Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

1385 - Edibar, uma figura ímpar!

O nome já diz tudo: Edibar! O sujeito adora estar nos botecos da sua vizinhança para tomar seus goles. Esse é o engraçadíssimo personagem Edibar, criado pelo cartunista Lúcio Oliveira, nascido na cidade paranaense de Apucarana. As hilárias tirinhas do bebum mais espirituoso do mundo começaram a ser publicadas em 2007, no jornal "Tribuna do Norte" da cidade de Apucarana, e atualmente são publicadas diariamente na Folha de Londrina, no site Arena de Notícias e em mais uma dezena de jornais e revistas pelo país. 
Edibar é um espécime não tão raro de se encontrar pelos botecos do país, a não ser pela brilhante perspicácia. Mulherengo, beberrão, irresponsável, desleixado, barrigudo, careca, gozador e como tantos, odeia a sogra (Dona Ana Conda) e tira sarro da "beleza" da esposa (Edimunda). Ele trabalha como motorista de um caminhão limpa-fossa e no tempo livre, está sempre tomando umas e outras (e muitas outras) geralmente ao lado do parceiro Zé Manguaça. Seu cachorro não poderia ter outro nome, senão "Gole".
Lúcio Oliveira tem como administradora do seu trabalho a sua esposa Gisele. Para a publicação das suas tirinhas é preciso autorização. Entrei em contato com ele através de e-mail, solicitando a publicação de algumas tirinhas aqui nesta postagem, mas não fui atendido. Ele pediu que entrasse em contato com Gisele e aí eu deixei para lá. Suas tirinhas divertidíssimas das estripulias do pau-d´água Edibar podem ser conferidas nos livros "Edibar e Turma", lançado em 2012 pela Editora Super News, e "Edibar - As Tiras Mais Engraçadas do Boêmio Mais Escroto dos Botecos", lançado pela Editora HQM, ou ainda neste link e neste outro link. Não deixem de dar uma conferida. Vale a pena. O personagem é por demais espirituoso e engraçado.
Um grande abraço espinosense.


1384 - Equipe feminina de futsal do 8 D´Março é campeã de torneio em Igaporã

Recebo com grande alegria a notícia de mais uma grande conquista do time feminino de futsal de Espinosa, o 8 D´Março, que há poucos dias tornou-se campeão da 3ª Copa Regional de Futsal Feminino de Igaporã, na Bahia. Recentemente a equipe espinosense havia ganhado outro torneio disputado na cidade de Urandi.
O mais recente torneio de futsal, realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer de Igaporã, contou com a participação de sete equipes de várias cidades baianas e mais a equipe de Espinosa. Participaram duas equipes da cidade anfitriã e mais Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana, Palmas de Monte Alto, Guanambi, Caetité e Espinosa.
O 8 D´Março, comandado por Tone Baiano e com a assistência de Thiago, ganhou o título de forma invicta e aumentou o número de conquistas da sua jovem história nas quadras. Na disputa da semifinal, o time espinosense ganhou por 2 x 1 de uma das equipes da cidade-sede, Igaporã. Na partida final, contra a equipe de Palmas de Monte Alto, as meninas mostraram todo o seu valor, revertendo um resultado adverso de 3 x 1 no primeiro tempo para uma vitória consagradora de 5 x 3 no final. 
Parabéns aos dirigentes, patrocinadores e a essas talentosas meninas amantes do esporte. Que assim continuem, dignificando o nome de Espinosa no cenário esportivo regional.
Fontes: Secretaria de Esportes e Lazer de Igaporã e Tone Baiano (Facebook).
Um grande abraço espinosense.