Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 3 de março de 2016

1476 - "O Regresso", a árdua luta pela vida

Somente um dia após a festa do Oscar 2016 é que pude enfim assistir ao filme "O Regresso", produção americana com orçamento de 135 milhões de dólares, que valeu o prêmio de Melhor Ator para Leonardo DiCaprio no Oscar, o primeiro de sua brilhante carreira cinematográfica.


O filme com duração de 156 minutos, que foi lançado no Brasil no dia 4 de fevereiro, ainda faturou, no Oscar, o prêmio de Melhor Direção para Alejandro González Iñárritu e o de Melhor Fotografia para Emmanuel Lubezki. No total, concorreu em 12 categorias. 
No prêmio Globo de Ouro, entregue há poucos dias, ele foi premiado nas categorias Melhor Filme de Drama, Melhor Ator de Drama (Leonardo DiCaprio) e Melhor Diretor (Alejandro González Iñárritú).


A história tem como base a publicação de Michael Punke, que narra a aventura real do explorador e comerciante de peles Hugh Glass, que em uma expedição pelos terrenos inóspitos do Velho Oeste no ano de 1823, é atacado por um urso e em seguida é abandonado à própria sorte pelos seus companheiros. Como por milagre, Glass consegue sobreviver em condições extremamente penosas e retorna para acertar as contas com seus algozes. Daí vem o nome do filme em inglês, "The Revenant", ou o espectro, a aparição, o renascido, pessoa que retorna após longa ausência.
Se for ver o filme, prepare-se para uma experiência visceral sobre as rudezas e dificuldades da vida, em que sempre é preciso estar firme e decidido na busca da sobrevivência, mesmo nas mais brutais situações. A história, que parece meio fantasiosa, expõe as fragilidades morais de alguns, bem como a lealdade e a honra de outros, em um cenário de complexidade extrema, onde a luta pela manutenção da vida é o que mais importa.  
As premiações do Oscar foram muitíssimo acertadas, pois a direção é ótima, a atuação de DiCaprio é fantástica e a fotografia é belíssima, com destaque para as tomadas ao entardecer na beira dos rios gelados. Merece muito ser visto.
Um grande abraço espinosense. 



Elenco:
Leonardo DiCaprio (Hugh Glass)
Tom Hardy (John Fitzgerald)
Domhnall Gleeson (Andrew Henry)
Will Poulter (Jim Bridger)
Paul Anderson (Anderson)
Lukas Haas (Jones)
Brendan Fletcher (Fryman)
Kristoffer Joner (Murphy)
Brad Carter (Johnnie)
Forrest Goodluck (Hawk)