Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 16 de abril de 2016

1499 - A beleza das imagens em time-lapse

Não sei se você já conhece, mas a técnica do time-lapse é um negócio bem legal de se ver. Observar a construção de um prédio do início até o fim em um vídeo de poucos minutos é uma cena muito interessante de se ver.

"Time lapse é uma técnica de fotografia para vídeo. Inicialmente, várias fotografias são capturadas de forma independente e com intervalos de tempo fixos entre um quadro e outro.  Estes intervalos podem durar alguns segundos ou minutos, dependendo do efeito que se deseja gerar. Após capturar as fotografias, elas são convertidas em frames para o vídeo. São organizadas numa sequência, que exibirá 24 ou 30 frames por segundo. A velocidade da reprodução é que gera o efeito de aceleração, criando uma ruptura temporal que representa a passagem de tempo em um curto período, como o pôr do sol em alguns segundos. Quanto maior o número de fotografias e o tempo entre um clique e outro, maior será o tamanho da sequência e sua duração.
É uma técnica simples porém exige muita atenção e paciência para ser produzida. Por exemplo: para se produzir uma time lapse com duração de 10 segundos contendo 30 frames por segundo serão necessárias 300 fotografias. E se o intervalo entre uma captura e outra for de 20 segundos será preciso dedicar 1 hora e 40 minutos fotografando o mesmo ambiente, isso sem contar o tempo gasto com a preparação e possíveis erros.
Uma variação da técnica pode ser obtida pela inversão da sequência. Vamos supor que estamos fotografando sucessivamente a montagem de um carro desde o inicio até o fim. Se iniciarmos a cena pelo último quadro e retrocedermos até o começo, teremos a desmontagem do automóvel ao invés da montagem."
Fonte: maquinna.com.br

A imagem abaixo mostra a construção de uma catedral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias na cidade de Provo, Utah, EUA, entre fevereiro de 2014 a outubro de 2015.
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário: