Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 23 de abril de 2015

1230 - Libertadores: agora é mata-mata!

Terminada a fase de grupos da Copa Bridgestone Libertadores da América, o Brasil tem muito o que comemorar. Todos os seus cinco representantes no torneio sulamericano se classificaram para as oitavas de final. Agora é a emoção dos surpreendentes mata-matas que irá mexer com os corações dos torcedores. Entre esses oito confrontos de gigantes, estarão quatro times brasileiros que se enfrentarão já nesta fase. O Cruzeiro enfrentará o São Paulo, enquanto o Atlético vai duelar com o Internacional. O Corinthians se deu bem e vai enfrentar um time menos qualificado, o Guarani do Paraguai. Um confronto histórico acontecerá entre os grandes da Argentina, Boca Juniors e River Plate. 
Confira todos os confrontos das oitavas de final da Libertadores 2015:
Corinthians x Guarani (PAR)
Internacional x Atlético-MG
Cruzeiro x São Paulo
Boca Juniors (ARG) x River Plate (ARG)
Racing (ARG) x Montevideo Wanderers (URU)
Santa Fé (COL) x Estudiantes (ARG)
Atlético Nacional (COL) x Emelec (EQU)
Tigres (MEX) x Universitario Sucre (BOL)

O Cruzeiro conquistou a sua classificação na terça-feira, com a vitória por 2 x 0 contra o Universitario Sucre, da Bolívia, com gols de Willian e Léo. O time mineiro terminou a fase de grupos como líder do grupo 3, com 11 pontos ganhos, 3 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Com a surpreendente derrota do Huracan para o Mineros de Guayana, por 3 x 0, o Cruzeiro poderia até perder o seu último jogo que ainda assim se classificaria para a fase seguinte. Agora terá pela frente o São Paulo, que às vezes se torna uma pedra no sapato do time da Toca da Raposa. Em disputas de mata-mata, o clube celeste eliminou o tricolor quatro vezes e foi derrotado em duas ocasiões. Um confronto de gigantes sem a menor condição de se apontar um favorito. Qualquer resultado é possível. Quem passar vai pegar Boca Juniors ou River Plate, uma pedreira.


Já o Atlético se classificou na última partida com o único resultado que lhe interessava, uma vitória dramática sobre o Colo Colo do Chile por dois gols de diferença. E como sempre acontece na vida atleticana, foi na raça, na garra, no sofrimento e na emoção. Teve até chuva e pênalti perdido para dificultar ainda mais a vitória alvinegra. Guilherme bateu o pênalti na trave, depois de leve desvio do goleiro Paulo Garcés. Não poderia ser diferente. Como virou sina no Atlético nos últimos tempos, jogar na pressão de ganhar por dois ou mais gols de diferença já não surpreende ou desanima a torcida, mesmo que o coração passe por momentos de louca emoção. 
E assim o Estádio Independência mais uma vez viu a superação de um time guerreiro, batalhador e decidido. Com a audácia de Levir Culpi, que escalou um time extremamente ofensivo, com apenas um volante, o Atlético sufocou o time chileno e com muito suor e persistência, chegou à vitória desejada com um golaço de Rafael Carioca, um chutaço de fora da área no ângulo esquerdo de Garcés. O artilheiro Lucas Pratto já havia marcado o seu gol ainda no primeiro tempo. Com os 2 x 0 o Galo carimbou a sua classificação para as oitavas de final e vai enfrentar outro gigante do futebol brasileiro, o Internacional de Porto Alegre. Confronto sem favorito e tudo pode acontecer. Quem se classificar vai enfrentar Estudiantes ou Santa Fé na próxima fase. Não tem moleza, é só pedreira. 


Então, só nos resta controlar a ansiedade e esperar a realização das partidas para ver o que vai dar. Emoções fortes há muito fazem parte do nosso cardápio futebolístico, sem nenhuma novidade.
Um grande abraço espinosense.   

1229 - Como é lindo esse nosso mundo!

Criado nos anos 70 pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, como um protesto nacional contra a poluição, e utilizado atualmente para incutir na cabeça da população mundial a importância de cuidar do nosso planeta e de proteger a Natureza e o meio ambiente, o Dia da Terra é comemorado em 22 de abril de cada ano.
Nada mais adequado em um momento em que nós, brasileiros, estamos assistindo a uma crise hídrica sem precedentes, principalmente no estado de São Paulo, onde normalmente chove bastante, ao contrário da nossa região norte-mineira que sempre padeceu com as secas prolongadas e os baixos índices pluviométricos. Já passou e muito da hora de cuidarmos melhor da nossa casa, o planeta Terra, tão lindo e maravilhoso e tão maltratado.



Para quem se importa, indico dois documentários que trazem um panorama bastante verdadeiro sobre a situação da água no nosso país e sobre um movimento mundial de empreendedores sociais que mostram como é possível mudar o mundo e melhorar a vida das pessoas. 
O primeiro é "A Lei da Água - Novo Código Florestal", produzido por Fernando Meirelles, de "Cidade de Deus" e "O Jardineiro Fiel". "A Lei da Água - Novo Código Florestal” esclarece as mudanças promovidas pelo novo Código Florestal e a polêmica sobre a sua elaboração e implantação. O documentário mostra como a lei impacta diretamente a floresta e, assim, a água, o ar, a fertilidade do solo, a produção de alimentos e a vida de cada cidadão. Produzida ao longo de 16 meses, a obra baseia-se em pesquisa e 37 entrevistas com ambientalistas, ruralistas, cientistas e agricultores. Retrata ainda casos concretos de degradação ambiental e técnicas agrícolas sustentáveis que podem conciliar os interesses de conservação e produção da sociedade. Sinopse da itunes.apple.com.


O segundo é o filme "Quem se Importa". Mais que um documentário, um movimento que inspira pessoas a serem transformadoras. Com narração de Rodrigo Santoro, o documentário conta, a partir das histórias de vida de 18 empreendedores sociais do Brasil e do mundo, entre eles Muhammad Yunus (Prêmio Nobel da Paz) e Bill Drayton (fundador da Ashoka), casos reais de pessoas que se cansaram da situação ao seu redor e mudaram o mundo. Faça parte deste movimento. Sinopse da itunes.apple.com.


Uma iniciativa bem legal foi criada pela agência espacial americana NASA para comemorar o Dia da Terra. Ela solicitou a milhares de internautas que enviassem uma selfie de onde quer que estivessem no mundo naquele instante. Com as 36.422 fotografias de mais de 100 países acolhidas nas redes sociais, foi produzido então um mosaico gigante com imagens da Terra ao fundo, gerando uma imagem de impressionante beleza que pode ser vista em detalhes no endereço: gigapan.com/gigapans/155294.
A Terra é a nossa casa e a casa dos nossos filhos e netos. Temos que ter a percepção o quanto antes de que é preciso preservá-la imediatamente para que as vidas nossas e deles estejam garantidas no futuro. 
Um grande abraço espinosense.