Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

1388 - País civilizado é outra história!

O treinador Levir Culpi, atualmente no Atlético Mineiro, não se cansa de elogiar a educação do povo japonês, já que trabalhou lá por um bom tempo como técnico do Cerezo Osaka. Como ele mesmo disse em uma entrevista na televisão ano passado, lá no Japão as palavras mais ditas são "Sumimasen" (com licença), "Arigato Gozaimasu" (muito obrigado) e "Gomennasai" (desculpe-me)". Por aqui, especialmente no ambiente futebolístico, só se ouve "porra", "foda" e "caralho". Triste verdade! 
Por aí se tem uma ideia de como são diferentes as culturas e o estágio educacional dos dois países. Temos ainda um longo caminho até que a educação no Brasil chegue a este nível e produza pessoas mais gentis, menos individualistas e mais centradas na defesa da coletividade.
E um vídeo recentemente publicado na Internet, dos jornalistas Irene Herrera e Naotomo Umewaka, mostra-nos claramente como as diferenças são gritantes entre o Japão e o Brasil no que se refere ao sistema educacional. Nele são mostradas cenas de crianças de um educandário japonês, a Azabu Elementary School, em Tóquio, limpando as próprias salas, cerca de 20 minutos antes do início das aulas. E não para por aí. Eles varrem os corredores, limpam os vidros das janelas, higienizam as carteiras. Eles ajudam na distribuição do lanche, servindo aos colegas. E depois lavam a louça suja e colocam o lixo nos lugares devidos. 
Tudo isso, na cultura japonesa, é apenas uma preparação para o futuro. Eles aprendem na escola como se portar no trato com os colegas e professores e como deverão agir para se tornarem verdadeiros cidadãos, resultando em uma sociedade harmônica e pacífica, com todos tendo a consciência dos seus direitos e deveres para com o país e para com a comunidade em que vivem. Que belo exemplo, não? O que estamos esperando? Por que não copiamos a ideia e a colocamos em prática por aqui o mais rápido possível?
Um grande abraço espinosense.


1387 - Boas ações pela saúde em Espinosa

Merecem efusivos elogios as pessoas e as instituições que promovem, há algum tempo e anualmente, diversas ações visando conscientizar homens e mulheres da necessidade de realização de exames para descoberta de casos de câncer de mama e de próstata, bem como atitudes de prevenção. Assim, vem sendo realizados a cada ano, o Outubro Rosa, campanha destinada às mulheres, e o Novembro Azul, direcionado aos homens. 
No mês passado, dentro da campanha Outubro Rosa, foram realizados vários eventos pelo Brasil, na tentativa de esclarecer as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e da necessidade de se fazer regularmente o autoexame e a mamografia. O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o segundo mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 57 mil casos de câncer de mama são diagnosticados no Brasil a cada ano.
Neste mês de novembro, com a campanha Novembro Azul, serão executadas várias ações por todo o país, na tentativa de abrir os olhos da população masculina, normalmente avessa à ideia de se dirigir ao médico para se consultar. Ocorrerão palestras, fóruns, ações educativas e até iluminação de pontos turísticos e monumentos nas grandes cidades do país. 
Dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revelam que cerca de 51% dos homens nunca consultaram um urologista. O câncer de próstata é uma das doenças que mais atingem os homens, com estimativa de ocorrência de 69 mil casos a cada ano. Como não há prevenção para a doença, é essencial o diagnóstico precoce para o tratamento e a cura. 
Conforme os médicos, o ideal é que o homem comece a fazer os exames a partir dos 50 anos, mas essa idade cai para 45 anos, quando se tratar de pessoas da raça negra e de quem tem casos já descobertos na família. Os exames da próstata consistem no toque retal e na dosagem sérica do PSA no sangue. Quando a doença é diagnosticada no início, a probabilidade de cura beira os 90%.

Confira os fatores de risco:
  • Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos)
  • Histórico familiar
  • Raça (maior incidência entre os negros)
  • Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos
  • Sedentarismo
  • Obesidade
Sintomas (que somente aparecem nos casos avançados):
  • Vontade de urinar com urgência
  • Dificuldade para urinar
  • Levantar-se várias vezes à noite para ir ao banheiro
  • Dor óssea
  • Queda do estado geral
  • Insuficiência renal
  • Dores fortes no corpo
Fonte: portaldaurologia.org.br


Nesta cruzada pela saúde da população, a Secretaria Municipal de Saúde de Espinosa, a ACE/CDL e o grupo Pedal e Ação se uniram em parceria com o intuito de promover a campanha conjunta "Outubro Rosa e Novembro Azul". O evento será realizado na manhã deste domingo, 8 de novembro, a partir das 7 horas da manhã e proporcionará à comunidade espinosense aulas de dança, aeróbica, aferição de P.A., Glicemia e IMC, atendimento médico e de enfermagem, palestra sobre o assunto, além de diversão para a criançada, com piscina de bolinhas, pula-pula e distribuição de pipoca e picolés.
Para animar ainda mais o evento, a turma do Pedal e Ação está organizando o "1º Passeio Ciclístico Movimente-se Pela Vida", que reunirá os ciclistas participantes em concentração montada na Praça Geraldo Ramos de Oliveira, a Praça da Meteorologia, às 7 horas, de onde se dirigirão à Praça Coronel Domingos Tolentino, a Praça da Matriz. 
Os participantes do passeio ciclístico receberão camisetas, terão direito a um variado café da manhã e concorrerão ao sorteio de prêmios. Pessoas de todas as idades poderão participar. Então, não deixe de comparecer e participe com todo entusiasmo! Saúde é tudo!
Um grande abraço espinosense.

1386 - O merecido descanso do mestre dos tribunais

Somente há pouco tempo tomei conhecimento, através da página do Facebook do meu primo-irmão Marco Aurélio Tolentino Vieira, o Lelo, que um dos maiores profissionais do Direito de toda a nossa região, o prestigiado Dr. Caio Leão Gomes, está-se despedindo dos tribunais. 
Depois de uma longa e impecável carreira na advocacia, com inesquecíveis e emocionantes debates travados no Tribunal do Júri, sobretudo na cidade de Espinosa, Doutor Caio pretende enfim descansar e desfrutar da merecida aposentadoria.
Conforme informações surrupiadas do Facebook de Lelo, a última atuação de Dr. Caio se deu no dia 20 de outubro passado, como advogado de defesa em um julgamento realizado no Fórum Dr. José Cangussu, em Espinosa, tendo como jurados pessoas da nossa sociedade do mais alto gabarito e por quem tenho grande estima, como pode ser observado nas fotografias publicadas abaixo. 
Ao Dr. Caio, quero externar o meu reconhecimento pelo magnífico trabalho desempenhado em anos e anos de muita dedicação e competência. Que ele saiba da minha admiração pelo seu amplo conhecimento jurídico, pela sua extrema capacidade de trabalho e pela sua vitoriosa trajetória na carreira, fatos amplamente conhecidos da população espinosense. E que agora, com a justa aposentadoria, possa desfrutar de bons momentos ao lado dos familiares e amigos e, quem sabe, registrar em livro as suas memórias, que, incontestavelmente, devem ser bastante ricas em informações e histórias de fundamental importância para a posteridade.
Um grande abraço espinosense.