Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 23 de maio de 2015

1252 - O poder transformador da música

Ouça. Consegue ouvir? A música. Posso ouvi-la em todo lugar. No vento. No ar. Na luz. Está ao nosso redor. A gente só precisa se abrir. A imagem de um amplo campo de trigo enche a tela e o menino comanda o balé de rara beleza. A música comanda o espetáculo da Natureza.
É assim, com belas imagens, que começa o filme "O Som do Coração", uma produção americana de 2007, escrito por por Nick Castle, James V. Hart, Kirsten Sheridan e Paul Castro, produzido por Richard Barton Lewis e dirigido por Kirsten Sheridan. A produção não é nenhuma obra-prima, definitivamente não é destinada aos que amam ação, violência, tiros e explosões, mas atende bem às exigências daqueles que gostam de histórias cativantes e com final feliz. E se você possuir uma sensibilidade aguçada, é bem capaz de você se derramar em lágrimas em vários momentos comoventes da história do garoto Evan Taylor. É o que aconteceu comigo, não posso negar.
O filme conta a história do garoto prodígio Evan Taylor, que passa a sua infância em um orfanato à espera dos seus pais, que não conhece. Ele sente a música em tudo ao seu redor e sonha em sair dali para reencontrar a sua família, o que vai lhe render muitas aventuras pelo caminho.
Para quem é apaixonado por música, como eu, vale a pena assistir. Ela, a música, serve como contraponto de uma linda celebração do amor.
Um grande abraço espinosense.


Elenco:
Evan Taylor (August Rush) - Freddie Highmore
Lyla Novacek - Keri Russel
Louis Connely - Jonathan Rhys Meyers
Maxwell "Mago" Wallace - Robin Williams
Arthur - Leon Thomas III
Richard Jeffries - Terrence Howard
Hope - Jamia Simone Nash
Lizzy - Bonnie McKee
Marshall - Alex O´Loughlin
Thomas Novacek - William Sadler
Nick - Aaron Staton

 

1251 - Isso sim é Marketing!

Anualmente, quantias exorbitantes são destinadas ao marketing, pelas empresas de todos os setores da economia. No Brasil, estima-se em R$ 121 bilhões os investimentos publicitários realizados no ano passado.
Mesmo que essa imensa massa de dinheiro renda muitos empregos, muito pouco retorna à sociedade na melhoria de vida da população. Normalmente esses recursos são aplicados pelas empresas apenas em propagandas e divulgação das suas marcas, com o único intuito de aumentar as vendas e o lucro. 
Mas alguns casos isolados merecem elogios e reconhecimento. É o caso da Ambev, que fabrica a cerveja Brahma. Durante a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014, a empresa criou o projeto "Onde tem Brasil, tem Copa. E onde tem Copa, tem que ter festa". A ideia, brilhante, era de levar uma estrutura completa de telão, arquibancada e festa, com cerveja de graça e tudo, a pequenas cidades situadas no interior do país, para que a população tivesse a oportunidade de assistir aos jogos da maior competição de futebol do mundo. Foi um sucesso! Veja imagens no final desta postagem da festa realizada na Vila do Guiné, distante 480 km de Salvador, Bahia.

  
Agora mais recentemente, a Brahma lançou o projeto "Viva o Campinho", para reformar, até 2018, mais de 300 campos de futebol amador em todo o Brasil, com o intuito de incentivar a transformação social em comunidades carentes. Os campinhos de terra batida, cheios de imperfeições no terreno, com buracos por toda parte e com traves caindo aos pedaços, são reconstruídos, recebem piso nivelado, alambrado, iluminação e piso de grama sintética, para delírio dos amantes das peladas de futebol. O primeiro campinho a ser transformado foi o de Peri Alto, na Zona Norte de São Paulo, dentro do distrito de Cachoeirinha, único local da comunidade onde os moradores podiam bater uma bolinha nos fins de tarde e nos finais de semana. Vejam como era antes e como ficou.



São atitudes como essas que devemos aplaudir e exigir das empresas das quais somos clientes. Que elas não só enriqueçam os seus proprietários e acionistas, mas que devolvam algo em prol da população, especialmente os mais carentes. Parabéns à Ambev e à Brahma por realizar um sonho dos moradores de Peri Alto.
Um grande abraço espinosense.