Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

1090 - A despedida do povo espinosense ao ex-prefeito Alvacy de Freitas, o Preto

Centenas de pessoas de todas as classes sociais, de todas as idades, de todas as facções políticas, da cidade e da zona rural de Espinosa, entre familiares e amigos, se reuniram na tarde desta quarta-feira para se despedir do ex-prefeito Alvacy de Freitas, carinhosamente chamado de Preto. Depois de lutar bravamente contra o Mal de Parkinson, Preto faleceu na última terça-feira, dia 21 de outubro, por volta das 17 horas, sendo sepultado no jazigo da família no antigo Cemitério do Bonfim, localizado na Avenida Minas Gerais. 
Alvacy de Freitas deixa uma legião de admiradores fiéis conquistados na sua profícua carreira política, com o exercício de dois mandatos de prefeito na cidade de Espinosa, o primeiro entre 1971 e 1973 e o segundo de 1983 a 1988. Deixa entristecidos mas orgulhosos, a sua brava e dedicada companheira Cleide e seus quatro filhos, Alvacy de Freitas Filho (Vasco), Carlos Humberto (Tim), Alice e Araci. Deixa também uma história de vida digna, de uma relação de humildade extrema e uma trajetória dedicada ao bem do povo de Espinosa. Suas realizações estão espalhadas por todos os cantos da cidade e da zona rural, com construção de pontes, abertura de estradas, escolas e benefícios como a implantação de redes de água em locais remotos do município.
Seu exemplo de correção e honestidade no trato da coisa pública é um espelho para todos os políticos do país. Só para ilustrar a sua idoneidade e respeito às instituições e às regras da democracia, relato uma imagem que me vem sempre à memória. Quando foi derrotado em uma eleição na cidade, no tempo em que era prefeito, tendo que deixar a prefeitura, Alvacy de Freitas fez questão de aceitar serenamente o resultado das urnas e dar um belo exemplo de democracia. Mandou recolher e lavar todos os veículos e máquinas de propriedade do município e estacioná-los em frente à Prefeitura, para entrega ao novo administrador da cidade, em perfeitas condições de funcionamento. Para quem desconhece a histórica rivalidade na política local, atitudes como esta são raras, senão inexistentes. Quando há troca de governos municipais por aqui, o normal é que máquinas e computadores recheados de dados fundamentais para a administração da cidade, desapareçam misteriosamente e que veículos apareçam depredados e outras barbaridades aconteçam. O seu exemplo de honradez e cuidado com a coisa pública jamais foi repetido, que eu saiba.
Este é apenas um exemplo da sua vida honrada e digna, que tratava a todos, indistintamente, com atenção e respeito. Sua marca na história da cidade jamais será apagada. Que Deus o receba de braços abertos e o faça descansar em paz.
Um grande abraço espinosense.

Aureliano de Freitas (Ninho), Juvercina (Zu) e Alvacy de Freitas (Preto)