Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 18 de abril de 2015

1226 - Descanse em paz, Dona Yvonne!

Nem sei se havia previsão meteorológica, mas o céu se escureceu repentinamente no início da noite desta sexta-feira, derramando sobre a cidade de Montes Claros uma boa e bem vinda quantidade de chuva. 
Talvez essa bênção dos céus tenha vindo para servir de cenário para a despedida da professora Yvonne de Oliveira Silveira, que viajou de repente deixando este nosso louco mundo. 
Dona Yvonne é um ícone da educação e da cultura da cidade de Montes Claros. Nascida em 30 de dezembro de 1914 na cidade, ela espalhou o seu carisma, a sua humildade, o seu conhecimento, a sua sabedoria a todos os que cruzaram o seu caminho, despertando talentos e vocações com a sua bendita arte de ensinar. Deu aulas em várias escolas da cidade; escreveu livros; foi Diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Norte de Minas, a Fafil; foi professora de História das Artes no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez e Presidente da Academia Montesclarense de Letras. 
Eu sempre a admirei e tive a grata satisfação de conhecê-la em um evento em que ela foi homenageada. Não poderia perder essa oportunidade única de cumprimentá-la e abraçá-la fraternalmente. Não tive dúvidas. Solicitei uma fotografia ao seu lado e fui prontamente e gentilmente atendido. Uma honra imensa estar ao lado de uma das mais dignas e respeitáveis personagens da história de Montes Claros. Em meio a tantos péssimos exemplos de desonestidade e imoralidade que explodem por todo o país na atualidade, aqui inclusive, nos enchendo de tristeza e vergonha, nada como ter como espelho uma senhora de um coração sereno e acolhedor, de uma cultura riquíssima, de uma vitalidade ímpar e de uma conduta centenária de inatacável integridade moral.
Que Dona Yvonne Silveira descanse em paz, serenamente como sempre em vida e com a certeza de que a sua trajetória serviu de exemplo e encaminhamento para o caminho do bem de milhares de jovens que tiveram a sorte e a honra de passar pelo seu caminho. Missão cumprida, grande Mestra!
Um grande abraço espinosense.