Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

1361 - A interessante história da tentativa de destruição da música brasileira

Encontrei esse vídeo no You Tube e, atraído pela curiosidade ao ler o título, não tive dúvidas de assisti-lo o quanto antes. E não me decepcionei, muito pelo contrário. Dei boas risadas.
O documentário é apenas uma brincadeira, criada pelo André Moraes e pelo Luciano Santanna em 2013. O vídeo mostra uma suposta ação maquiavélica do governo americano, em represália à invasão da música brasileira em seus domínios, através de Cármem Miranda, Ary Barroso e Tom Jobim. 
Em tom de ironia, artistas como Michael Sullivan, Paulo Massadas, Humberto Gessinger, Oswaldo Montenegro e até o Compadre Washington são apresentados como agentes infiltrados para destruir a música brasileira. Além disso, os depoimentos de alguns músicos brasileiros enganam direitinho uma grande parte dos internautas que desconhecem a intenção dos criadores do vídeo. Só que dentro da brincadeira, há muita verdade embutida. Por isso é preciso atenção e reflexão profunda para captar a mensagem desejada. A ideia é simplesmente fomentar a discussão sobre os caminhos da música no Brasil. Ideia, por sinal, sensacional! E muito engraçada!
Um grande abraço espinosense.

Documentário MPB: A História que o Brasil Não Conhece
Diretor: André Moraes
Roteiro: André Moraes, Luciano Santanna
Produção: André Moraes
Argumento: André Moraes e Rafael Greyck
Com: Iggor Cavalera, Jair Oliveira, Wilson Simoninha, Afonso Nigro, Beto Jamaica, Sergio Mallandro, Reinaldo, Adriano Nascimento, Ivan Busic.
Narrado por Caco Ciocler.


1360 - Um cenário absurdamente magnífico

Localizada a cerca de 700 metros de altura acima do lago Ringedalsvatnet, na Noruega, de onde se pode ter uma visão impressionante e de rara beleza, a pedra de Trolltunga, ou "língua de Troll (um ser da mitologia nórdica)", atrai anualmente milhares de turistas loucos pelo prazer de escalá-la e registrar em fotografias essa perigosa aventura. Só que para se chegar a ela, é necessária uma caminhada de cerca de 4 horas de muito esforço físico em uma trilha longa e íngreme. Mas a recompensa é gratificante, pois o cenário que se apresenta diante dos olhos de quem a alcança é simplesmente magnífico e de tirar o fôlego. 
O lago se estende à sua frente, em meio às montanhas, em um cenário estupendo da Natureza. Para visitar essa maravilha é apropriado ir nos meses de junho a setembro, quando normalmente não tem mais neve no caminho. Mas é preciso muito cuidado, pois o risco de acidentes é muito grande, ainda mais com a grande quantidade de turistas descuidados que a tem descoberto nos últimos tempos. Há pouco tempo, uma jovem turista australiana perdeu a vida em uma visita à Trolltunga, depois de cair do penhasco. Então, é preciso respeitar os limites e tomar bastante cuidado para que as maravilhas da Natureza sejam apreciadas ao extremo, porém com muito juízo e cuidado. 
Um grande abraço espinosense.











1359 - Xavier Rudd e sua música para tocar a alma

A música é universal. Não precisa de rótulos ou de nomenclaturas. Basta ser boa, ter qualidade, transmitir emoção, tocar a alma, trazer paz, prazer e alegria. Não importa se ela vem da Bahia, da Rússia ou de Bangladesh. Ou da terra dos cangurus. Pois é de lá que veio o ótimo cantor, compositor e multi-instrumentista Xavier Rudd. 
Nascido em 29 de maio de 1978, ele cresceu em Torquay, Victoria, Austrália, e desde pequeno já mostrava um forte interesse pela música. Antes de se enveredar pela carreira solo, ele tocou na banda Xavier and the Hum. Suas canções cheias de balanço e harmonia, algumas de um reggae contagiante, falam de consciência social, de espiritualidade, de humanidade, de ambientalismo e dos direitos dos povos aborígenes. O artista gosta de estar descalço, é vegetariano e adora músicas havaianas e nativas americanas. É casado, ama a família e tem dois filhos, Joaquin e Finojet, e sempre está na estrada, participando de festivais de música em todo o mundo. 
Rudd vale por uma banda inteira. Toca vários instrumentos, entre eles guitarra, violão e gaita, além de diversos instrumentos de percussão.


Álbuns de estúdio:
2002: To Let
2004: Solace
2005: Food in the Belly
2007: White Moth
2008: Dark Shades of Blue
2010: Koonyum Sun
2012: Spirit Bird
2015: Nanna

Álbuns ao vivo:
Live in Canada - Independente (2001)
Live at the Grid - Independente (2003)
Good Spirit - Independente (11 de Abril de 2005)
Live Bonnaroo 2005
Live Bonnaroo 2007


O seu mais recente trabalho, "Nanna", é o oitavo álbum de estúdio gravado pelo multifacetado artista Xavier Rudd, pontuado pelo reggae, mas com a sua sonoridade característica mantida, com os indispensáveis metais, tambores e backing vocals. Ele toca e canta com a "The United Nations", ou "Nações Unidas", banda composta por músicos de diversas nacionalidades oriundos da Austrália, África, Samoa, Alemanha e Nova Guiné, o que resulta em música de alcance mundial, com mensagens espirituais de amor e união em defesa da nossa vida e do nosso planeta. 
Espero que gostem.
Um grande abraço espinosense.


Canções do álbum "Nanna":
1) Flag
2) While I'm Gone
3) Hannalei
4) Come People
5) Sacred
6) Nanna
7) Rusty Hammer
8) Rainbow Serpent
9) Creancient
10) Warrior
11) Struggle
12) Radiate
13) Bundagen