Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 23 de abril de 2016

1506 - Sissi Caldeira nos deixou essa semana

Nos últimos tempos, várias notícias entristecedoras estão chegando de Espinosa, dando conta da despedida de grandes figuras da nossa sociedade. São comunicados que eu realmente não gostaria jamais de publicar aqui, pois causam tristeza e dor não só aos familiares, mas aos amigos e admiradores dos nossos entes queridos que se vão. Mas assim é a vida, essa verdadeira dádiva de Deus. A única certeza que temos na vida, após o nascimento, é que não sairemos dela vivos. A morte sempre é sorrateira, pode vir precocemente ou pode se apresentar já em idade avançada para cada um de nós, mas ela é irreversível e jamais escaparemos dela.
Assim, fiquei sabendo, com atraso, do falecimento do meu amigo Luiz Antunes Caldeira, o popular Sissi (ou Cici, não sei). O fato se deu ainda na quarta-feira desta semana, dia 20 de abril, com o sepultamento sendo realizado na quinta-feira, feriado de 21 de abril.
Por várias vezes, em viagem a Espinosa, eu me encontrei com Sissi, ali pertinho da casa dele, em um barzinho. Conversávamos um pouco sobre tudo e relembrávamos os velhos tempos do futebol e sobre notáveis personagens da nossa história.
Sissi foi um aplicado jogador de futebol, sem muita técnica, é verdade, mas com uma vitalidade impressionante e uma garra única. Lembro-me dele jogando pelo Santa Cruz. Infelizmente, após um acidente automobilístico, ele perdeu o movimento das pernas e se tornou cadeirante. Passou então a se dedicar fervorosamente à política, chegando a se eleger vereador, com mandato entre 1983 e 1988, durante a administração de Alvacy de Freitas, o Preto. Não há como esquecer de sua voz grave e potente ecoando pelos auto-falantes do carro pelas ruas da cidade, trazendo informações à população ou fazendo política.
Sissi, ao lado de Dona Geralda, passou por uma das piores situações da vida de um pai, ao perder prematuramente o seu filho único Diógenes em um acidente de automóvel. Conversamos sobre isso e nos confraternizamos na dor em certa oportunidade.
Estive certa vez em sua casa, onde fui gentilmente recebido, quando ele me cedeu várias fotografias antigas, dos bons tempos da política e do futebol em Espinosa. Publico algumas logo abaixo.
Quero, do fundo do meu coração, pedir a Deus que interceda em favor de Dona Geralda, dando a ela toda a fé, a resignação, a força, a paciência e a esperança para enfrentar esse momento tão doloroso de sua vida. Aos familiares, os meus sinceros sentimentos de tristeza. Que Deus o tenha!
Um grande abraço espinosense.

Sidney Castro e Sissi

Entre Preto, Francelino Pereira, Carlinhos de Madalena e Artur Fagundes

Na Câmara de Espinosa, com Geraldo Anacleto, Albino Ramos e Lauro Mendes 

No time da prefeitura de Espinosa

Sissi com Tancredo Neves, Antônio Miranda e Seu Osvaldo

Sissi, Paulinho Rocha, José de Freitas e Beto Rico em BH

Mesma turma mais Merindão

Sissi na Câmara com Lourinho d´Os Cardeais

Sissi com Horácio Cerqueira e Artur Fagundes

Em reunião na Câmara com Minelvino do Sindicato

No palanque, com Ninho e Preto

Na Lagoa da Pampulha em BH

No time do 9 de Março, o 2º da direita pra esquerda, em pé

No time da Prefeitura de Espinosa

Entrando em campo, o terceiro da fila
      

1505 - Agora o bicho pega!

Terminada a fase de grupos, cresce a emoção nos próximos confrontos entre os classificados para as oitavas de final da Copa Bridgestone Libertadores da América 2016. Agora, na fase dos jogos eliminatórios, os famosos mata-matas, qualquer tropeço pode ser fatal. Uma expulsão, um pênalti, um gol perdido, uma falha individual, tudo pode significar o adeus à competição.
Após uma série de jogos pela fase de grupos, algumas equipes brasileiras se classificaram com tranquilidade, inclusive com a conquista da primeira posição na chave. Outros passaram algum sufoco, mas conseguiram passar. Apenas o alviverde paulista, o Palmeiras de Cuca, ficou pelo caminho. As equipes argentinas também surpreenderam positivamente, com quase 100% de aproveitamento na classificação para a fase seguinte da Libertadores, com exceção do San Lorenzo, que não se classificou, para tristeza do grande esportista Papa Francisco.

Estão classificadas as seguintes equipes:

Grupo 1: River Plate-ARG (11 pontos) e São Paulo-BRA (9 pontos);
Grupo 2: Rosario Central-ARG (11 pontos) e Nacional-URU (9 pontos);
Grupo 3: Boca Juniors-ARG (9 pontos) e Racing Club-ARG (8 pontos);
Grupo 4: Atlético Nacional-COL (15 pontos) e Huracán-ARG (7 pontos);
Grupo 5: Atlético-BRA (13 pontos) e Independiente Del Valle-EQU (11 pontos);
Grupo 6: Toluca-MEX (13 pontos) e Grêmio-BRA (11 pontos);
Grupo 7: Pumas-MEX (15 pontos) e Deportivo Táchira-VEN (9 pontos);
Grupo 8: Corinthians-BRA (13 pontos) e Santa Fé-COL (9 pontos).

As equipes que mais se destacaram, ficando em primeiro lugar nos seus respectivos grupos:
Atlético Nacional - 16 pontos, 6 jogos, 5 vitórias, 1 empate, 0 derrota, 12 gols a favor, 0 gols sofridos, saldo 12 gols, 89% de aproveitamento;
Pumas - 15 pontos, 6 jogos, 5 vitórias, 0 empate, 1 derrota, 17 gols a favor, 8 gols sofridos, saldo 9 gols, 83% de aproveitamento;
Corinthians - 13 pontos, 6 jogos, 4 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 13 gols a favor, 4 gols sofridos, saldo 9 gols, 72 % de aproveitamento;
Atlético-MG - 13 pontos, 6 jogos, 4 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 12 gols a favor, 4 gols sofridos, saldo 8 gols, 72 % de aproveitamento;
Toluca - 13 pontos, 6 jogos, 4 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 9 gols a favor, 5 gols sofridos, saldo 4 gols, 72 % de aproveitamento;
Boca Juniors - 12 pontos, 6 jogos, 3 vitórias, 3 empates, 0 derrota, 11 gols a favor, 4 gols sofridos, saldo 7 gols, 67 % de aproveitamento;
River Plate - 11 pontos, 6 jogos, 3 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 17 gols a favor, 7 gols sofridos, saldo 10 gols, 61 % de aproveitamento;
Rosario Central - 11 pontos, 6 jogos, 3 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 13 gols a favor, 8 gols sofridos, saldo 5 gols, 61 % de aproveitamento;

Assim ficaram os confrontos dos mata-matas:

Jogos de ida:
26-04 - Terça-feira - 19h30 - Huracán  x  Atlético Nacional
                               - 21h45 - Deportivo Táchira  x  Pumas  
27-04 - Quarta-feira - 19h30 - Racing  x  ATLÉTICO
                                 - 21h45 - Grêmio  x  Rosario Central
                                 - 21h45 - Nacional  x  Corinthians
28-04 - Quinta-feira - 19h30 - Independiente del Valle  x  River Plate
                                 - 21h45 - São Paulo  x  Toluca
                                 - 21h45 - Cerro Porteño  x  Boca Juniors

Jogos de volta:
03-05 - Terça-feira - 21h45 - Atlético Nacional  x  Huracán
                               - 23h45 - Pumas  x  Deportivo Táchira
04-05 - Quarta-feira - 19h15 - Toluca  x  São Paulo
                                 - 19h15 - River Plate  x  Independiente del Valle
                                 - 21h30 - ATLÉTICO  x  Racing
                                 - 21h45 - Corinthians  x  Nacional
05-05 - Quinta-feira - 19h15 - Rosario Central  x  Grêmio
                                 - 21h45 - Boca Juniors  x  Cerro Porteño


Se o Atlético passar pelo Racing nas oitavas, irá enfrentar o vencedor do confronto São Paulo e Toluca. Saindo mais uma vez vencedor, agora nas quartas, o Galo terá pela frente Huracán, Atlético Nacional, Grêmio ou Rosario Central. Se passar adiante, nas semifinais, poderá enfrentar Corinthians, Boca Juniors, River Plate, Pumas, Nacional, Cerro Porteño, Deportivo Táchira ou o Independiente del Valle. Aí na final, se tudo der certo, saberemos na época certa quem será nosso adversário.
Não vai ser fácil, isso é certo. Na disputa da Libertadores da América contam a parte técnica e a tática, mas a garra e a vontade dos jogadores fazem grande diferença. Além das condições dos campos, dos estádios e do clima de pressão que exercem grande influência sobre o desempenho dos atletas durante os jogos.
Esse negócio de a imprensa ficar dizendo que o Atlético é um dos favoritos ao título é uma tremenda balela. Não acredito nisso. É só dar uma boa olhada nas equipes que se classificaram na primeira fase. Como descartar equipes de enorme tradição e poder como o São Paulo, o Boca Juniors, o River Plate, o Corinthians, o Grêmio, o Cerro Porteño, o Nacional e o Atlético Nacional, este último o time que fez melhor campanha até aqui?
A péssima notícia para nós, atleticanos, é a cirurgia que irá afastar o grande Luan, o Menino Maluquinho, por alguns meses dos gramados, uma perda enorme para a equipe atleticana. Para compensar tamanha perda, a boa notícia é que o São Victor já está de volta ao gol. Também estão de volta para reforçar o elenco, o Dátolo, o Patrik e o Hyuri.
A única certeza que tenho é que viveremos fortes emoções novamente, como sempre. E que elas nos tragam muita alegria no final, aquela mesma alegria que sentimos em 2013 e que nos fez enlouquecer tão maravilhosamente.
Um grande abraço espinosense.