decisão de declarar o meu voto e o meu humilde apoio ao candidato do Partido dos Trabalhadores ao cargo de prefeito de Espinosa, o meu amigo-irmão Mílton Barbosa Lima e ao seu vice, Nílson Faber da Silva, filho do meu saudoso amigo Nivaldo Faber da Silva. 
Sou amigo de Mílton desde a infância na Rua da Resina. Sou conhecedor das suas virtudes, dos seus defeitos, dos seus valores, das suas limitações, dos seus sonhos, da sua trajetória guerreira de vida em Espinosa e no interior da Bahia, das suas antigas aspirações em lutar pelo bem do povo. Apesar de conhecê-lo tão bem, confesso que jamais imaginei vê-lo tornar-se político, veja lá como candidato a prefeito de Espinosa. E que bom que assim aconteceu. Visualizo em Mílton uma incrível vontade de empreender, de realizar mudanças, de cuidar da cidade e do seu povo, em especial daqueles mais humildes. Vejo em seus olhos o brilho da determinação, a energia para batalhar incansavelmente por dias melhores, a motivação contundente de quem buscará realizar as mudanças esperadas, a vontade de brigar cotidianamente pela conquista de verbas para a realização de obras que possam tornar melhor a vida da nossa comunidade.


A alternância no poder é bastante salutar, pois dá oportunidades a outros personagens de realizar suas ideias, evita o desvirtuamento dos bons hábitos administrativos e dificulta os processos da maldita corrupção. Só espero que a campanha política em Espinosa não seja marcada por velhos vícios de compras de votos, de pressões sobre funcionários, de troca de favores, de intolerância e violência entre adversários, de ódio e desagregação entre familiares e amigos, de desrespeito aos direitos de outrem, de não aceitação do sagrado direito de escolha livre e democrática, pelo eleitor, dos seus candidatos preferidos.
As ideias podem e devem, sim, entrar em acirrado conflito, não as pessoas. Então, meu caro povo espinosense, reflita tranquilamente sobre as suas convicções e escolha livremente os seus candidatos a prefeito e vereador. Qualquer que seja a sua escolha, se você realmente quer o bem da nossa cidade, você terá acertado. E que ganhe aquele que tiver a aprovação da maioria do nosso povo! E que a escolha soberana do povo espinosense seja aceita com respeito, paz e harmonia.
Isso tem um nome, Democracia!
Um grande abraço espinosense.