Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 3 de março de 2015

1196 - Aleluia! Um tapa de luva na intolerância e uma esperança que renasce

Demorou! Mas nunca é tarde! Até que enfim uma luz, de grande intensidade, aparece no horizonte do futebol brasileiro. Depois de tanta violência, truculência e intolerância de parte ínfima dos torcedores, um grupinho de vândalos ensandecidos que se digladiam em estádios de futebol pelo país, algumas excelentes ideias começam a surgir em algumas cidades do país.
O Coritiba e o Atlético-PR se uniram para desencadear um projeto de parceria, tentando trazer de volta a paz entre os seus torcedores. A campanha foca na rivalidade sadia, nunca em inimizade. Por ocasião do clássico entre os dois clubes dias atrás, os presidentes, treinadores e um jogador de cada time estiveram juntos na entrevista coletiva concedida no Estádio Couto Pereira, em uma demonstração elogiável de busca de entendimento e paz.


Mas o melhor e mais contundente bom exemplo vem do Rio Grande do Sul, onde dirigentes do Internacional criaram uma campanha espetacular de promoção da união e da harmonia entre os torcedores. Em uma ideia brilhante, foi criado um espaço para duas mil pessoas no Estádio Beira-Rio onde cada torcedor colorado poderia comprar o seu ingresso e mais outro para um convidado torcedor gremista, para assistir à partida lado a lado. A promoção chega em um momento inacreditável de demonstração de incapacidade do poder público no quesito segurança, que se declara incompetente para administrar a realização de um dos maiores eventos sociais e culturais do país, o futebol.




É um completo absurdo que poucos vândalos consigam se perpetuar na disseminação da violência, no desrespeito às leis e nas atitudes de intolerância sem que nada seja feito, sem que nenhuma punição séria e firme seja realizada pela Justiça brasileira. Até quando esses imbecis, que saem de casa não para assistir ao jogo e torcer pelo seu time de coração, mas para se digladiar pelas ruas e estádios, ficarão impunes?
Já passou e muito da hora de todos, governos, poder judiciário, instituições, clubes e imprensa, se unirem com determinação e firmeza na erradicação deste mal que nos enche de vergonha perante o mundo. Mais que torcedores de times diferentes, somos gente que trabalha e convive diariamente de maneira civilizada. Somos apenas adversários, jamais inimigos. Por que então esse absurdo?
É uma pena que Atlético e Cruzeiro, que irão se enfrentar no próximo domingo pelo Campeonato Mineiro, não tenham aderido a esta campanha e promovido tão elogiável ideia, com a instalação de um espaço de convivência harmônica e civilizada entre torcedores alvinegros e celestes. Quem sabe em um futuro bem próximo não teremos extirpado a barbárie de alguns idiotas, trazendo de volta a paz aos estádios? Não custa sonhar. Um pequeno passo foi dado. Tomara que a ideia se espalhe. 
Um grande abraço espinosense.

Nenhum comentário: