Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 6 de maio de 2015

1240 - Atenção, eleitores de Espinosa! O prazo para o recadastramento eleitoral está-se esgotando

Desde o dia 4 de fevereiro de 2015 está acontecendo em Espinosa o recadastramento biométrico dos eleitores, implementado pela Justiça Eleitoral. Quem ainda não se recadastrou precisa se apressar, pois a data limite se aproxima: 14 de maio de 2015, ou seja, quinta-feira da próxima semana.
O recadastramento biométrico é um passo significativo no aumento da segurança e da confiabilidade do sistema eleitoral do país, com o uso da tecnologia para facilitar e modernizar o processo tão importante de escolha dos nossos representantes políticos.


Conforme o site do TRE-MG, nos municípios sob revisão, os eleitores são convocados para comprovar o domicílio eleitoral, ou seja, que possuem vínculos com a cidade onde votam, apresentando a documentação exigida. O processo é obrigatório e tem prazo certo. Aqueles que não comparecerem ou não comprovarem tal vínculo terão o título cancelado.
Vale lembrar que os eleitores de voto facultativo (os que têm entre 16 e 17 anos, os analfabetos e os maiores de 70 anos) também devem comparecer para a identificação biométrica, para não terem seu título eleitoral cancelado.

RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO OBRIGATÓRIO
Documentos exigidos:
- Documento de identificação (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteiras profissionais, certificado de quitação do Serviço Militar, certidão de nascimento ou de casamento),
Obs: Não será aceita a carteira de motorista para quem for fazer o título pela primeira vez.
- Comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone etc., preferencialmente em nome do eleitor, emitido entre 4 de fevereiro e 4 de novembro de 2014),
- Título Eleitoral e CPF (se possuir),
- Comprovante de quitação com o Serviço Militar (para os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos, que forem fazer o título pela primeira vez).



TRANSFERÊNCIA DO TÍTULO ELEITORAL
O eleitor que mudou de residência para outro município deve solicitar a transferência, pessoalmente, no cartório eleitoral ao qual pertence a sua nova residência.
Documentos a serem apresentados no caso de transferência:
- Documento de identidade original com foto (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão) Obs:  não será aceito o novo passaporte.
- Título de eleitor, se ainda o possuir;
- Comprovante de endereço.
Condições para o requerimento de transferência:
- que tenha decorrido pelo menos 1 ano da inscrição ou da última transferência;
- residência mínima de 3 meses no novo endereço;
Obs.: Se você mudou de endereço dentro do mesmo município, também deverá procurar o cartório eleitoral à qual pertence sua nova residência para efetuar "revisão", levando a documentação acima citada, a fim de manter atualizados os seus dados cadastrais.

REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL
O eleitor que precisar alterar ou corrigir algum dado cadastral (estado civil, escolaridade, data de nascimento, filiação etc.), deve se dirigir ao cartório eleitoral em que é inscrito como eleitor.
Documentos a serem apresentados:
- Documento de identidade original com foto (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão) Obs: não será aceito o novo passaporte.
- Documento comprobatório da alteração do dado pessoal (ex. certidão de casamento/ homologação ou averbação de separação/ sentença judicial, outros);
- Título de eleitor.
No interior, os cartórios eleitorais podem solicitar documentação complementar. Para se certificar da documentação necessária, entre em contato com seu cartório eleitoral antes de procurá-lo pessoalmente.


Endereço, telefone e e-mail do Cartório Eleitoral de Espinosa
Avenida Dr. José Cangussu, 148, Centro, Espinosa, CEP: 39510-000
Fone: (38) 3812-1606 / Fax: (38) 3812-1606
Disque-eleitor: 148
E-mail: zona109@tre-mg.jus.br
Atendimento: das 9 às 18 horas, de segunda a sábado
Fonte: tre-mg.jus.br

Então, meus caros amigos espinosenses, não deixem de regularizar as suas situações perante a Justiça Eleitoral, para estarem aptos a decidirem no voto secreto e consciente o futuro da nossa cidade, do nosso estado, do nosso país e, consequentemente, das nossas vidas, da vida dos nossos filhos e de toda a brava população brasileira.
Um grande abraço espinosense.