Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

1378 - Encontro histórico entre o U2 e Noel Gallagher em Londres

Aconteceu agora mesmo, neste 25 de outubro, domingo passado, durante o show da turnê Innocence + Experience do U2, realizado em Londres, este encontro memorável de ícones do rock mundial. Noel Gallagher, ex-líder do Oasis, uma das bandas de que mais gosto, subiu ao palco e cantou junto com Bono as canções "I Still Haven't Found What I'm Looking For", do U2, e "All You Need Is Love", de John Lennon. Coisa mais linda do mundo!
Galllagher, desde que o Oasis se desintegrou, criou nova banda, "Noel Gallagher's High Flying Birds" e continua a sua carreira de grande sucesso.
Um grande abraço espinosense.

Confira o setlist do show:
1) The Miracle (Of Joey Ramone)
2) Out of Control
3) Vertigo
4) I Will Follow
5) Iris (Hold Me Close)
6) Cedarwood Road
7) Song For Someone
8) Sunday Bloody Sunday
9) Raised by Wolves / Psalm 23
10) Until the End of the World / Love and Peace or Else / Words
11) Invisible
12) Even Better than the Real Thing
13) Mysterious Ways / Burning Down the House
14) Desire / Love me Do
15) Angel of Harlem / Into the Mystic
16) Every Breaking Wave
17) October
18) Bullet the Blue Sky / Ode to Joy / 19
19) Zooropa
20) Where the Streets Have No Name / California (There is No End to Love)
21) Pride (In the Name of Love)
22) With or Without You

BIS:
1) City of Blinding Lights
2) Beautiful Day
3) Mother and Child Reunion / I Still Haven´t Found What I´m Looking For / All You Need is Love


1377 - Betinho, um exemplo para o mundo

"A vida é uma só. Ela é valiosa. O tempo é muito valioso. E nós devemos fazer da vida e do tempo o que de melhor nós pudermos. Todos os dias!"

Assim está eternizada, no início do filme "Três Irmãos de Sangue", a fala de Betinho. O documentário, que conta a história de vida e morte dos irmãos Betinho, Henfil e Chico Mário, é de 2006, com direção de Ângela Patrícia Reiniger; roteiro de Ângela Patrícia Reiniger e Cristiano Gualda; fotografia de Márcio Zavareze; edição de Cassiano Brandão; produção executiva de Marina Dantas Faria e idealização e direção musical de Marcos Souza.
Agora em 2015, a história de Betinho, ou Herbert José de Sousa, nascido aqui pertinho de nós, em Bocaiúva, aos 3 de novembro de 1935 e falecido no Rio de Janeiro em 9 de agosto de 1997, está sendo contada no documentário "Betinho - A  Esperança Equilibrista", dirigido por Victor Lopes e com lançamento previsto para o próximo dia 3 de novembro, dia em que estaria completando 80 anos de idade.


Talvez os mais jovens nem sequer saibam quem foi o Betinho. Nos dias atuais, percebemos, com tristeza, um desconhecimento geral da história do país pela juventude brasileira, lamentavelmente desinformada e alienada. Pois bem, para quem não conheceu a sua bela história de vida, Betinho era sociólogo e ativista dos direitos humanos no Brasil. Sua vida não foi nada fácil. Nasceu com hemofilia, herdada da mãe, teve tuberculose na infância, e, através de transfusões de sangue, acabou se contaminando com a AIDS, então uma doença letal. 
Lutou contra a Ditadura Militar; foi obrigado a exilar-se no Chile por 8 anos devido à forte repressão política da época; defendeu a reforma agrária e as causas sociais e criou e fez se realizar com sucesso, o projeto humanitário "Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida". Mais tarde, ao lado dos companheiros de exílio Carlos Afonso e Marcos Arruda, fundou o IBASE - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, organização de cidadania ativa, sem fins lucrativos, para pesquisas de ações governamentais.


O filme "Betinho - A Esperança Equilibrista" chega em um momento triste e complicado da sociedade brasileira, com um acirramento do cenário político que resulta em decisões prejudiciais ao desenvolvimento do país e a manifestações lamentáveis de ódio, preconceito e intolerância. Betinho, ao contrário, nos ensinou, com sua história de vida, a nos reunir e convergir em prol de um sonho e de uma utopia, como a erradicação da fome e da miséria no Brasil. 
Betinho está para sempre na história da música popular brasileira, nos versos da canção "O Bêbado e a Equilibrista", de João Bosco e Aldir Blanc, imortalizada na interpretação divina de Elis Regina, como "o irmão do Henfil". 
O incansável lutador Betinho morreu em 1997, em consequência da AIDS, como havia ocorrido com os seus irmãos Henfil e Chico Mário em 1988. Betinho se casou duas vezes e teve dois filhos. Daniel, do primeiro casamento, com Irles Carvalho, e Henrique, do segundo, com Maria Nakano.
A mensagem que nos deixou Betinho é bastante clara. Temos a força e a criatividade para mudar o país para muito melhor. Só que é preciso vontade, e principalmente ação, para realizarmos em conjunto e harmonia as mudanças necessárias. Que cada um de nós façamos a nossa parte.
Um grande abraço espinosense.



1376 - O Último Poema: pura poesia

O documentário "O Último Poema" mostra a tocante história da duradoura troca de correspondências entre uma professora primária da cidade de Guaporé, no interior do Rio Grande do Sul, Helena Maria Balbinot Vicari, com o famoso poeta modernista Carlos Drummond de Andrade. 
Durante 24 anos, de 1962 a 1986, Helena se correspondeu com o recatado poeta mineiro de Itabira. Essas cartas até hoje são guardadas por ela com zelo e orgulho, como se fossem um tesouro. E são. Eles jamais se encontraram pessoalmente, o que valoriza ainda mais esse relacionamento distante, mas repleto de amizade, afeto e poesia.
O documentário, que tem a direção de Mirela Kruel, explicita de maneira bastante poética e sentimental, essa relação de admiração da hoje professora aposentada, com o poeta gentil e atencioso. A história verídica salienta a beleza e a força da amizade, construída a partir de simples cartas, a uma distância de centenas de quilômetros. 
Drummond, mesmo estabelecido no Rio de Janeiro, jamais deixa a sua Itabira sair da sua alma interiorana, talvez um fato em comum que os une com cumplicidade e que os torna íntimos.
O elemento principal que movimenta o filme é a poesia, ou o encanto despertado por ela na vida da admiradora do poeta. Tudo isso é contado com belas imagens, reflexões sobre a vida, mudanças na sociedade, muita sensibilidade e, claro, muita poesia.
Se estivesse vivo, o poeta das Minas Gerais estaria completando 113 anos neste dia 31 de outubro.

Elenco: Helena Maria Balbinot Vicari, Janaina Kremer, Rodrigo Fiatt e Ana Júlia Chiodi Alberti.
Duração: 70 minutos.




O filme "O Último Poema" estreia em Porto Alegre, no Cinema Guion, no dia 29 de outubro e no Rio de Janeiro, no Cine Joia, no mesmo dia. No dia 5 de novembro é a vez de Belo Horizonte e São Paulo. 
Um grande abraço espinosense.