Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

1595 - Copa do Brasil: um intruso no bloco dos gigantes

Após vários confrontos nas fases iniciais, envolvendo equipes menos poderosas do futebol brasileiro, eis que sobraram apenas oito times para disputar as quartas de finais da Copa do Brasil. São sete gigantes da Série A e uma equipe menor, da Série C. E pela primeira vez na história, todos eles já campeões da competição. Juntos, eles conquistaram nada menos que 18 das 27 taças disputadas. Cruzeiro e Grêmio ganharam quatro títulos cada um, enquanto o Corinthians e o Palmeiras tem três títulos e o Atlético, o Flamengo, o Internacional e o Juventude levantaram uma única vez a taça de Campeão da Copa do Brasil, torneio de eliminações iniciado em 1989 no país. O que surpreende negativamente é a ausência das grandes equipes cariocas. Nenhuma delas se classificou nesta edição.
Na disputa das oitavas de finais, encerrada nesta semana, o que surpreendeu também, desta vez de forma positiva, foi a classificação do Juventude de Caxias do Sul, equipe que atualmente está na Série C, que eliminou o poderoso São Paulo com uma vitória por 2 x 1, no Morumbi, e uma derrota em casa, por 1 x 0. A fase tricolor realmente não é das melhores, pois o time ainda não se acertou este ano e amarga apenas a 12ª posição na tabela do Brasileirão, com 34 pontos ganhos. 
Outro gigante do futebol brasileiro, o Cruzeiro, conseguiu, de forma bastante tranquila, a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, batendo sem dificuldades o Botafogo, com vitória fora de casa por 5 x 2 e outra vitória em casa, no Mineirão, por 1 x 0. No Brasileirão o clube celeste realiza uma péssima campanha, encontrando-se no momento na 15ª posição, dois pontos acima da zona de rebaixamento. 
O Grêmio, também com uma campanha irregular no Brasileiro, onde está na 11ª posição, com 37 pontos ganhos, passou com dificuldades pelo Atlético-PR, com vitória de 1 x 0 no Paraná e derrota em casa pelo mesmo placar, o que levou a decisão para os pênaltis, onde brilhou a estrela do goleiro Marcelo Grohe, com a defesa de três cobranças dos rubros-negros. 
Também se classificaram times que estão nas primeiras colocações do Campeonato Brasileiro. O Corinthians, que tem 41 pontos e é o quinto na tabela do Brasileirão, se classificou após um empate fora de casa e uma vitória simples, de 1 x 0, sobre o Fluminense de Levir Culpi. 
O Santos, quarto no Brasileiro com 45 pontos, passou pelo Vasco após vitória em casa por 3 x 1 e empate em São Januário em 2 x 2. 
O Atlético, que aparece na terceira posição na tabela do Campeonato Brasileiro, com 46 pontos ganhos, classificou-se com imensa dificuldade, com dois empates contra a Ponte Preta, o primeiro em casa por 1 x 1, e o segundo por 2 x 2, em Campinas. Nesta última partida, o empate veio nos momentos finais, depois de o time mineiro estar perdendo por 2 x 0. 
Por fim, o líder absoluto do Brasileirão, com 51 pontos, o Palmeiras de Cuca, não teve muita dificuldade para eliminar o Botafogo-PB, já que na primeira partida, disputada em sua arena, ganhou fácil por 3 x 0. Na partida de volta, usando um time misto, foi batido por 1 x 0, mas sem correr maiores riscos.
Na manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, a CBF realizou o sorteio dos confrontos das quartas de finais da Copa do Brasil. Pela primeira vez vejo o Atlético, supostamente, levar alguma vantagem. No sorteio, como o próximo adversário do Atlético, saiu o Juventude, um time de menor expressão e que atualmente disputa a terceira divisão do futebol brasileiro, a Série C. No papel, o Atlético é o grande favorito, com grandes chances de passar adiante. Isso, claro, no campo das hipóteses, já que o futebol constantemente nos surpreende. Nos outros confrontos, a disputa será mais equilibrada, imagina-se. O Cruzeiro pegará o Corinthians, o Santos enfrentará o Internacional e o Palmeiras terá pela frente o Grêmio, agora com Renato Gaúcho no comando. 

Palmeiras, campeão da última edição 

Veja como ficaram os confrontos e suas respectivas datas:

28-09 - Quarta-feira - 21h45 - Independência - Atlético  x  Juventude
19-10 - Quarta-feira - 21h45 - Alfredo Jaconi - Juventude  x  Atlético-MG

28-09 - Quarta-feira - 21h45 - Vila Belmiro - Santos  x  Internacional
19-10 - Quarta-feira - 21h45 - Beira-Rio - Internacional  x  Santos

28-09 - Quarta-feira - 21h45 - Arena do Grêmio - Grêmio  x  Palmeiras
19-10 - Quarta-feira - 21h45 - Arena Palmeiras - Palmeiras  x  Grêmio

28-09 - Quarta-feira - 21h45 - Arena Corinthians - Corinthians  x  Cruzeiro
19-10 - Quarta-feira - 21h45 - Mineirão - Cruzeiro  x  Corinthians

Promessa de grandes emoções nos jogos finais da Copa do Brasil. Há até a possibilidade de mais uma final entre os times mineiros, Atlético e Cruzeiro, como aconteceu em 2014. Vamos torcer para que isso se repita e que quem for mais competente erga a taça.
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário: