Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 22 de novembro de 2015

1408 - Chico - Artista Brasileiro

Chico, um artista brasileiro. E que artista! Indubitavelmente, um dos maiores expoentes da história da música popular brasileira, Francisco Buarque de Hollanda parece ser aquele sujeito tranquilo e sossegado que a gente bem poderia encontrar em uma mesa de bar qualquer, para bater um longo papo, saborear uma cerveja gelada e falar sobre banalidades como música, cinema, religião, política e futebol. E sobre mulheres, por que não?
Muito da sua riquíssima bagagem artística produzida em sua longa e incontestável carreira profissional, seja como cantor e compositor ou como escritor, pode ser vista e ouvida no documentário Chico - Artista Brasileiro, com direção de Miguel Faria Jr., que estreia nos cinemas em 26 de novembro. No filme, Chico fala da sua vida, das suas escolhas, dos seus livros e, claro, das suas inesquecíveis canções. Imagens de arquivo e opiniões e interpretações de suas músicas por outros cantores completam o documentário.
Chico Buarque raramente dá entrevistas, mas para a realização deste filme, dirigido pelo grande amigo seu, Miguel Faria Jr., abriu uma exceção e falou sobre tudo, com um bom humor até inesperado. Antes deste filme, o diretor já havia feito outro sobre música, contando a história do grande poetinha Vinícius de Moraes, com grande sucesso.
Nos últimos anos, o significativo apoio governamental ao cinema brasileiro proporcionou a quem gosta de cinema e música, uma saraivada de bons lançamentos. Tivemos filmes de ótima qualidade mostrando as vidas e carreiras de Dominguinhos, Cauby Peixoto, Vinícius de Moraes, Renato Russo, Tim Maia, Cássia Eller, Raul Seixas, Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, entre outros. Que assim continue!
Um grande abraço espinosense.


Título: Chico - Artista Brasileiro
Direção: Miguel Faria Jr.
Direção de Fotografia: Lauro Escorel
Direção de Arte: Marcos Flaksman
Direção Musical: Luiz Cláudio Ramos
Figurino: Marília Carneiro
Edição: Diana Vasconcellos
Coprodução: Globo Filmes, 1001 Filmes
Distribuição: Sony

Nenhum comentário: