Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 7 de fevereiro de 2015

1178 - Os bravos caminhoneiros espinosenses

Eles são fundamentais para o desenvolvimento do país, diariamente percorrendo distâncias curtas ou longas em estradas de todos os tipos para levar e trazer mercadorias indispensáveis ao funcionamento da economia e do dia a dia da população. São os nossos bravos caminhoneiros que, talvez pela sua importância, ganharam três datas comemorativas no Brasil. A mais tradicional acontece no dia 25 de julho, dia do santo católico São Cristóvão, protetor dos motoristas, data em que os condutores de veículos solicitam bênçãos e proteção divina em suas andanças pelas estradas do país. No estado de São Paulo, o Dia do Caminhoneiro é comemorado em 30 de junho, data instituída em 30 de dezembro de 1986, pelo então governador Franco Montoro, através da Lei 5.487/86. No Brasil, através da Lei 11.927/09 sancionada pelo presidente da República em exercício, José Alencar Gomes da Silva, o dia 16 de setembro tornou-se o “Dia Nacional do Caminhoneiro”.
Um fato interessante é que existe na cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, uma igreja em homenagem a São Cristóvão construída em forma de um caminhão. A obra foi iniciada em 1985 tendo sido concluída em 1999. Veja abaixo.


Em Espinosa, muitos caminhoneiros ganharam a vida (e continuam ganhando) viajando pelas diversas estradas do país, em jornadas cansativas e perigosas, mas sempre com a alegria e o prazer de fazer o que gosta. A todos esses profissionais da estrada, o nosso respeito e admiração, em especial aos saudosos Dedé Fagundes e Mané Véi, que já nos deixaram há algum tempo.


Essa velha fotografia mostra alguns caminhoneiros não identificados com seus ajudantes ao lado de 8 caminhões estacionados no canteiro central da antiga Praça Coronel Heitor Antunes. Pode-se visualizar ao fundo o prédio do antigo cinema da cidade, hoje ocupado pelo empresário Naim Antunes de Souza. A fotografia mais recente está mais ou menos na mesma posição, o que acentua a enorme transformação por que passou a praça nesses anos todos.
Um grande abraço espinosense. 


Nenhum comentário: