Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

1347 - Monte Azul, um celeiro de craques da bola

Nos anos 70 e 80, o futebol amador era uma das maiores diversões do pessoal das pequenas cidades do interior, assim como em Espinosa e Monte Azul. A rivalidade era muito intensa entre essas duas cidades vizinhas e irmãs, pode-se dizer. Tempo em que sobravam jogadores talentosos e com significativa intimidade com a bola por todos os cantos. Os domingos à tarde eram esperados com ansiedade, na expectativa saudável de se poder assistir ao desempenho dos craques em campo, defendendo as cores dos times rivais. Em Espinosa, Espinosense e Santa Cruz. Em Monte Azul, MAEC e Odon Oliva. O intercâmbio futebolístico entre as cidades era sempre uma atração a mais, principalmente pela oportunidade de conhecer novos jogadores e poder torcer apaixonadamente pelo time do coração. Bons tempos aqueles!
Esta fotografia em preto e branco me foi gentilmente cedida pelo Gilberto há algum tempo. Nela aparece um time de respeito, o MAEC, ou Monte Azul Esporte Clube. Minha cansada memória não me permite identificar todos os retratados, mas consigo visualizar a presença do goleiraço Acir, de Mílton, de Luiz Fonfon, de Itamar e de Pazida. Aci e Itamar são mais conhecidos em Espinosa, pois defenderam por algum bom tempo o time do Espinosense. Um goleiraço e um craque refinado no meio-campo que eu adorava ver jogar. Tive a grata satisfação de enfrentar o Mílton, o cracaço de bola Luiz Fonfon e o Pazida, este último revelado no inesquecível time de Vardim, que enfrentei algumas vezes quando jogava no Cruzeirinho. Uma pena que Fonfon não esteja mais aqui conosco.
Aos que conhecem melhor essa turma, que fez história no futebol monte-azulense, peço ajuda para identificá-los enviando mensagem aqui para o nosso blog.
Os embates memoráveis entre os times de Espinosa contra os de Monte Azul sempre ocorreram em clima de muita rivalidade, às vezes até descambando para a violência. Mas o que eu sempre admirei em alguns jogadores da nossa cidade vizinha, era o jeito elegante e técnico de tratar a bola, com uma maneira bem mais bonita de jogar futebol do que a que nós, espinosenses, apresentávamos. Nesta minha admiração, estão incluídos Luiz Fonfon, Itamar, Roberto e Pazida, grandes craques da bola.
Um grande abraço espinosense.


Um internauta, anônimo, mandou mensagem informando os nomes dos jogadores da foto acima. Agradeço muito a ajuda. Valeu!
São eles: Roberto de Chico, Acir, Célio, Miltinho, Toninho e Luiz Afonso (Fonfon); Conrado, não identificado, Jorge, Itamar e Pazida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Da esquerda para a direita: Roberto de Chico, Acir, Célio, Miltinho, Toninho e Luiz Afonso,
Conrado, Não sei o nome, Jorge, Itamar e Pazida.