Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

1325 - Combate à corrupção no Brasil. É hora de sair da retórica e partir para a ação

A corrupção foi, continua sendo e será um dos maiores males do mundo. Um mal endêmico sem previsão de desaparecimento. Está não só em governos pelo mundo, mas em empresas, em associações, em instituições públicas e privadas, no Executivo, no Legislativo, no Judiciário e em todas as sociedades, quaisquer sejam as camadas sociais. Então, se é assim, devemos aceitá-la passivamente? Óbvio que não! É necessário combatê-la incessantemente, com educação às pessoas desde os primeiros anos, leis firmes e minuciosas, medidas decisivas e punições pesadas. E mais do que tudo, precisamos começar esta batalha fazendo uma profunda reflexão sobre os nossos atos no cotidiano e reformulando os nossos próprios conceitos de ética e honestidade. Não me parece justo acusar alguns e inocentar outros apenas pelo sentimento de pertencimento a uma classe qualquer. A indignação precisa ser verdadeira, resoluta, ampla e imparcial. Não podemos ser coniventes com os mal-feitos, sejam eles cometidos por amigos, familiares, colegas, correligionários ou quem quer que seja. A lei deve ser seguida por todos, sem distinção.
Se você se sente incomodado e indignado com a praga da corrupção, que assola o nosso país desde a chegada de Pedro Álvares Cabral na Bahia, chegou o momento de sair da retórica e partir para a ação. O MPF - Ministério Público Federal está conclamando a sociedade a participar de uma campanha de arrecadação de assinaturas para a mudança e aperfeiçoamento das leis de combate à corrupção, composta de 10 medidas importantes.
São elas:
1) Prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação;
2) Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos;
3) Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2;
4) Aumento das penas e crime hediondo para a corrupção de altos valores;
5) Reforma no sistema de prescrição penal;
6) Celeridade nas ações de improbidade administrativa;
7) Aumento da eficiência e da justiça dos recursos no processo penal;
8) Ajustes nas nulidades penais;
9) Prisão preventiva para assegurar a devolução do dinheiro desviado;
10) Recuperação do lucro derivado do crime.


"Segundo o artigo 61, §2 da Constituição de 1988, regulamentado pela lei 9.709 de 1998, é permitida a apresentação de projetos de lei pelos poderes Legislativo, Executivo e pela iniciativa popular. Neste último caso, a Constituição exige como procedimento a adesão mínima de 1% da população eleitoral nacional, mediante assinaturas, distribuídos por pelo menos 5 unidades federativas e no mínimo 0,3% dos eleitores em cada uma dessas unidades." Fonte: combateacorrupcao.mpf.mp.br
Lembrando que, de acordo com a legislação vigente, as assinaturas para os Projetos de Lei de iniciativa popular não podem ser acolhidas por meio digital, devendo ser coletadas fisicamente e encaminhadas ao Congresso Nacional.
Se você quer participar, dando o seu apoio ao combate a este mal que afeta a todos, basta acessar o site 10medidas.mpf.mp.br, imprimir a ficha de assinatura, preenchê-la, assiná-la e entregá-la em uma das unidades do MPF ou remetê-la fisicamente para: Procuradoria da República no Paraná, A/C Força-Tarefa Lava Jato, Rua Marechal Deodoro, 933 - Centro, Cep. 80060-010, Curitiba - PR.
É necessário que se esclareça que tal iniciativa não possui qualquer vinculação partidária e busca tão somente o aperfeiçoamento das medidas jurídicas para prevenir e reprimir a prática da corrupção. Só espero que essas medidas sejam aceitas pelo Congresso e colocadas em prática pela Justiça Brasileira contra TODOS os corruptos e corruptores, sem exceção. Assim seja! 
Um grande abraço espinosense.

1324 - Um time que marcou a história do futebol de Espinosa

A velha fotografia em preto e branco não consegue nos mostrar com clareza as fisionomias dos atletas nela retratados, mas mesmo assim dá para reconhecer alguns dos grandes nomes do futebol de Espinosa, em uma época de muita qualidade técnica dos jogadores e uma animação bastante entusiasmada dos torcedores. 
Este time aí da foto é o Espinosense, por quem torci muito quando adolescente. Entre os que aparecem na fotografia, está o meu maior ídolo no futebol da cidade, o cracaço Kita, com quem infelizmente não tive a honra e a felicidade de jogar junto e nem mesmo como adversário. Entretanto, tive a oportunidade e a alegria de poder atuar um bom tempo ao lado de Fonso, Roberto Pé-Duro e o zagueirão Téo, outros grandes craques da bola da nossa cidade e também meus ídolos.
Tenho muita saudade daqueles tempos em que íamos para o Campão (um campo de terra batida e sem muro onde se localiza hoje o Mercado Municipal) debaixo de um sol escaldante para sentar no chão, em cima dos galhos de madeira nova ali abundantes, e assistir ao espetáculo que esses jogadores davam aos domingos à tarde, uma das poucas opções de lazer daquela época distante ainda sem TV e Internet. 
Como é bom relembrar os bons tempos, com bastante saudade do passado, mas sempre antenados no presente e fazendo planos para o futuro.
Um grande abraço espinosense.

Chico, Roberto Pé-Duro, Carlinhos Pé-de-Chumbo, Luiz Carlos, Eloízio, Fonso e Adílson;
Zezinho da Gráfica, Tota, Kita, Tone Lacrau, Haroldinho e Téo.

      

1323 - Contribua com o Brechó do Desapego

Esse nosso humilde blog está e estará sempre disponível para acolher e divulgar boas iniciativas, especialmente as promovidas em Espinosa. Entre tanta coisa boa que está ocorrendo na cidade nos últimos tempos, com promoções de eventos esportivos e culturais por abnegados cidadãos, quero dar destaque aqui à criação do Brechó do Desapego, uma iniciativa da Paróquia São Sebastião que pretende arrecadar fundos para a reforma da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, localizada no Bairro Santos Dumont.
Uma das líderes da campanha é Dona Célia Figueiredo Nogueira, atuante e cativante figura humana, constantemente presente na vida da igreja e sempre disponível para ajudar a quem precisa.
Se você puder e quiser dar a sua valiosa contribuição, basta doar artigos em geral, em bom estado de conservação, quais sejam: roupas, calçados, bolsas, óculos de sol, acessórios etc. Basta entregar no Centro Social Araci Sepúlveda, localizado na Praça Coronel Joaquim Tolentino, a Praça da Matriz. Quaisquer dúvidas ou mais informações, é só ligar (38) 3812-1263.
Um grande abraço espinosense.