Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

1567 - Cármen Lúcia é eleita Presidente do Supremo Tribunal Federal

Pela segunda vez na história, uma mulher estará no comando da mais alta instância do Poder Judiciário no Brasil. Após a presidência da Ministra Ellen Gracie, que ocupou o cargo entre os anos de 2006 e 2008, a nova presidenta da Corte será a espinosense Cármen Lúcia Antunes Rocha. Cármen é de Espinosa, filha do conhecido empresário Florival Rocha, mas foi nascer em Montes Claros, em 19 de abril de 1954, já que naquela época, a cidade não possuía boas condições para a realização de partos. Até hoje essa particularidade ainda causa certa polêmica em mentes mais imponderadas. 
Cármen Lúcia chegou ao STF por indicação do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva em 2006, entrando na vaga deixada pelo ministro Nélson Jobim.
Sua eleição se deu nesta quarta-feira, 10 de agosto, com 10 votos favoráveis e um contrário dos seus pares no STF. Ela também comandará o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão de controle dos tribunais. A duração da sua administração será de 2 anos. Como sempre acontece, a cada 2 anos a Corte troca de presidente em um sistema de rodízio, assumindo um ministro que seja mais antigo na casa e que ainda não tenha sido presidente. O ministro Dias Toffoli foi escolhido como vice.
Cármen tomará posse no seu novo cargo apenas em 12 de setembro, substituindo o ministro Ricardo Lewandowski. Ela é formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e atuou como procuradora do Estado de Minas Gerais, além de exercer a função de professora na PUC-MG. É mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Direito Empresarial pela Fundação Dom Cabral. É também doutora em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo. Entre 2012 e 2013, exerceu a função de presidenta do Tribunal Superior Eleitoral, sendo a primeira mulher a conseguir tal feito.
Imagino que seja Cármen Lúcia a nossa mais ilustre personalidade na história. E é com muito orgulho que devemos receber esta notícia. Quando o nome da nossa cidade ecoa nacionalmente de forma positiva, temos mesmo é que nos encher de orgulho e alegria. Que mais filhos da terra, mesmo que não naturais, espalhem com grandes conquistas e trajetórias o nome de Espinosa pelo mundo!
Um grande abraço espinosense.