Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 6 de março de 2016

1478 - 5 X Chico - O Velho e Sua Gente

O Rio São Francisco é uma riqueza exponencial do nosso país. Atravessa nada menos que 5 estados e 521 municípios brasileiros, desde a sua nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais até o encontro com o Oceano Atlântico, lá em cima, entre Sergipe e Alagoas. Ao longo dos seus 2.814 km, ele ainda passa pela Bahia e pelo Pernambuco.
O Velho Chico tem muitas histórias, contadas pelos milhões de ribeirinhos que amam as suas águas e alguns que retiram dele a sua sobrevivência. Atravessa lugares em que a chuva cai em abundância, bem como penetra em rincões do Sertão, onde chove muito pouco. Seis usinas hidrelétricas utilizam o poder das suas águas para gerar energia, atendendo a grande parte do país.
É esse tesouro nacional, atualmente tão castigado pelo homem, que é o foco do documentário "5 x Chico", lançado no final do ano passado, em 3 de dezembro de 2015. A ideia da produção cinematográfica é mostrar as várias facetas do Rio da Integração Nacional, com sua importância na vida de milhões de cidadãos que vivem às suas margens. Assim, cada estado dos 5 em que o Velho Chico passa ficou a cargo de um cineasta. São eles Gustavo Spolidoro, Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldenstein e Eduardo Nunes.
Cada um dos diretores construiu a sua história em separado dos demais, mostrando em cenas de rara beleza as crenças, as dificuldades, a fé, os medos e as esperanças dos ribeirinhos.
Um grande abraço espinosense.



1477 - O futuro já chegou?

Há muito e muito tempo ouvimos dizer que os robôs, um dia, irão substituir a nós, seres humanos, em quase todas as atividades diárias. Em muitas empresas pelo mundo, que utilizam tecnologia de novíssima geração, como por exemplo as fabricantes de automóveis, os robôs já substituem os funcionários, com o extermínio de milhares de empregos.
A empresa Boston Dynamics, especialista na criação de robôs, tem vários modelos disponíveis para venda. Um deles é o Atlas, lançado há algum tempo e com atualização divulgada há pouco. Há também o Spot, o Sand Flea, o Wild Cat, o Cheetah e o Big Dog. 
A nova versão do robô Atlas, chamada de "The Next Generation", foi concebida e desenhada para operação em lugares abertos e também no interior de edifícios, manipulado através de controle remoto.
Pesando 180 libras, o robô possui sensores em seu corpo que o auxiliam no reconhecimento do terreno, facilitando o equilíbrio e evitando a ocorrência de choques com obstáculos, além de ajudar na manipulação de objetos.
A Boston Dynamics é uma empresa de engenharia robótica criada em 1992 por Marc Raibert, com sede em Waltham, Massachusetts (EUA), que se destina à configuração e construção de robôs para utilização na área militar. A missão da empresa é construir os robôs mais avançados na Terra, com notável mobilidade, agilidade, destreza e velocidade.
Parece mesmo coisa de cinema futurista, de ficção científica. Muito interessante.
Um grande abraço espinosense.