Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

1135 - A beleza infantil das imagens de Kathy Fincher

Suas imagens, criadas com bastante esmero e beleza, retratam a suavidade, a inocência e a descontração de crianças de todas as idades. A artista americana Kathryn Andrews Fincher, após uma carreira de sucesso no esporte de esqui, começou pintando imagens da vida selvagem até se aventurar pela pintura dos seus filhos e a partir daí não parou mais. Passou a pintar também as crianças dos parentes, dos amigos e dos vizinhos do seu bairro e seguiu em frente, criando novas e cativantes imagens dos infantes, acertando em cheio os corações das famílias americanas.
Seus quadros são maravilhosos e cheios de encantamento, traduzindo em profundidade a luz divina que irradia das imagens dos pequeninos. Um deleite para os nossos olhos.
Um grande abraço espinosense.



























1134 - Você sabia?

Não são raras as vezes em que nos deparamos com algumas expressões utilizadas principalmente pela imprensa e que nos deixam perdidos, sem entender os seus significados. Pensando nisso, fui pesquisar e trago pra vocês algumas delas, talvez já conhecidas de muitos.

CARPE DIEM - Termo em Latim escrito pelo poeta Horácio que significa "aproveite o momento". A expressão ensina que devemos viver intensamente o tempo presente, já que o futuro é completamente incerto e pode não acontecer para muitos de nós.

VIP - A sigla inglesa para pessoa muito importante (Very Important Person). Utilizado normalmente para privilegiar pessoas famosas e de alto poder aquisitivo. Na minha humilde opinião, VIPs são todas as pessoas por quem tenho amor e carinho, minha família, demais familiares e amigos.

BULLYING - Palavra da língua inglesa que nomeia todos os atos de violência física e psicológica, zombarias, humilhações e intimidações praticados por um ou mais indivíduos contra outrem, principalmente contra crianças e adolescentes. É o excesso brutal das inocentes brincadeiras e gozações entre colegas e amigos e merece todo o repúdio.

HABEAS CORPUS - Outra expressão do Latim, que significa "Que tenhas o teu corpo" e que, juridicamente, é uma medida tomada para proteger e assegurar a liberdade dos cidadãos.

CORPUS CHRISTI - Mais uma palavra do Latim que significa "Corpo de Cristo" e é usada para celebrar o mistério da Eucaristia pela Igreja Católica. A data, feriado nacional, é comemorada com procissões em ruas enfeitadas pelos devotos e acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

HAT-TRICK - O termo inglês é usado para designar a ocorrência de marcação de três gols pelo mesmo jogador em uma partida de futebol. Em outros esportes também se usa esta expressão, inclusive no automobilismo, quando um piloto consegue a pole position, faz a volta mais rápida e vence a corrida.

R.I.P. - A sigla significa "Descanse em paz", tanto em Latim (Requiescat in Pace), em italiano (Riposi in Pace) como em inglês (Rest in Peace) e é utilizada para externar dor e solidariedade quando alguém morre. Usa-se também nas lápides dos cemitérios.

OUTLET - Forma de vendas a varejo diretamente aos consumidores pelas indústrias de roupas, geralmente em locais nas saídas das grandes cidades, com preços bastante inferiores ao normalmente cobrado nas lojas.

LED - É a sigla de Light Emitting Diode, ou diodo emissor de luz. É um condutor de energia elétrica que emite luz quando energizado, usado em lâmpadas, lanternas, televisores e outros produtos eletrônicos.     

WI-FI - Abreviação de "Wireless Fidelity" ou "Fidelidade sem fio". Trata-se de uma moderna tecnologia que permite o acesso à Internet e funciona sem a utilização de cabos, transmitida através de frequências de rádio e de raios infravermelhos.

HDMI - High-Definition Multimedia Interface é um tipo de conector de áudio e vídeo digital para utilização em televisores, computadores e aparelhos eletrônicos com uma qualidade de alta definição.

SKOL - Expressão usada pelos povos nórdicos para fazer um brinde, assim como nós utilizamos a palavra "Saúde".

SPA - A palavra denomina os estabelecimentos comerciais que acolhem pessoas para tratamentos de saúde, bem-estar e da beleza, com ênfase em emagrecimento. O nome vem da Roma Antiga, quando a classe aristocrática frequentava a estância hidromineral da cidade belga de Spa, localizada na província de Liège, para aproveitar as propriedades curativas das suas águas termais.

C & A - A C & A é uma das maiores empresas de varejo de moda no mundo. De origem holandesa, foi fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August, cuja união das iniciais de seus nomes resultou na marca. Nessa trajetória de sucesso, em 1976 foi inaugurada a primeira loja no Brasil, no Shopping Ibirapuera, em São Paulo. Atualmente, a C & A está presente em grande parte do território nacional.

FIFA - A Fédération Internationale de Football Association (Federação Internacional de Futebol Associado) é a instituição internacional que dirige as associações de futsal, futebol de praia (ou de areia) e futebol, o esporte coletivo mais popular do mundo. Filiada ao COI (Comitê Olímpico Internacional), a FIFA foi fundada em Paris, em 21 de maio de 1904, e tem sua sede em Zurique, na Suíça.

BMW - É a sigla de Bayerische Motoren Werke, um termo alemão que significa "Fábrica de Motores da Baviera". A BMW é uma empresa alemã fabricante de automóveis e motos, com sede em Munique, Alemanha.

MITSUBISHI - O grupo Mitsubishi é um conglomerado japonês constituído por uma série de empresas autônomas que partilham a marca Mitsubishi, que significa três (Mitsu) diamantes (Bishi). A Mitsubishi Motors, uma das empresas do conglomerado, é o 6º maior construtora japonesa de automóveis.

HYUNDAI - Palavra coreana que tem o sentido de "hoje", o presente. É uma marca sul-coreana de automóveis fundada em 1967 por Chung Ju-Yung, que tem presença ativa no Brasil.

FIAT - Significa Fabbrica Italiana de Automobili Torino (Fábrica Italiana de Automóveis de Turim).
uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, com sede mundial na cidade de Turim, norte da Itália. Fazem parte do Grupo Fiat, as marcas automotivas FIAT, Ferrari, Alfa Romeo, Maserati, Chrysler, Jeep, Dodge, Lancia, Autobianchi, Innocenti, Abarth, OM, Iveco, CNH, New Holland, Flexy-Coils, FIAT-Hitachi, Case, FIAT-Allis. É também proprietária do Juventus, time bastante popular da Itália.

LG - A LG Electronics é uma gigante multinacional sul-coreana e a maior companhia de eletroeletrônicos do Brasil. Faz parte do LG Group e está presente em mais de 150 países, com fábricas instaladas nos quatro continentes. O nome prévio da companhia era "Lucky-GoldStar", de onde a abreviação "LG" derivou. O atual slogan "Life’s Good" é um heterônimo.

ADIDAS - Empresa alemã de equipamentos desportivos, considerada a maior do mundo no setor. A empresa tem o nome de seu fundador, Adolf "Adi" Dassler, que começou produzindo sapatilhas nos anos 1920, junto a seu irmão Rudolf Dassler, em Herzogenaurach, próximo a Nuremberg. O nome "Adidas" é uma união entre o apelido, Adi, e o início do sobrenome, Dassler, do fundador da empresa. A empresa criada pelos irmãos foi dividida em 1948, dando origem à Adidas e também à Puma, empresa rival fundada por Rudolf Dassler.

LAYOUT - Palavra da língua inglesa que significa plano, arranjo, esquema, design, projeto. Na área da arte gráfica, o layout é um esboço ou rascunho que mostra a estrutura física de uma página de um jornal, revista ou página na Internet.

SWEETHEART - É uma palavra em inglês cuja tradução literal para português é "Coração Doce" e pode significar amor, amado. Na maioria das vezes, o termo sweetheart é usado entre duas pessoas que estão em um relacionamento amoroso, numa forma carinhosa de tratamento.

COPYRIGHT - Palavra inglesa que significa, literalmente, "direito de cópia", é um direito legal que concede ao autor de trabalhos originais, direitos exclusivos de exploração de uma obra artística, literária ou científica, proibindo a reprodução por qualquer meio. É uma forma de direito intelectual.

YAHOO - Yahoo é um termo da língua inglesa que significa pessoa rude, simples, rústica, pouco refinada. O termo foi originalmente usado pelo escritor irlandês Jonathan Swift, em 1726, para designar as criaturas selvagens, rudes e bárbaras que fazem parte do seu livro “As Viagens de Gulliver”. Dá nome também a uma empresa de serviços de Internet, fundada nos Estados Unidos em 1995 pelos estudantes Jerry Yang e David Filo.

TABLET - Tipo de computador portátil, de tamanho pequeno, fina espessura e com tela sensível ao toque (touchscreen). É um dispositivo prático com uso semelhante a um computador portátil convencional, no entanto, é mais destinado para fins de entretenimento que para uso profissional.

STAND UP - Stand up significa ficar de pé, levantar-se. Stand up também é um tipo de espetáculo de humor, onde o indivíduo faz sua performance em pé, normalmente a interpretação de um texto original.

VADE MECUM - Vade mecum significa "vai comigo" e é um termo oriundo do latim. Vade mecum é também um livro para referências, muito usado na área de ciências jurídicas, um manual de uso prático, onde os leitores o utilizam para consultas e dúvidas. Nas ciências jurídicas, o vade mecum é essencial para consultar as obras básicas, como a Constituição Federal, Código das Leis Trabalhistas e outros.

AFFAIR - Caso amoroso, namoro, romance.

AIRBAG - Dispositivo de automóveis mais modernos que consiste em um saco de ar acionado em caso de colisão do veículo, para a proteção do motorista e passageiros.


BEST SELLER - Livro que alcança grande número de vendas.

DELIVERY - Processo de venda com entrega em domicílio.

DOWNLOAD - Copiar ou baixar arquivos para o computador.

DRIVE THRU - Lanchonete onde o cliente faz o pedido e é atendido dentro do seu carro.

FAST FOOD - Comida de preparo rápido, lanche, lanchonete.

HACKER - Expert em computadores que invade máquinas e sites alheios para surrupiar dados e arquivos.

INSIGHT - Ideia repentina, capturada no momento certo.

JOYSTICK - Dispositivo de comando de ações em jogos de videogame.

TOUCH SCREEN - Tela de aparelhos tecnológicos de última geração que funciona com apenas um toque dos dedos.

BLUETOOTH - Tecnologia de comunicação sem fio que permite que computadores, smartphones, tablets e afins troquem dados entre si e se conectem a mouses, teclados, fones de ouvido, impressoras e outros acessórios a partir de ondas de rádio. A ideia consiste em possibilitar que dispositivos se interliguem de maneira rápida, descomplicada e sem uso de cabos, bastando que um esteja próximo do outro. 
Fontes: significados.com.br, wikipedia.org, entre outros.
Um grande abraço espinosense.

1133 - James Brown e Joss Stone, um encontro especial

Esqueça, mesmo que por uns poucos instantes, esses cantorezinhos de voz pequena e talento discutível que inundam os programas de TV e as rádios comandadas pelo famoso "jabá" e vamos ouvir talentos incontestáveis da música mundial. A lenda do Soul James Brown e a bela e talentosa Joss Stone cantaram juntos a música "Men's World" no programa "Friday Night with Jonathan Ross" no ano de 2005.
James Brown é um dos grandes astros da música. Cantor de voz poderosa, dançarino espetacular, ele conquistou fama e dinheiro em sua prolífica carreira até o dia 25 de dezembro de 2006, quando, vitimado por uma pneumonia, ele morreu na cidade de Atlanta, na Geórgia (EUA). Joss Stone continua tão linda quanto a sua divina voz. Um encontro inesquecível!
Um grande abraço espinosense.