Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 15 de maio de 2015

1247 - Chora de dor a "Lucille": o "Rei do Blues" está morto

Neste momento, a famosa Lucille deve estar guardada em algum canto e se tivesse vida, estaria em prantos. O seu eterno companheiro de jornada e música por anos e anos finalmente descansou. Na madrugada desta sexta-feira, 15 de maio de 2015, Riley Ben King, ou Blues Boy King, ou ainda simplesmente B. B. King, faleceu aos 89 anos em Las Vegas, vítima de complicações da diabetes.

Nascido em 16 de setembro de 1925 em Itta Bena, no Mississippi, Estados Unidos, o Rei do Blues desde criança já demonstrava o gosto pela música. Ainda jovem, tocava músicas gospel pelas ruas e bares da cidade até se mudar para Memphis, Tennessee, no ano de 1947, e descobrir novos rumos. Começa a ganhar fama e dá o nome de Lucille à sua guitarra, depois de uma confusão em um dos seus shows por causa de uma garota com esse nome. Conquista o respeito e a fama e passa a ser o influenciador musical de dezenas de grandes novos artistas pelo mundo, nomes de peso como Eric Clapton, Jimi Hendrix, George Harrison, Stevie Ray Vaughan, Jeff Beck e Buddy Guy.
B. B. King tratava com especial zelo as suas guitarras. Tocava sempre com uma alegria e uma interação emocional com o instrumento que parecia terem nascido como indivíduos univitelinos, tamanha a simbiose. Gravou mais de 50 álbuns na carreira, conquistou nada menos que 16 prêmios Grammy e em 1987 foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll.
Mesmo com mais de 80 anos de idade e com problemas de saúde, ainda se apresentava regularmente pelo mundo. O último show seu no Brasil aconteceu em 2012, em São Paulo. Nessa mesma turnê, apresentou-se também em Curitiba e no Rio de Janeiro, anteriormente.
O Rei do Blues finalmente descansa e deixa uma legião de fãs espalhados pelo mundo, entre eles gênios da guitarra como Eric Clapton, que gravou um elogiado álbum ao seu lado, e Stevie Ray Vaughan. A música perde o talento e a alegria do ícone da guitarra. Uma pena!
Um grande abraço espinosense.




1246 - "Minas ao Luar" em Monte Azul

Para não deixar que o tão importante e rico cancioneiro popular brasileiro se perca no tempo da música comercial, o SESC - Serviço Social do Comércio iniciou no ano de 1994, ao "Projeto Minas ao Luar". O projeto leva cultura e música de qualidade a várias cidades do estado de Minas Gerais, em apresentações musicais noturnas e ao ar livre, de maneira totalmente gratuita. No repertório não podem faltar as músicas das serestas e os clássicos da melhor música popular brasileira. Já são 19 anos ininterruptos de funcionamento e mais de 500 apresentações em Belo Horizonte e no interior do estado.  Houve até duas edições do projeto na capital Brasília e uma na cidade de Águas de Lindoia, no interior de São Paulo. O evento consegue normalmente atrair um público de cerca de 5 mil pessoas, de todas as faixas etárias.
Na noite deste sábado, a cidade de Monte Azul vai ter a oportunidade de receber o evento do SESC, com a apresentação do grupo "Sarau Brasileiro", que promete resgatar o melhor da música nacional. O grupo Sarau Brasileiro surgiu no final da década de 1980 e lançou seu primeiro CD, intitulado "Sarau Brasileiro Interpreta Geraldinho Alvarenga", em dezembro de 2001. O repertório do grupo é composto por ritmos nacionais resgatados do início do século passado até os dias atuais e engloba valsinhas, choros, boleros, sambas, forrós e bossa nova. Além de composições próprias, interpretam grandes nomes como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Tom Jobim, Paulinho da Viola, Ari Barroso, Godofredo Guedes, Cartola, Chico Buarque, entre outros.
A apresentação se dará na Praça Francisco Teles de Menezes, no bairro Pernambuco, a partir das 20h30, com apoio da Prefeitura Municipal e da InterTV, afiliada da Rede Globo na região. A entrada é gratuita. Então, povo monteazulino, não deixe de comparecer e apreciar essa maravilha. Até o povo de Espinosa deveria comparecer, pois trata-se de um evento de rara beleza e uma oportunidade única de apreciar a nossa rica cultura brasileira. Fica a dica.
Um grande abraço espinosense.


Minas ao Luar, em Monte Azul
Atração: Sarau Brasileiro
Data: 16-05-2015
Hora: 20h30
Local: Praça Francisco Teles de Menezes, bairro Pernambuco
Entrada gratuita

1245 - Apoiem esta ideia: pista de skate em Espinosa!

Ninguém pode contestar a falta de opções para a prática de esportes em Espinosa, principalmente para os jovens. Constantemente ouvimos relatos do aumento da violência e do consumo de drogas entre a juventude da cidade, o que é completamente lamentável. Nada como a prática esportiva para preencher o tempo ocioso, promover a socialização, fomentar o desenvolvimento físico e mental da garotada e possibilitar a descoberta de novos talentos. E ainda motivar esses meninos e meninas para a disputa sadia de competições esportivas, afastando a possibilidade de eles ingressarem neste mundo sombrio e sem volta do vício nas drogas.
Em Espinosa, as opções para a prática de esporte são muito reduzidas. Elas se resumem ao futebol e ao futebol de salão, pelo que eu tenho visto. Competições esportivas então, com disputas anuais envolvendo os jovens, são quase inexistentes. Eu gostaria muito de ver um calendário anual com competições de basquete, vôlei, handebol, peteca, futevôlei, atletismo, vôlei de areia, tênis, ciclismo. São tantas as opções em que poderíamos trabalhar e oferecer uma oportunidade a essa meninada de se exercitar saudavelmente. E com participação também das crianças e dos adultos, por que não?
Algumas iniciativas merecem todo o apoio da sociedade. O ensino do karatê, do jiu jitsu, a disputa de campeonatos de fisiculturismo, as turmas do pedal e das motos, as escolinhas de futebol, tudo isso merece aplausos. Tudo o que vier de novo, na direção da disseminação do esporte, precisa do apoio incondicional da administração do município e da sociedade como um todo.
Então, quero divulgar aqui uma turma de skatistas de Espinosa, "Os Sem Pista", da Equipe Espinosa Skateboard, formada pelos garotos Toh Ronaldo, Maycon, João Lucas, Jean Carlos e Júnior. Participam também Vanderson, Gustavo, Guga, Lázaro, Iasmim, Lucas, Geici Brown Jr. e Matheus, de acordo com a sua camiseta. O que eles querem? Apenas um espaço público para que eles possam fazer suas manobras radicais e se aperfeiçoarem na arte do skate. Atualmente eles tem que se exercitar nas praças da Meteorologia, Heitor Antunes e Antonino Neves, que não possuem estrutura para os seus treinamentos.
É por isso que estou divulgando aqui o sonho deles de ter em Espinosa uma pista de skate, com todas as condições para a prática do esporte na cidade, o que poderia contribuir e muito para o lazer, para o crescimento da modalidade e a descoberta de novos talentos. Os exemplos de sucesso de Van e de Pathy estão aí para comprovar que, havendo oportunidade, o surgimento de atletas de qualidade é quase certo. Se você puder, ajude a realizar esse sonho dos meninos. Entre em contato com eles através da sua página no facebook: https://www.facebook.com/OsSemPistas.
Um grande abraço espinosense e boa sorte aos nossos skatistas! 


1244 - Maravilhas da Natureza sob a beleza da música

Em tempos de escassez severa do líquido mais precioso da Terra, nada como apreciar imagens belíssimas da água no planeta. Tudo isso ouvindo um clássico da música mundial: "Scarborough Fair", uma canção tradicional inglesa de autoria desconhecida. 
A canção teve muitos intérpretes e versões, sendo a mais destacada a gravação feita pela dupla Simon e Garfunkel, que você pode ver logo abaixo. Geralmente a música é cantada na forma de um dueto de vozes masculina e feminina. 
O nome Scarborough Fair é uma referência à feira de Scarborough, que, na Idade Média, era um dos maiores pontos de referência comercial da Inglaterra.
Fonte: wikipedia.org

Cantam juntos homem e mulher:
Are you going to Scarborough Fair?
Parsley, sage, rosemary and thyme
Remember me to one who lives there
For she once was a true love of mine

Canta somente o homem:
Tell her to make me a cambric shirt
Parsley, sage, rosemary and thyme
Without no seam nor fine needlework
And then she'll be a true love of mine

Tell her to wash it in yonder dry well
Parsley, sage, rosemary and thyme
Which never sprung water nor rain ever fell
And then she'll be a true love of mine

Tell her to dry it on yonder thorn
Parsley, sage, rosemary and thyme
Which never bore blossom since Adam was born
And then she'll be a true love of mine

Ask her to do me this courtesy
Parsley, sage, rosemary and thyme
And ask for a like favour from me
And then she'll be a true love of mine

Cantam juntos homem e mulher:
Have you been to Scarborough Fair?
Parsley, sage, rosemary and thyme
Remember me from one who lives there
For he once was a true love of mine

Canta somente a mulher:
Ask him to find me an acre of land
Parsley, sage, rosemary and thyme
Between the salt water and the sea-sand
For then he'll be a true love of mine

Ask him to plough it with a sheep's horn
Parsley, sage, rosemary and thyme
And sow it all over with one peppercorn
For then he'll be a true love of mine

Ask him to reap it with a sickle of leather
Parsley, sage, rosemary and thyme
And gather it up with a rope made of heather
For then he'll be a true love of mine

When he has done and finished his work
Parsley, sage, rosemary and thyme
Ask him to come for his cambric shirt
For then he'll be a true love of mine

Cantam juntos homem e mulher:
If you say that you can't, then I shall reply
Parsley, sage, rosemary and thyme
Oh, Let me know that at least you will try
Or you'll never be a true love of mine

Confiram a tradução da letra da música aqui.
Um grande abraço espinosense.