Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 25 de julho de 2015

1305 - Débora, uma menina com coração de ouro

Ela é um encanto de pessoa, desde quando veio ao mundo. Sempre linda, serena e com um sorriso constante no rosto. E o melhor, com um coração do tamanho do universo, sempre disposta a ajudar os mais necessitados. Assim é Débora Tolentino Grossi, filha de Cláudio Renault Grossi e Izabel Cristina Tolentino Grossi. Para quem não sabe, Cláudio foi meu colega de banco e Tina é professora e filha do saudoso Zé Patim e de Dona Suzana.
Hoje encontrei, no Facebook, uma reportagem do jornal Barbacena Mais sobre o belo trabalho realizado por Débora na África, o que me deixou imensamente feliz. Apesar de o jornal tratá-la como nascida em Barbacena, eu discordo completamente e a tenho como nossa conterrânea, já que acompanhei a sua infância em Espinosa. Mas o importante mesmo é a sua história de vida em busca da realização do sonho de estar sempre ao lado de quem precisa de ajuda.
Débora formou-se em Psicologia na UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei em 2011. Esteve em Moçambique participando de um programa de intercâmbio e lá, visualizando as condições precárias de grande parte da população, confirmou a sua vocação de trabalhar no campo de ajuda humanitária. Depois de terminar o curso, saiu do Brasil a caminho de Dublin, na Irlanda, onde fez mestrado. Uma oportunidade de trabalhar na ONU foi prontamente aceita e hoje, em Juba, capital do Sudão do Sul, ela atua como Gestora de Bem-Estar dos funcionários participantes da missão de paz no país africano, que infelizmente passa por graves problemas sociais e políticos, depois de conseguir a sua independência em 2011.    
Em um mundo em que mais e mais pessoas se apegam a coisas materiais e no culto exacerbado à individualidade, Débora nos dá um exemplo de altruísmo ímpar, ao se dedicar apaixonadamente à missão de melhorar a vida de milhares de pessoas em um país distante, em um ambiente hostil e miserável. Sua escolha profissional só nos enche de orgulho, pelo amor dedicado aos semelhantes e a firme determinação em lutar por um mundo mais justo e igualitário. 
Que Deus esteja sempre ao seu lado, protegendo-a dos perigos e proporcionando-lhe muita saúde e força para continuar a sua jornada em prol de um mundo melhor.
Clique AQUI para ler a reportagem do jornal Barbacena Mais. 
Um grande abraço espinosense.