Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 27 de outubro de 2015

1375 - 80 anos de vida de Mauricio de Sousa, o criador da Mônica e sua turma

É bem possível que você já tenha lido ou visto em algum lugar uma revistinha (ou gibi) da Turma da Mônica. Ela é a personagem mais conhecida do cartunista e desenhista Mauricio de Sousa, que nesta terça-feira, 27 de outubro, comemora seus 80 anos de vida. Mônica foi criada através da inspiração na própria filha do artista quando criança, com seu vestidinho vermelho, seu coelhinho de estimação, sua forte personalidade e as características que a acompanham até hoje no personagem dos quadrinhos: baixinha, gordinha, dentuça e briguenta. Mas não só ela é famosa. São criações de Maurício o Cebolinha, o Cascão, a Magali, o Bidu, o Franjinha, o Anjinho, o Sansão, o Chico Bento, a Rosinha, o Zé Lelé, a Dona Marocas, o Hiro, o Nhô Lau, o Primo Zeca, o Zé da Roça, o Marcelinho, o Louco, o Mingau, a Marina, o Floquinho, o Humberto, o Capitão Feio, o Cascuda, o Monicão, o Chovinista, o Luca, a Aninha, o Do Contra, a Dorinha, o Nimbus, a Maria Cebolinha, o Xaveco, o Dudu, o Quinzinho, o Titi, o Professor Spada, o Doutor Spam, a Denise, a Xabeu Lorota, o Jeremias, o Teveluisão, o Manezinho, o Seu Juca, a Tia Nena, o Bloguinho e o Radar. Ufa, terminou! Não, ainda tem os personagens da Turma do Horácio, da Turma Jovem, da Turma do Penadinho, da Turma da Mata, da Turma da Tina, do Piteco e da Thuga, além de outros mais como Pelezinho e Astronauta. Quanta criatividade e motivação tem o Maurício de Sousa!


Para comemorar essa importante data, foi criado um site na Internet para que os fãs do artista possam enviar textos, desenhos, fotos ou vídeos com mensagens de congratulações. O endereço é turmadamonica.uol.com.br/mauricio80. Acesse e mande a sua mensagem para o Mauricio de Sousa. Para os admiradores do desenhista e de seus notórios personagens, foram lançados vários produtos, entre eles coleções de DVD, livros e acessórios de papelaria e decoração. Foi reaberto, após cinco anos de paralisação, o Parque da Mônica, e inaugurada a Chácara Turma da Mônica, com restaurante e loja, em São Paulo. Até um avião da companhia Avianca foi personalizado para homenageá-lo.
Mesmo que você jamais tenha lido uma tirinha sequer desta imensa turma, não se poderá ficar alheio à importância crucial do trabalho de Mauricio de Sousa na história dos quadrinhos no Brasil, além do prazer e da alegria que seus personagens deram a milhões de leitores espalhados pelo país.


Nascido em Santa Isabel, estado de São Paulo, no dia 27 de outubro de 1935, filho de Antônio Mauricio de Sousa e de Petronilha Araújo de Sousa, Mauricio Araújo de Sousa começou a desenhar ainda na infância em Mogi das Cruzes. Em seguida, passou a fazer cartazes para comerciantes da cidade, até que se mudou para a capital, aos 19 anos. Trabalhou como repórter policial no Jornal Folha da Manhã e começou aos poucos a criar os seus personagens. O primeiro deles foi o cãozinho Bidu. Seu mais famoso personagem, a Mônica, só sairia da sua mente privilegiada em 1963, sendo publicada pela primeira vez em 1970. 
Atualmente, suas criações são publicadas em cerca de 30 países, com mais de um bilhão de revistas publicadas. Seus personagens chegaram ao teatro, à TV, aos vídeo-games e até ao cinema. Não é à toa que ele é respeitado e constantemente premiado como o melhor autor brasileiro de quadrinhos.
Parabéns ao Maurício de Sousa pelos seus 80 anos de vida e pelas suas notáveis criações artísticas.
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário: