Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 27 de maio de 2015

1253 - Comendador Viana comemora seus 90 anos

A mais antiga e bela instituição educacional da cidade de Espinosa, emoldurada pelas magníficas gameleiras localizadas em seu pátio central, comemora neste mês de maio os seus 90 anos de fundação. 
A Escola Estadual Comendador Viana nasceu aos 5 de maio de 1925, por meio do Decreto-Lei nº 6864/25, que, para homenagear o então governador do estado de Minas Gerais, Dr. Fernando de Mello Viana, deu o nome do seu pai, Sr. Manoel Pereira de Mello Viana, ao educandário.
O aniversário aconteceu no dia 5 de maio, mas as comemorações acontecerão nesta quinta e sexta-feiras, dias 28 e 29 de maio de 2015. Confira a programação e não deixe de comparecer:

28 de maio de 2015 - Quinta-feira - 16h30
- Abertura solene
- Apresentação da Banda de Música da 11ª Região da Polícia Militar de Montes Claros
- Exposição alusiva aos 90 anos

29 de maio de 2015 - Sexta-feira - 17h
- Lançamento da 3ª edição do Jornal Raio de Luz
- Lançamento do Selo Comemorativo dos 90 anos
- Exposição alusiva aos 90 anos
- Apresentações artísticas


A escola atualmente possui em suas instalações físicas, 12 salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, supervisão escolar, direção, secretaria, sala de professores, cantina, refeitório, depósito de merenda, 3 banheiros e uma quadra poliesportiva coberta com banheiros e vestiários. Um grupo de 61 servidores atende a 789 alunos, sob o comando da atual diretora Gislaine Christina Costa de Sousa Balieiro.

Diretores da instituição desde a sua criação:
José Raimundo Neto
Maria de Souza Mello
Joana Antunes de Lourdes
Anna dos Santos Silveira
José Menezes de Abreu
Aurestina Ribeiro Tolentino
Araci Antunes Sepúlveda
Dulce Cardoso França
Maria Aparecida Coelho Prates
Lúcia Tibo de Souza Rocha
Célia Oliva Dias
Dirce Teixeira dos Anjos Tolentino
Ana Lourdes Caldeira Tolentino
Divalma Ribeiro
Célia Maria Tibo Caldeira
Gislaine Christina Costa de Souza Balieiro

Uma breve olhada nos nomes acima comprova a capacidade e a competência dos educadores que administraram a escola em todos esses anos. A partir da nossa querida Dona Araci, tenho o privilégio de conhecer a todas as mestras diretoras (exceção feita à atual), por quem tenho imenso carinho e admiração, em especial Dona Araci e Dona Lúcia, que foram minhas professoras, e Célia, minha colega por longo tempo.


Diretoria atual do Comendador Viana:
Diretora: Gislaine Christina Costa de Souza Balieiro
Vice-diretora: Meire Madalena Realina de Lima Oliveira
Secretário: Rogério Cruz Alkimim
Especialistas: Cleuza de Almeida Sobrinha e Amarize Rodrigues Cardoso
Intérprete de Libras: Camila Ribeiro Carvalho

Estudei toda a minha vida no Grupo Estadual Dom Lúcio, desde o velho casarão da Praça Joaquim Tolentino, onde hoje funciona o Centro Social Araci Antunes Sepúlveda, até o prédio novo da escola, que funcionou durante um bom tempo onde atualmente é a Escola Betânia Tolentino Silveira. Mas tive a felicidade e o privilégio de cursar a Escola Normal Professor José Monteiro Fonseca em suas instalações, o que muito me alegrou, pois é um lugar maravilhoso para se adquirir conhecimento.
Então, quero dar os meus esfuziantes parabéns à direção, aos professores, aos servidores e aos alunos da Escola Estadual Comendador Viana pelo belo trabalho executado diariamente em prol do futuro da nossa comunidade e do nosso país. Sem esquecer jamais daqueles que já passaram pela escola e também deixaram o seu importante legado. Que Deus os proteja!
Um grande abraço espinosense.