Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 26 de junho de 2016

1543 - E deu Chile na Copa América Centenário!

Um jogo extremamente faltoso, conturbado e nervoso foi o que apresentaram, na noite deste domingo, as equipes finalistas da Copa América Centenário, Argentina e Chile. Muita marcação, jogadas ríspidas e reclamações constantes ao árbitro brasileiro Héber Roberto Lopes, foi o que mais se viu na partida final do maior torneio de seleções da América, a deste ano comemorativa dos 100 anos da competição, com a disputa sendo realizada nos Estados Unidos. 
Chile e Argentina chegaram à decisão com os maiores méritos, já que são atualmente as duas melhores seleções do continente. Para nossa tristeza, a Seleção Brasileira atravessa uma de suas piores fases e foi eliminada ainda na fase de grupos, de forma desalentadora. 
A decisão começou com muito equilíbrio entre as equipes, com boas chances de gol para ambos os lados. Mas faltou um melhor futebol, pois o que se sobressaiu mesmo foram as jogadas divididas, muitas faltas duras e ainda no primeiro tempo, duas expulsões, uma para cada time. Díaz foi expulso da equipe chilena ao receber o segundo cartão amarelo após falta em Messi. Não demorou muito para que o lateral-esquerdo argentino Rojo recebesse o cartão vermelho por falta feia cometida sobre Vidal. 
O jogo estava tão equilibrado, com forças tão equivalentes, que a disputa se estendeu para a prorrogação e como nenhum gol foi marcado, a disputa foi para os pênaltis, assim como havia acontecido no ano passado, quando as mesmas duas seleções decidiram o título da Copa América. Naquela oportunidade, o Chile venceu. 
Então o Estádio Metlife Stadium de Nova Jersey foi o palco de mais uma decisão entre Chile e Argentina. E novamente nos pênaltis.
O Chile começou batendo. Romero defendeu a cobrança de Vidal.
Pela Argentina, Messi foi o escolhido para bater primeiro. E chutou por cima da trave.
Castillo bateu bem, deslocando o goleiro Sergio Romero.
Mascherano encheu o pé e marcou o seu, sem chance de defesa para Claudio Bravo.
Aránguiz converteu a sua cobrança para o Chile.
Agüero bateu no cantinho esquerdo do goleiro, que quase conseguiu defender.
Beausejour bateu com categoria e fez mais um para o Chile.
Biglia bateu forte, mas o goleiro Bravo defendeu com firmeza no seu canto direito.
Silva bateu certinho e decretou mais um título sul-americano para o Chile. Um repeteco do que aconteceu no ano passado. Continua a sina da Argentina de 23 anos sem a conquista de um título. Interessante também notar que nas últimas nove Copas Américas, em quatro a decisão saiu na disputa de pênaltis (1995, 2004, 2015 e 2016).
Merecidamente o título ficou com o Chile, um time competitivo, valente, coeso e taticamente impecável. Parabéns então aos chilenos pela brilhante conquista.
O Goleiro Claudio Bravo recebeu o prêmio de melhor goleiro e o atacante Vargas o prêmio de artilheiro. Alexis Sánchez foi eleito o melhor jogador da competição. 
Um grande abraço espinosense.

Campanha do Chile na Copa América Centenário:
1 x 2 Argentina
2 x 1 Bolívia
4 x 2 Panamá
7 x 0 México
2 x 0 Colômbia
0 x 0 Argentina (4 x 2 pênaltis)