Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 9 de maio de 2015

1242 - O estupendo Vatnajökull National Park da Islândia

Uma maravilha da Natureza está situada na Islândia. Trata-se do Parque Nacional Vatnajökull, que abrange 13% do seu território, com seus 13.600 km² (5.300 milhas quadradas) e é o maior parque nacional da Europa Ocidental. Jökull, em islandês, significa geleira. E no parque, a enorme geleira, a maior do mundo fora do ártico, convive forçosamente com os vulcões. Esse contraste espetacular da Natureza produz maravilhas como o Ásbyrgi, uma grande garganta em forma de ferradura com um penhasco de cerca de 100 metros de altura e com 3,5 km de comprimento e 1 km de largura.
No Skaftafell Visitor Centre os visitantes encontram todas as informações sobre alojamentos, os pontos turísticos e as trilhas para caminhada na área. Há também uma sala de exposições, onde a história da convivência constrastante do fogo e do gelo na região é contada.
O Vatnajökull National Park foi criado para proteger a Natureza, funcionando como uma área de preservação de toda a paisagem, da fauna, da flora, das formações geológicas e das características culturais da região. Ele foi dividido em quatro áreas, cada uma com um administrador próprio, para melhor gerenciamento das operações.
No território Norte é encontrado o Jökulsárgljúfur, uma área que contém um canyon esculpido pelo rio Jökulsá á Fjöllum, a cachoeira Dettifoss, a cratera Hljóðaklettar e o Ásbyrgi, cercado de falésias em forma de ferradura. O Vulcão Central Askja e o oásis Herðubreiðarlindir estão localizados nas terras mais altas e para ter acesso é preciso um transporte 4 x 4. Outras cachoeiras no rio Jökulsá á Fjöllum impressionam os visitantes: Selfoss, Hafragilsfoss e Réttarfoss.
Dettifoss é a maior e mais imponente cachoeira da Islândia, também classificada como a cachoeira mais poderosa da Europa, devido à sua magnitude. Tem 45 metros de altura e 100 metros de largura e sua força é tamanha que a base treme quando atingida pelo peso da imensa coluna de água de espuma branca. O fluxo médio é de 193 metros cúbicos por segundo, mas durante as inundações, atinge até 600 m3/s. A cachoeira Dettifoss fica no rio glacial Jökulsá á Fjöllum, que emerge debaixo da geleira Vatnajökull e corre para a baía de Öxarfjörður, em uma série de cachoeiras. Cerca de um quilômetro rio acima está a cachoeira Selfoss e dois quilômetros rio abaixo está a Hafragilsfoss. Outra cachoeira, esta localizada no rio Skjálfandafljót, é a Godafoss, que fica no nordeste da Islândia e está entre as maiores e mais bonitas cachoeiras do país.
O parque é ideal para passeios e recreação ao ar livre, especialmente para aqueles que não estão com pressa, uma vez que um bom número de dias são necessários para apreciar a riqueza e diversidade da área. Conhecendo tamanha maravilha é impossível não se impressionar com tanta beleza da Natureza. As fotografias abaixo só confirmam isso.
Um grande abraço espinosense.