Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 21 de julho de 2016

1556 - Waldonys, entre o céu e a música

Esta postagem está sendo realizada em virtude de uma boa dica recebida de um internauta espinosense, o Paulo Tolentino, que gentilmente enviou-me um vídeo de um autêntico artista brasileiro e que agora compartilho com vocês. De início quero já registrar os meus agradecimentos ao Paulo pela participação e pela ótima dica. Boas ideias serão sempre bem-vindas aqui no nosso blog.
Pois é, o vídeo em questão é de um belo clipe do aviador, cantor, compositor e sanfoneiro cearense Waldonys, bastante conhecido e admirado no Nordeste do país.


Waldonys José Torres de Menezes nasceu aos 14 de setembro de 1972 em Fortaleza, no Ceará, e foi, desde pequenino, influenciado pelo pai, Seu Francisco Eurides, um apaixonado pela sanfona. Começou a tocar escondido ainda do pai, por volta dos 9 anos, sob forte influência de Luiz Gonzaga. A primeira canção aprendida foi "Asa Branca". Ainda em Fortaleza, estudou música com professor particular e também no Conservatório Alberto Nepomuceno. Foi para São Paulo, onde estudou com um professor de música italiano, Dante Dalonzo. Com apenas 13 anos, já se destacando, conheceu Dominguinhos, que passou a apadrinhá-lo. Nesta época, conseguiu realizar um sonho, ao ser apresentado por Dominguinhos a ninguém menos do que o "Rei do Baião", Luiz Gonzaga. Uma glória! Tocou junto do mestre algum tempo e se apresentou em vários programas de TV e premiações de música. Tempos depois, um empresário italiano, Franco Fontana, o levou para os Estados Unidos, onde tocou no Teatro Ballys por oito meses. Ao voltar, já estava contratado pela gravadora RGE, onde lançou dois discos. Posteriormente, trabalhou com a cantora Marisa Monte e outros artistas de renome nacional.


Waldonys é um artista de grande talento e de imensa respeitabilidade no país, notadamente no Nordeste, trabalhando incansavelmente na defesa da genuína música popular brasileira, em especial os ritmos nordestinos. Além disso, é um apaixonado por aviação, sendo piloto, instrutor de ultraleve e de acrobacias aéreas e ainda por cima, exímio paraquedista, tendo sido condecorado com o título de Membro Honorário da Esquadrilha da Fumaça e da Força Aérea Brasileira.
Veja abaixo o belíssimo clipe que me enviou o Paulo, com uma apresentação da música "Sonho de Ícaro" por Waldonys. A canção "Sonho de Ícaro" é de autoria de Byafra, incluída no álbum "Existe Uma Ideia", lançado em 1984. O vídeo mostra Waldonys participando da Esquadrilha da Fumaça. O clipe foi gravado em Pirassununga (SP) em 2009, com direção de Pedro Brasil, câmeras de Marcus Vinicius e Edilson Freire e fotos de Ricardo Beccari. Foi editado e finalizado em Fortaleza pela HD Produções. Espero que gostem.
Um grande abraço espinosense.




Sonho de Ícaro
Byafra

Voar, voar
Subir, subir
Ir por onde for
Descer até o céu cair
Ou mudar de cor
Anjos de gás
Asas de ilusão
E um sonho audaz
Feito um balão...

No ar, no ar
Eu sou assim
Brilho do farol
Além do mais
Amargo fim
Simplesmente sol...

Rock do bom
Ou quem sabe jazz
Som sobre som
Bem mais, bem mais...

O que sai de mim
Vem do prazer
De querer sentir
O que eu não posso ter
O que faz de mim
Ser o que sou
É gostar de ir
Por onde, ninguém for...

Do alto coração
Mais alto coração...

Viver, viver
E não fingir
Esconder no olhar
Pedir não mais
Que permitir
Jogos de azar
Fauno lunar
Sombras no porão
E um show vulgar
Todo verão...

Fugir meu bem
Pra ser feliz
Só no pólo sul
Não vou mudar
Do meu país
Nem vestir azul...

Faça o sinal
Cante uma canção
Sentimental
Em qualquer tom...

Repetir o amor
Já satisfaz
Dentro do bombom
Há um licor a mais
Ir até que um dia
Chegue enfim
Em que o sol derreta
A cera até o fim...

Do alto, coração
Mais alto, coração...
Faça o sinal
Cante uma canção
Sentimental
Em qualquer tom...

Repetir o amor
Já satisfaz
Dentro do bombom
Há um licor a mais
Ir até que um dia
Chegue enfim
Em que o sol derreta
A cera até o fim...

Do alto, o coração
Mais alto, o coração...(2x)

Nenhum comentário: