Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 14 de outubro de 2014

1079 - Estação de Tratamento de Esgoto em Espinosa continua em obras

Estive em Espinosa na semana passada e fiz questão de ir comprovar "in loco" a situação da continuidade das obras de construção da ETE - Estação de Tratamento de Esgoto da cidade. Recentemente surgiram boatos de que a obra seria paralisada, o que causou enorme apreensão na população espinosense, provocando até uma manifestação de integrantes da comunidade com o fechamento da rodovia MG-122 em local próximo das obras.
Infelizmente, não tive contato com nenhum funcionário da empresa responsável pelo projeto e construção da obra, para conseguir informações oficiais e pertinentes, mas aparentemente tudo parece estar em perfeita ordem, com os trabalhos seguindo normalmente.
O projeto de saneamento básico já chega com anos e anos de atraso e é inadmissível que a obra, tão necessária para a melhoria da saúde da população e pela defesa do meio ambiente, seja descontinuada por picuinhas políticas, como às vezes lamentavelmente acontece no nosso país. Espero que qualquer que seja o resultado das eleições para a presidência do país, o cronograma da obra seja mantido e que seja terminado o investimento o mais rápido possível para entrega à população. 
Parece inacreditável, mas ainda se vê no Brasil algumas atitudes torpes, covardes e inescrupulosas de indivíduos que, na surdina, mandam apagar imagens, dados e informações importantes para o conhecimento da população nas placas das obras, como pode-se ver nas obras da ETE e da Escola Técnica de Espinosa, com finalidades políticas das mais sórdidas. Fico perplexo e indignado com atitudes deste tipo, que demostram claramente o despreparo de alguns em viver plenamente um estado de democracia plena. Que coisa feia! Lamentável!
Abaixo, imagens das obras no local e de intervenções realizadas no Rio São Domingos, abaixo da ponte da Rua Genésio Tolentino. Mais uma fotografia mostra a placa da ETE com a informação do PAC 2 e do logotipo do governo deferal apagados. Outras duas imagens mostram a placa da obra da Escola Técnica antes e depois da pintura apagando dados dos recursos disponibilizados para a obra pelo governo federal. Que coisa mais vergonhosa!
Um grande abraço espinosense.




















1078 - Mudanças à vista nas placas dos veículos no Mercosul

Assim como aconteceu na área de telefonia com o aumento de mais um dígito nos números dos telefones celulares há pouco tempo, o formato das placas dos automóveis brasileiros irá mudar em breve. Conforme notícia divulgada recentemente, os países integrantes do Mercosul - Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela - que contam juntos com uma frota de cerca de 110 milhões de veículos, terão uma placa de formato único a partir de 2016. A mudança será gradual. A decisão foi tomada com o intuito de facilitar a circulação dos cidadãos dentro da região do Mercosul e promover a integração regional, além de proporcionar um controle mais efetivo de dados dos veículos.
A placa que será utilizada em todos os veículos (inicialmente apenas os novos) a partir de 2016 nos países integrantes do Mercosul possui 40 cm de largura por 13 cm de altura - as mesmas dimensões já utilizadas no Brasil - e tem design parecido com o utilizado na União Europeia. A nova placa possui sete caracteres, com duas letras, três números e mais duas letras, capaz de gerar até 450 milhões de combinações. A sistemática atual, com três letras e quatro números, permite uma combinação de 175 milhões de possibilidades. O fundo será branco, com uma comprida faixa azul na parte superior. Nela, à esquerda, o símbolo do Mercosul; no centro o nome do país em letras brancas e à direita a bandeira. A estética será homogênea em todos os cinco países.
Eu, particularmente, não gostei da ideia. Essa mudança toda, mesmo que a longo prazo, certamente vai causar alguns transtornos devido à burocracia, bem como alguma despesa para os cidadãos. E pelo que foi divulgado, não teremos mais o nome das cidades nas placas, o que vai fazer muita falta, na minha modesta opinião. Acho que será bem estranho não ver o nome da nossa cidade na identificação do nosso veículo. Mas, se terá que ser assim, paciência. Vamos aguardar os acontecimentos.



Para quem ainda não conhece o significado das cores das placas usadas no Brasil atualmente, aqui estão as explicações:
Veículos de cidadãos comuns - Automóveis em geral. Placa de fundo cinza com números e letras pretas; 
Veículos de transporte de aluguel - Táxis, ônibus e caminhões. Placa de fundo vermelho com números e letras brancas;
Veículos de auto-escolas - Placa de fundo branco com números e letras vermelhas;
Veículos de teste das fábricas - Montadoras e concessionárias. Placa de fundo verde com números e letras brancas;
Veículos oficiais de municípios, estados e da União - Ambulâncias, viaturas policiais etc. Placa de fundo branco com números e letras pretas;
Veículos oficiais de chefes de Estado - Placa de fundo preto com números e letras prateadas e com o brasão da República do lado esquerdo;
Veículos de representações internacionais - Embaixadores, agentes diplomáticos etc. Placa de fundo azul com números e letras brancas;
Veículos de colecionadores - Carros antigos. Placa de fundo preto com números e letras brancas.  
Veículos de autoridades - Presidente e vice-presidente do país, ministros e membros do Senado. Placas de fundo verde e amarelo com letras prateadas e o brasão da República do lado esquerdo.
Um grande abraço espinosense.