Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

1380 - O Minas de Zezinho Sapateiro

O futebol de Espinosa sempre contou com pessoas extremamente empenhadas na difícil e nem sempre reconhecida tarefa de comandar e administrar equipes amadoras. Esportistas dedicados como Seu Mateus Salviola, Domingão de Gino, Sargento Anfilófio, Drummond da M. Teixeira, Zé Rocha, Betão, Alício de Peone, Dezinho, Alcebíades, Gibão, Tone Baiano, entre outros mais, são excelentes exemplos de pessoas que foram de fundamental importância na história do esporte na cidade e no crescimento físico, mental e social de dezenas de atletas espinosenses, nos quais eu humildemente me incluo.
Outro cidadão respeitável e extremamente apaixonado por futebol, a ponto de criar um time, o Minas Esporte Clube, foi Zezinho, que por anos manteve uma sapataria ali onde atualmente Valdomiro tem o seu salão de cabeleireiro, na Rua Dom Lúcio.
O Minas conseguiu formar excelentes equipes e teve a glória de contar, entre os seus jogadores, com craques como Roberto Pé-Duro e Téo (in memoriam), dois dos maiores ídolos do futebol de Espinosa. Vestiram também a sua camisa outros grandes nomes como Gena, o goleirão Véio, Valdir Mestre, Lelo, Júlio, Ronaldo Pote, Flori, Cleone, Tatinho, Júnior, Carlinhos de Valdomiro, Liro (in memoriam) e Klausewitz (será que é assim que se escreve? Por onde andará?). Até eu joguei algum tempo com a camisa verde e branca do Minas, o que só enobrece a minha trajetória no esporte e me enche de orgulho.
Logo abaixo, publico três fotografias diferentes do Minas, as duas últimas tiradas no mesmo dia, sem que em nenhuma delas eu apareça, o que pode gerar alguma suspeita de que estou mentindo. Mas não, acreditem, eu tive a alegria de defender o time do meu amigo Zezinho, por pouco tempo, mas com toda a vontade e determinação de sempre.
A lamentar, o fato de ignorar completamente onde ele se encontra atualmente. Nunca mais tive qualquer notícia sobre ele. Espero que esteja bem, feliz e com muita saúde, pois trata-se de pessoa das mais tranquilas, dignas e honestas com quem convivi.
Um grande abraço espinosense.

Véio, Lelo, Mestre, Liro, Klausewitz, Pote e Zezinho;
Flori, Gena e mais 3 não identificados


Véio, Pote, Gena, Mestre, Téo, Cleone e Zezinho;
Pé-Duro, Júlio, Júnior, Tatinho e Carlinhos










4 comentários:

milton silva soares disse...

ola eustaquio esse zezinho e de uma humildade . esse e uma pessoa que agente quarda pra sempre no peito um amigo de verdade ,do bem ajuda todo mundo, ele nao sabe dizer nao pra nimquem . graças a deus eu sou amigo dele, sempre eu ia na residencia dele quando ele morava em marilia , mais no ano passado a situaçao no setor de calçados tava muito ruim , ele resolveu ir pra santa catarina balneario camburiu . caso vc quiser entrar em contato com ele . eu tenho ele no face jose marilda ok
abs a todos espinosense

Anônimo disse...

ola eustaquio esse cara e top um exemplo de pessoa , um amigo que graças adeus eu tenho , eu ia muito na residencia dele quando ele morava em marilia, mais devido a crise no setor de calçados , ele teve que mudar pra santa catarina balneario camburiu.eu ainda nao tive oportunidade de ia la fazer uma visita pra ele , mais se tudo correr bem logo vol la fazer uma visita pro amigo zezinho. caso vc queira entrar em contato com ele no face . jose marilda ok um abraço a todos espinosense

Anônimo disse...

Oh Eustáquio, até hoje não postou nenhuma foto que estão aí, eu era o "cabeça de área", sabe o que é isso? Nosso primeiro jogo contra o Cruzeirinho, perdemos de um a zero (gol de tatu, prá variar) e estrategicamente, Alício (é assim?) de Peone, levou eu, Carlinhos de Valdomiro e Flori para o Cruzeirinho, o que comprometeu o Minas, mas logo vim prá São Paulo, mesmo assim o guerreiro Zezinho ainda reestruturou o time.
Nesses seus garimpos, acha eu aí e publica pow. Abraços !!!!

Beto Castro

Eustáquio Tolentino disse...

Mílton Silva Soares, obrigado pela notícia. Mandei uma mensagem pra ele no Facebook e estou aguardando resposta. Valeu! Um abração.

Beto, estou sempre à procura de mais fotografias antigas, mas é difícil encontrar. Um grande abraço.