Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 4 de julho de 2015

1288 - A Copa América é do Chile!

Infelizmente a Seleção Brasileira não estava em campo no Estádio Nacional em Santiago para decidir a Copa América 2015, buscando trazer mais uma taça para o nosso país, muito em função da pobre safra de jogadores da atualidade, sem a existência de grandes craques, como jamais aconteceu na história do rico futebol brasileiro. Temos apenas Neymar que possa honrar o título de verdadeiro craque da bola nos tempos atuais, o que é uma lástima.
Mas Argentina e Chile não tem nada com isso e fizeram da decisão da Copa América um grande espetáculo esportivo, nem tanto pela qualidade do futebol apresentado, que deixou a desejar, mas principalmente pela animação da torcida chilena que coloriu o Estádio Nacional com suas camisas vermelhas. Em uma partida muito amarrada, sem grandes chances de gol criadas pelas duas equipes, o Chile teve mais o comando do jogo, não dando espaço para que Lionel Messi fizesse as suas jogadas. O confronto entre os dois finalistas aconteceu com baixo nível técnico, com poucos espaços para a criação de jogadas ofensivas, o que resultou em muita marcação e poucos lances de emoção e o resultado em 0 x 0 nos 90 minutos. E veio a prorrogação.
Nada mudou no tempo extra. A partida continuou com marcação cerrada, poucas oportunidades criadas de lado a lado, muitas faltas e sem ninguém se expondo demais para evitar quaisquer erros que pudessem resultar em gol do adversário. E a grande decisão foi para os pênaltis.
Fernández fez o primeiro para o Chile. Messi fez para a Argentina. Vidal converteu o segundo para o Chile. Romero quase defendeu. Higuaín chutou por cima do travessão, nas alturas, e perdeu. Aránguiz bateu forte, no canto esquerdo de Romero, e fez o seu. Banega bateu fraco e Bravo defendeu. Foi a vez de Alexis Sánchez bater com extrema categoria e decretar a primeira conquista da Copa América pelo Chile, para delírio dos mais de 45 mil espectadores no estádio. O título já tinha dono e era a hora tão aguardada por anos e anos para a festa chilena começar, merecidamente. 


 
 

   
 

Chile: Claudio Bravo, Isla, Medel, Silva e Beausejour; Díaz, Vidal, Aránguiz e Valdívia (Matías Fernández); Vargas (Henríquez)e Alexis Sánchez.
Técnico: Jorge Sampaoli.
Argentina: Romero, Zabaleta, Demichelis, Otamendi e Rojo; Mascherano, Biglia, Pastore (Banega) e Messi; Agüero (Higuaín) e Di Maria (Lavezzi).
Técnico: Gerardo "Tata" Martino.
Cartões amarelos: Medel, Silva, Aránguíz e Díaz (Chile) e Rojo, Banega e Mascherano (Argentina)

A campanha do Chile:
2 x 0 Equador
3 x 3 México
5 x 0 Bolívia
1 x 0 Uruguai (Quartas de final)
2 x 1 Peru (Semifinal)

A campanha da Argentina:
2 x 2 Paraguai
1 x 0 Uruguai
1 x 0 Jamaica
0 x 0 Colômbia (Pênaltis 5 x 4 - Quartas de final)
6 x 1 Paraguai (Semifinal)

Os artilheiros da Copa América 2015 foram Vargas (Chile) e Guerrero (Peru) com 5 gols.
Antes, na disputa do terceiro lugar, o Peru do técnico Ricardo Gareca bateu o Paraguai do técnico Ramón Díaz por 2 x 0, gols de Carrillo e Guerrero, e ficou com a terceira posição do torneio continental.
Um grande abraço espinosense.

1287 - O ouro de Minas

Saiu agora, no dia 1º de julho, um novo vídeo de propaganda da cerveja Brahma, desta vez enaltecendo as últimas conquistas dos dois maiores clubes de Minas Gerais, Atlético e Cruzeiro. A campanha da cervejaria faz parte do Movimento por um Futebol Melhor, que incentiva a adesão dos torcedores aos pacotes de sócio-torcedor dos clubes, ganhando em contrapartida, descontos em vários produtos, inclusive cerveja. Para os mais desavisados, ressalte-se que estou elogiando a campanha, não o produto.
O comercial ficou bem legal, ainda mais unindo os ferrenhos adversários de Minas em busca de mais conquistas no futebol. Precisamos de muito mais campanhas no sentido de unir as pessoas, propagando a paz, o respeito e a harmonia entre os torcedores, usando como exemplo a ótima iniciativa das diretorias de Internacional e Grêmio, que criaram um espaço para a torcida mista nos seus estádios. 
Futebol é esporte, arte da bola, razão de viver e de nos emocionar, fonte de prazer e alegria e não motivo de guerra e violência. Somos adversários, jamais inimigos!
Um grande abraço espinosense.