Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 6 de março de 2016

1478 - 5 X Chico - O Velho e Sua Gente

O Rio São Francisco é uma riqueza exponencial do nosso país. Atravessa nada menos que 5 estados e 521 municípios brasileiros, desde a sua nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais até o encontro com o Oceano Atlântico, lá em cima, entre Sergipe e Alagoas. Ao longo dos seus 2.814 km, ele ainda passa pela Bahia e pelo Pernambuco.
O Velho Chico tem muitas histórias, contadas pelos milhões de ribeirinhos que amam as suas águas e alguns que retiram dele a sua sobrevivência. Atravessa lugares em que a chuva cai em abundância, bem como penetra em rincões do Sertão, onde chove muito pouco. Seis usinas hidrelétricas utilizam o poder das suas águas para gerar energia, atendendo a grande parte do país.
É esse tesouro nacional, atualmente tão castigado pelo homem, que é o foco do documentário "5 x Chico", lançado no final do ano passado, em 3 de dezembro de 2015. A ideia da produção cinematográfica é mostrar as várias facetas do Rio da Integração Nacional, com sua importância na vida de milhões de cidadãos que vivem às suas margens. Assim, cada estado dos 5 em que o Velho Chico passa ficou a cargo de um cineasta. São eles Gustavo Spolidoro, Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldenstein e Eduardo Nunes.
Cada um dos diretores construiu a sua história em separado dos demais, mostrando em cenas de rara beleza as crenças, as dificuldades, a fé, os medos e as esperanças dos ribeirinhos.
Um grande abraço espinosense.



Nenhum comentário: