Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 2 de junho de 2015

1258 - O paraíso do Parque Nacional da Tijuca

Muita gente nem sabe que existe, mas ali bem no coração da mais bela cidade do mundo, o Rio de Janeiro, está localizado o Parque Nacional da Tijuca, nada menos que a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, que conta com uma extensão de 3.953 hectares de Mata Atlântica.
Localizado no coração do Rio de Janeiro, com acesso pelas Zonas Norte, Sul e Oeste, o Parque da Tijuca, além de ser o terceiro maior do país, é atualmente o mais visitado, recebendo cerca de dois milhões de visitantes por ano. Em seu interior são encontradas plantas nativas, árvores frutíferas, pássaros, montanhas, grutas, cachoeiras e trilhas que desvendam belas paisagens, entre elas pontos turísticos famosos como a Floresta da Tijuca, o Pico do Papagaio, o Parque Lage, a Cascatinha Taunay, o Corcovado, o Cristo Redentor e a Vista Chinesa. 
O parque, que é dividido em quatro setores: Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca, é o lugar ideal para os praticantes de atividades físicas, passeios e caminhadas. São muitas as opções de lazer e aventura, tudo em um cenário de esplêndida beleza e harmonia entre a cidade e a Natureza.
Do alto da Pedra da Gávea, por exemplo, é possível avistar grande parte do Parque Nacional da Tijuca, incluindo o Corcovado e as praias de São Conrado, Ipanema e Leblon, além da Lagoa Rodrigo de Freitas e a Barra da Tijuca, um panorama espetacular desta cidade de rara beleza.
Os apreciadores dos esportes e da Natureza tem à sua disposição inúmeras possibilidades, desde ficar apenas contemplando a Natureza até realizar caminhadas, corridas, pedalar, escalar, tomar banho de cachoeira e praticar voo livre.
Mais que um local turístico, o Parque Nacional da Tijuca tem a função primordial de proteger a primeira floresta replantada do mundo, com uma infinidade de trilhas e cachoeiras, além de ruínas históricas do tempo das fazendas de café.
Um grande abraço espinosense.






















COMO CHEGAR:

Setor Floresta da Tijuca
Entrada na Praça Afonso Vizeu, no Alto da Boa Vista. | Acesso pela Estrada do Alto, tanto vindo da Tijuca (pela Av. Edson Passos) quanto da Barra da Tijuca e do Itanhangá (pela Estrada das Furnas).
De ônibus: linhas 301, 333, 308, 309 e 345
A Cachoeira das Almas, local liberado para banho nesse setor, fica a aproximados três quilômetros da entrada do Parque
Horário de funcionamento: Diariamente, 8h às 17h.

Setor Serra da Carioca
Corcovado e Paineiras
Acesso pelo bairro de Santa Teresa (R. Almirante Alexandrino) e pelo Alto da Boa Vista (R. Amado Nervo), ambas em direção às Paineiras e ao Corcovado. Pelo Jardim Botânico (Rua Pacheco Leão em direção à Vista Chinesa).
Atenção: carros particulares devem estacionar nas Paineiras, ao lado da entrada para o Monumento. O percurso entre a entrada principal e a estátua é feito por um sistema de vans.
De ônibus: só é possível fazer parte do trajeto utilizando as linhas 583,584, 569 e 570 (deve-se descer no Cosme Velho e seguir de táxi o restante do trajeto).
A pé ou de bicicleta: muitos sobem até o Parque a partir do Jardim Botânico, aproveitando para visitar a Vista Chinesa, a Mesa do Imperador e as cachoeiras do Quebra e Box (ou dos Macacos) que ficam no caminho (utilizando a Estrada Dona Castorina, que começa no Jardim Botânico).
De trem: A estação do Trem do Corcovado fica na Rua Cosme Velho, 513 - Cosme Velho. Os trens partem a cada 30 minutos e o percurso dura 20 minutos até o monumento.
De van: Pontos de saída ficam no Largo do Machado, ao lado da saída da estação de metrô, e na Praça do Lido, em Copacabana. As vans partem a cada 10 minutos.

Parque Lage
Rua Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico
Tel. 3257-1800
Horário de funcionamento: Diariamente, 8h às 17h
www.eavparquelage.rj.gov.br
Como chegar: Da estação do metrô de Botafogo pegar integração para o Jardim Botânico ou Gávea.
Ônibus: 170, 172 ,174, 176, 179, 409, 410, 571, 573 e 583

Setor Pedra Bonita/Pedra da Gávea
Pedra Bonita
Onde está a rampa de voo de asa delta e o acesso do Pico Agulhinha. Acesso pela Estrada das Canoas, até chegar ao Caminho da Pedra Bonita.
De ônibus: linha 448 - Maracaí, que passa pela Estrada das Canoas (o trecho do Caminho da Pedra Bonita não é feito pelo ônibus)

fonte: parquedatijuca.com.br