Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 8 de outubro de 2016

1603 - É preciso refletir

Nos últimos tempos desta corrida louca dos tempos modernos da tecnologia, muita gente se informa, se atualiza e forma convicções através de manchetes de jornais, chamadas bombásticas dos telejornais da TV e postagens das redes sociais, sem a profundidade necessária ao entendimento do que anda acontecendo à sua volta. Para muitos, a realidade fica meio que embaçada com o bombardeio da mídia, com a sua preguiça em ler um texto com mais de 10 linhas e de procurar saber as fontes de onde lhe chegam as informações. Não é raro ver pessoas de alta capacidade intelectual espalhando e compartilhando nas redes sociais fatos inverídicos e notícias deturpadas como se verdades absolutas fossem. Isso é triste, condenável e perigoso, pois podem manchar reputações de gente inocente. 
A Internet, na minha opinião, é uma das mais significativas invenções do nosso tempo, por nos proporcionar contato imediato com gente de todo o planeta e, principalmente, por permitir a qualquer um, com discernimento ou não, de apresentar livremente os seus pensamentos e ideias. Como tudo na vida, existe o lado bom e, claro, o lado ruim. O que está faltando é alguma reflexão sobre o que se diz, se escreve e se manifesta. 
A ética é um valor primordial em uma sociedade que se queira tornar civilizada. O respeito às ideias divergentes é fundamental. A gentileza no contato com as pessoas é um ato de grandeza. A empatia é substancialmente necessária no enfrentamento do cotidiano. A autocrítica é essencial a quem pretende tornar-se a cada dia uma pessoa melhor. O respeito aos direitos dos outros jamais deverá ser desprezado. Enfim, se vivemos em sociedade, temos que nos cobrar a cada dia para que esse relacionamento com as pessoas seja pontuado pela ética, pela serenidade, pelo respeito, pela solidariedade, pela empatia, pelo respeito, pelo amor. 
E como percebo no dia a dia que precisamos refletir mais, melhorar nosso comportamento, entender o mundo à nossa volta e buscar a verdade e a justiça para todos, nada como uma aula de alguém que tem o sagrado dom de ensinar. Vi essa entrevista do professor Leandro Karnal ao grande ator Lázaro Ramos e resolvi compartilhar com vocês. São pouco mais de 24 minutos. Não deixem de assistir. É uma ótima oportunidade para que façamos uma reflexão profunda, livre e serena sobre o mundo, o país e nós mesmos.
Um grande abraço espinosense.

  

Nenhum comentário: