Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 27 de outubro de 2015

1374 - 13º Festival Internacional de Escultura em Areia

A arte é infinita, podendo se materializar nas mais diversas formas e materiais, logo após se libertar das entranhas misteriosas e inventivas da nossa mente. Em vários lugares do mundo, artistas demonstram toda a sua criatividade, usando como matéria-prima tão somente a areia, participando de festivais temáticos como o que acontece há 12 anos em Algarve, em Portugal.
Acho que quase todo mundo em algum momento da vida já deve ter tentado construir o seu castelo na areia, seja em uma beira de rio ou na areia da praia. Só que nestes festivais a coisa não é de brincadeira. São artistas de grande valor criando obras únicas, algumas com até 12 metros de altura. A criação dessa arte de incrível fragilidade e de duração fugaz requer apenas areia, água e a imaginação do artista. Mas para que o artista possa trabalhar na confecção da sua obra, esculpindo cuidadosamente até o resultado final, é preciso que máquinas de construções transportem, empilhem e compactem a areia anteriormente. 
Assim é como acontece no FIESA, o Festival Internacional de Escultura em Areia, que reúne escultores de vários países e que atrai anualmente milhares de visitantes. Considerado o maior evento mundial do gênero, o FIESA é realizado em Pêra, no Algarve, em Portugal, desde o ano de 2003, utilizando 40.000 toneladas de areia em uma área de 15.000 m2, expondo trabalhos artísticos que mostram objetos, pessoas e coisas com incrível detalhismo. No evento deste ano, o 13º, estão sendo apresentadas cerca de 100 esculturas retratando músicos, instrumentos e culturas musicais de todo o mundo. No espaço reservado ao evento, são disponibilizados aos visitantes, textos explicativos sobre as esculturas, além de ateliers e demonstrações sobre a técnica de esculpir, projeções de vídeo, jogos e concursos alusivos às esculturas.
O recinto do festival integra ainda um espaço para as crianças brincarem e experimentarem esta nova forma de expressão artística, zonas de lazer e restauração e é, periodicamente, animado com espetáculos de música, dança e artes circenses. À noite, a exposição é iluminada por jogos de luzes que dão às esculturas uma especial atmosfera. Nas imagens de esculturas publicadas abaixo, pode-se ver o líder do U2, Bono Vox, e o já falecido Ray Charles. Legal pra caramba!
Um grande abraço espinosense.












Nenhum comentário: