Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

1376 - O Último Poema: pura poesia

O documentário "O Último Poema" mostra a tocante história da duradoura troca de correspondências entre uma professora primária da cidade de Guaporé, no interior do Rio Grande do Sul, Helena Maria Balbinot Vicari, com o famoso poeta modernista Carlos Drummond de Andrade. 
Durante 24 anos, de 1962 a 1986, Helena se correspondeu com o recatado poeta mineiro de Itabira. Essas cartas até hoje são guardadas por ela com zelo e orgulho, como se fossem um tesouro. E são. Eles jamais se encontraram pessoalmente, o que valoriza ainda mais esse relacionamento distante, mas repleto de amizade, afeto e poesia.
O documentário, que tem a direção de Mirela Kruel, explicita de maneira bastante poética e sentimental, essa relação de admiração da hoje professora aposentada, com o poeta gentil e atencioso. A história verídica salienta a beleza e a força da amizade, construída a partir de simples cartas, a uma distância de centenas de quilômetros. 
Drummond, mesmo estabelecido no Rio de Janeiro, jamais deixa a sua Itabira sair da sua alma interiorana, talvez um fato em comum que os une com cumplicidade e que os torna íntimos.
O elemento principal que movimenta o filme é a poesia, ou o encanto despertado por ela na vida da admiradora do poeta. Tudo isso é contado com belas imagens, reflexões sobre a vida, mudanças na sociedade, muita sensibilidade e, claro, muita poesia.
Se estivesse vivo, o poeta das Minas Gerais estaria completando 113 anos neste dia 31 de outubro.

Elenco: Helena Maria Balbinot Vicari, Janaina Kremer, Rodrigo Fiatt e Ana Júlia Chiodi Alberti.
Duração: 70 minutos.




O filme "O Último Poema" estreia em Porto Alegre, no Cinema Guion, no dia 29 de outubro e no Rio de Janeiro, no Cine Joia, no mesmo dia. No dia 5 de novembro é a vez de Belo Horizonte e São Paulo. 
Um grande abraço espinosense.


Nenhum comentário: