Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 23 de janeiro de 2016

1448 - O Palmeirinhas de Bené

Vagueando por Espinosa há algum tempo, encontrei-me com meu amigo de infância e velho parceiro de bola, Eugênio Cangussu Tolentino, o Gena, um verdadeiro craque do futebol. Tive a felicidade de jogar ao seu lado durante muito tempo no Cruzeirinho e o tenho como um dos jogadores mais técnicos que Espinosa já produziu. Eu o coloco no mesmo nível técnico e de habilidade de Tatuzinho. A diferença é que, na nossa época de criança e adolescente, ele atuava como zagueiro, o que o deixava em desvantagem na comparação com Tatuzinho, que além de craque indiscutível, jogava como centroavante e era o cara que fazia os gols, era fundamental nas vitórias e ganhava merecidamente a atenção da torcida.
Tempos mais tarde, Gena passou a atuar no meio campo e aí o seu enorme talento ficou mais à mostra, defendendo equipes de Mato Verde e Montes Claros, onde morou por algum tempo, e no próprio Cruzeirinho.
Pois foi com Gena que consegui uma fotografia histórica, que ainda não possuía: a imagem do time do Palmeirinhas, criado pelo então funcionário do Banco do Brasil, Bené. Bené era muito conhecido na cidade e jogava futebol muito bem, apesar da baixa estatura e de ter alguma deficiência nas pernas. Uma pessoa maravilhosa que sempre nos tratou de maneira super carinhosa e respeitosa e que, infelizmente hoje, não sei do seu paradeiro. 
Tive o prazer de jogar por algum tempo no Palmeirinhas, ao lado de grandes amigos. Infelizmente, na fotografia em questão, eu não estou presente. Que pena! Acho que ingressei na equipe algum tempo depois. Mas de qualquer maneira, mesmo sem minha presença na foto, fiquei muito feliz em conseguir essa preciosidade que agora divido com vocês.
Na fotografia estão em pé: Ernani Coelho (mora em BH), Edmílson Gomes, Célio Ribeiro, Márcio de Noé (mora em Montes Claros) e Geu de Zé do Hotel. Agachados estão Eujácio (Dal, que mora em Ilhéus), Elton Gomes (Tatuzinho), Lucas Ribeiro (onde anda você? Em BH?) e Eugênio Cangussu (Gena).
O melhor de tudo é atestar, que mesmo depois de tantos anos, a amizade que construí com quase a totalidade desse pessoal continua firme e prazerosa. Um forte abraço a todos esses meus eternos amigos do coração.
Um grande abraço espinosense.


2 comentários:

Anônimo disse...

Essa foto é uma preciosidade, Eustáquio ! A vendo me fez emocionar diante da saudade que sinto dos momentos em que passei ao lado de grandes amigos aí em Espinosa. Mesmo você não estando na fotografia, saiba que era um dos grandes craques do nosso time: o "Palmeirinhas". Ainda me fez recordar do nosso ausente técnico, Bené, que nos motivava a praticar a arte do futebol. Saudades eternas deste tempo...
Tenho parabenizar a qualidade do seu Blog, pois é por meio deste que fico atualizado a respeito da minha terrinha Espinosa e dos meus grandes amigos, os quais compartilharam comigo momentos inesquecíveis.
Abraços, Eujácio (DAL).

Eustáquio Tolentino disse...

Meu amigo Dal, fico feliz com a sua alegria por essa postagem. Saiba que tenho o mesmo sentimento que você, de muita saudade e boas lembranças desse tempo inesquecível de nossas vidas. Espero que possamos nos encontrar em breve para relembrar o nosso tão feliz passado. Um grande abraço, meu amigo, e esteja sempre com Deus!