Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 22 de maio de 2016

1524 - O Choro das Três

Imagine uma família completamente musical, com talento de sobra em seus integrantes. E com três meninas abençoadas por Deus com a habilidade especial de tocar instrumentos musicais. Pois apresento a vocês o "Choro das Três", um grupo de chorinho genuinamente brasileiro.
As meninas-irmãs Corina, que toca a flauta; Lia, que toca o violão de 7 cordas; e a Elisa, que toca o bandolim, o clarinete, o banjo e o piano; formam o grupo "Choro das Três" ao lado do pai, Eduardo, que as acompanha tocando o pandeiro. A família musical é do interior de São Paulo, da cidade de Porto Feliz. O grupo toca basicamente o chorinho, alicerce da riquíssima música instrumental brasileira, que surgiu no Brasil no século XIX. Inicialmente apenas instrumental, o chorinho passou a ser cantado no início do século XX.



O choro (ou chorinho) surgiu no Rio de Janeiro por volta de 1870, tendo origem na fusão de ritmos europeus com ritmos afro-brasileiros, proporcionando alegres e criativas improvisações com o uso de instrumentos como violão, flauta, cavaquinho e pandeiro. Os primeiros compositores que enobreceram este gênero musical foram Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga. Mais tarde apareceram com destaque Jacob do Bandolim, Zequinha de Abreu, Waldir Azevedo, Pixinguinha, Ademilde Fonseca e Altamiro Carrilho.
Devido à sua importância no cenário da música brasileira, foi estabelecido o dia 23 de abril, data do nascimento do grande Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, como o Dia Nacional do Choro.
Atualmente, o Choro ainda é bastante prestigiado no Brasil, com criação de vários grupos que se dedicam à sua divulgação e modernização. Isso se estende até o exterior, com o grupo Choro das 3 estando em excursão pelos Estados Unidos, onde foram mostrar o poder e a qualidade da popular música brasileira.
Não há como não se encantar com essas meninas, com esse talento tão esplendoroso e a beleza inconteste do chorinho. Maravilhoso!
Um grande abraço espinosense.


Discografia do grupo:
Meu Brasil Brasileiro (2008 - Som Livre)

Escorregando (2012 - Macolé)
Boas Novas (2013 - Macolé)
Boca de Goiaba (2014 - Macolé)
Pé de Choro (2015 - Macolé)
Impressões, Impressions (2016 - Macolé)