Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 24 de março de 2016

1489 - Descanse em paz, craque da bola Johan Cruyff!

O mundo do futebol está de luto com o falecimento hoje, dia 24 de março de 2016, de um dos melhores jogadores de toda a história, Cruyff. 
Nascido na Holanda, na cidade de Amsterdã, aos 25 de abril de 1947, Hendrik Johannes "Johan" Cruyff encantou o mundo da bola, com seu toque refinado, com sua visão espetacular de jogo, com sua noção de espaço, com sua obediência tática, com sua extrema qualidade técnica, com a sua facilidade em organizar o jogo, comandar os companheiros e atacar e defender com maestria. Foi o líder daquela máquina de jogar bola, de maneira cativante, que ficou eternizada como o Carrossel Holandês, sob o comando técnico de Rinus Michels, na Copa do Mundo de 1974.
Fez sucesso estrondoso como jogador no Ajax e, posteriormente, no Barcelona. No Ajax conquistou oito Campeonatos Holandeses e três Copas dos Campeões da Europa seguidas, entre outros títulos. No Barcelona foi Campeão Espanhol em 1973/74 e ganhou a Copa do Rei em 1977/78. Como treinador do Ajax, ganhou duas Copas dos Países Baixos e uma Recopa Europeia. No Barcelona conquistou quatro Campeonatos Espanhóis e uma Copa dos Campeões da Europa em 1991/92, entre outros.
O futebol fica muito mais pobre com a perda de mais uma lenda do esporte mundial.
Um grande abraço espinosense.



Nenhum comentário: