Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 23 de setembro de 2014

1065 - Novidades do grande Alceu Valença

Atualmente é assim. Se você quiser encontrar música boa, de qualidade, você tem que escarafunchar a Internet inteira à procura de novos lançamentos, pois se depender da nossa mídia estamos perdidos. Há algum tempo atrás, ficávamos sabendo das novas músicas dos grandes cantores e compositores através das rádios. Como hoje o sistema está completamente tomado pelo famoso "jabá", não há mais espaço para os artistas de menor apelo comercial. Então, infelizmente, somos bombardeados diariamente com as mais esdrúxulas composições, com suas letras ridículas e seus acordes paupérrimos, entre funks, axés e assemelhados. Ainda bem que existe o rico universo da Internet que nos proporciona a descoberta, mesmo com um pequeno atraso, de joias da música brasileira como o lançamento de mais um disco do grande artista pernambucano Alceu Valença, desta vez um trabalho dedicado exclusivamente às tradicionais músicas de carnaval.


Alceu, que nasceu em São Bento do Una, interior de Pernambuco, mudou-se para a cidade do Recife aos 10 anos e foi completamente influenciado pela magia dos carnavais pernambucanos, em especial pelos blocos que passavam em frente da casa em que morava, na Rua Palmares. 
O álbum intitulado "Amigo da Arte" (Deck Discos) foi lançado no início do ano e contém frevos antológicos, maracatus, cirandas e caboclinhos, numa mostra maravilhosa da enorme diversidade de manifestações musicais do Recife. A belíssima capa, desenhada pela pintora Marisa Lacerda, reproduz o convite de casamento de Alceu Valença com Yanê Montenegro.
Escutando o disco, não pude conter as lembranças maravilhosas dos carnavais de Espinosa, quando éramos embalados com tamanha felicidade pela competente banda "Os Cardeais". Ê tempo bom, sô!
Um grande abraço espinosense.


Músicas do disco:
1 - Olinda (4:12)
2 - Frevo da Lua (3:45)
3 - Frevo Dengoso (3:45)
4 - O Homem da Meia-Noite (3:39)
5 - Nas Asas de um Passarinho (4:23)
6 - Amigo da Arte (3:45)
7 - Maracatu (4:04)
8 - Sou Eu Teu Amor (2:53)
9 - Recife (3:44)
10 - Ciranda da Aliança (4:01)
11 - Pirata José (3:14)
12 - Voltei Recife (2:43)
13 - Sonho de Valsa (2:50)


Recife

Ô ô saudade, saudade tão grande
Saudade que eu sinto
Do Clube das Pás, dos Vassouras
Passistas traçando tesouras
Nas ruas repletas de lá

Batidas de bombos
São maracatus retardados
Que chegam à cidade, cansados,
Com seus estandartes no ar.

Que adianta se o Recife está longe
E a saudade é tão grande
Que eu até me embaraço

Parece que vejo
Valfrido Cebola no passo
Haroldo Fatias, Colaço
Recife está dentro de mim.


Alceu Valença lançou também neste ano o CD e DVD ao vivo "Valencianas", pela Deck Discos, com a apresentação dos seus maiores sucessos em arranjos orquestrais , entre eles "La Belle de Jour", "Girassol", "Tropicana", "Anunciação" e "Porto da Saudade". Gravado no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, com produção de Paulo Rogério Lage, o show contou com a participação da Orquestra de Ouro Preto, regida pelo maestro Rodrigo Toffolo.

1064 - Cuidem-se, jovens! Fiquem vivos!

A Semana Nacional de Trânsito em 2014 está sendo comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. A campanha terá uma abrangência nacional e mostrará a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes. (denatran.gov.br)


Eu sei que muita gente não vai gostar do que eu direi aqui, mas é preciso falar sobre isso, mesmo que incomode a muitos. O vídeo que estou compartilhando logo abaixo é antigo, mas super atual. São cenas fortes de acidentes de automóveis (fictícias) causados por motoristas embriagados. Temos que nos conscientizar de que beber e dirigir não é o correto. Principalmente quando se vai viajar, trafegando em rodovias movimentadas, efetivamente não podemos fazê-lo depois de ingerir bebida alcoólica. O risco de causar um acidente é muito grande e a possibilidade de nos machucar ou machucar gravemente alguém é enorme. Isso quando não acontece uma tragédia de proporções enormes que leva à perda de tão valiosas vidas humanas. Eu não sou hipócrita e sei que é quase impossível, principalmente nas cidades pequenas, evitar que as pessoas dirijam após beber uma cervejinha na happy hour em um barzinho, ou em uma festa qualquer ou depois daquela peladinha de futebol. Quase todo mundo faz isso, eu inclusive, às vezes. É completamente errado, mas é a realidade. É muito difícil mudar esse quadro. Então, se é quase impossível evitar, que pelo menos evitem dirigir quando beber muito. Se bebeu um pouquinho e vai percorrer distâncias pequenas, dentro da cidade, não se deixe entusiasmar e procure trafegar bem devagar e com o maior cuidado, seguindo à risca as leis do trânsito. Nada é mais importante que a nossa vida, o maior presente que Deus nos deu.
Temos que ter em mente, entretanto, que nem só por causa da ingestão de bebidas alcoólicas acontecem essas tragédias. O entusiasmo, a imaturidade, a sensação libertadora da velocidade, a vontade de se afirmar perante os colegas, tudo isso funciona como um estopim para a possibilidade de uma ocorrência fatal e de proporções arrasadoras. 
Eu sei o tamanho da dor da perda de um ente querido, vitimado por acidente de trânsito. Perdi meu filho Ricardo em um acidente há pouco tempo. Perdi também Andrezinho, nosso amigo que estava com ele. Perdi meu grande amigo Izaías Mariano Mendes (Zazá) da mesma maneira. E Fernando Gomes Franca, amigo e colega de banco. E José Leão Pereira (Deca), outro prezado amigo. E tantos meninos de Espinosa que se foram cedo demais, desta mesma trágica situação, como Tulu, Daniella, Diógenes e quantos outros mais. Perdas irreparáveis.
Por isso, meus amigos, jovens e velhos, cuidem-se! Tenham bastante cuidado. Andem com responsabilidade. Não se entusiasmem demais com a velocidade, com a adrenalina, com a sensação de poder tudo, de ser imortal. Cuidado! Pensem em vocês, nas suas vidas tão frágeis, nos seus pais, nos seus filhos, nos seus familiares, nos seus amigos. Pensem na dor, na tremenda e interminável dor da perda de um ente querido e cuidem-se, pelo amor de Deus! Queremos vocês vivos e em plena saúde para viver em paz e em completa harmonia com os seus. Espero que as fortes imagens deste vídeo possam lhes tocar a mente e o coração e os façam refletir minuciosamente sobre o assunto.
Um grande abraço espinosense.  

Aqui vão algumas dicas para os pedestres, pois mesmos os motoristas, motociclistas e ciclistas também são, em algum momento, pedestres:

  • Atravesse sempre na faixa de pedestres;
  • Utilize as passarelas quando precisar atravessar grandes avenidas ou rodovias;
  • Não abra a porta ou desça de um carro sem primeiro olhar se estão passando pedestres ou veículos;
  • Não atravesse uma via se o sinal estiver aberto para os carros;
  • Não passe correndo na frente de uma garagem. O motorista pode não estar vendo você;
  • Não caminhe acessando a Internet ou o conteúdo do seu celular;
  • Respeite a sinalização para o pedestre;
  • Quando houver semáforo para pedestre, respeite-o;
  • Sempre olhe para os dois sentidos da via antes de atravessar;
  • Em dias de chuva, redobre sua atenção;
  • Não confie somente na sinalização. Mesmo com o semáforo verde para pedestre é necessário atenção;
  • Respeite as ciclovias ou ciclo faixas. Esses lugares são exclusivos para ciclistas.

1063 - Um raio X do Congresso Nacional

Estamos em ano de eleições e mais do que nunca é imprescindível escolher bons candidatos agora para não ficar reclamando depois. Muito do que é decidido no nosso país, entre leis importantes e mudanças estruturais na economia, na educação, na saúde, na infraestrutura e que impactam a vida de todos os brasileiros, dependem das opiniões e conceitos defendidos pelos políticos eleitos por cada um de nós. Assim é importante que saibamos refletir e decidir pelos melhores representantes para que assuntos de suma importância sejam defendidos em nome da maioria do povo brasileiro.
Muita gente sequer sabe o número de deputados e senadores que compõem o Congresso Nacional. Para esclarecer a composição de um dos três poderes da República, vamos acessar alguns dados:
Conforme a wikipedia, o Congresso Nacional é o órgão constitucional que exerce, no âmbito federal, as funções do Poder Legislativo, quais sejam, elaborar/aprovar leis e fiscalizar o Estado Brasileiro (suas duas funções típicas), bem como administrar e julgar (funções atípicas).
O Congresso Nacional é bicameral, sendo composto por duas Casas: o Senado Federal, integrado por 81 senadores, que representam as 27 unidades federativas (26 estados e o Distrito Federal), e a Câmara dos Deputados, integrada por 513 deputados federais, que representam o povo.
Assim sendo, no Senado Federal, todos os Estados (e o Distrito Federal) têm o mesmo número de representantes (três senadores), independentemente do tamanho de suas populações; já na Câmara dos Deputados, o número de representantes de cada Unidade Federativa varia conforme o tamanho da sua população (Estados mais populosos, como São Paulo, chegam a eleger 70 deputados, ao passo que os menores, como o Acre, elegem 8).
O atual Presidente do Senado é o Sr. Renan Calheiros, do PMDB. O atual Presidente da Câmara dos Deputados é o Sr. Henrique Eduardo Alves, também do PMDB.




Na Câmara de Deputados são 513 integrantes eleitos, assim distribuídos, por partido:
PT - Partido dos Trabalhadores - 88 deputados
PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro - 73 deputados
Outros partidos menores - 49 deputados
PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira - 44 deputados
PSD - Partido Social Democrata - 44 deputados
PP - Partido Progressista - 40 deputados
PR - Partido da República - 32 deputados
DEM - Democratas - 28 deputados
PSB - Partido Socialista Brasileiro - 24 deputados
SD - Solidariedade - 21 deputados
PROS - Partido Republicano da Ordem Social - 20 deputados
PDT - Partido Democrático Trabalhista - 18 deputados
PTB - Partido Trabalhista Brasileiro - 17 deputados
PCdoB - Partido Comunista do Brasil - 15 deputados

São Paulo - 70 deputados
Minas Gerais - 53 deputados
Rio de Janeiro - 46 deputados
Bahia - 39 deputados
Rio Grande do Sul - 31 deputados
Paraná - 30 deputados
Pernambuco - 25 deputados
Ceará - 22 deputados
Maranhão - 18 deputados
Goiás - 17 deputados
Pará - 17 deputados
Santa Catarina - 16 deputados
Paraíba - 12 deputados
Espírito Santo - 10 deputados
Piauí - 10 deputados
Alagoas - 9 deputados
Acre - 8 deputados
Amazonas - 8 deputados
Amapá - 8 deputados
Distrito Federal - 8 deputados
Mato Grosso - 8 deputados
Mato Grosso do Sul - 8 deputados
Rio Grande do Norte - 8 deputados
Rondônia - 8 deputados
Roraima - 8 deputados
Sergipe - 8 deputados
Tocantins - 8 deputados

No Senado são 81 integrantes eleitos, assim distribuídos, por partido:
PMDB - 20 senadores
PT - 13 senadores
PSDB - 11 senadores
PTB - 7 senadores
PDT - 5 senadores
PR - 4 senadores
PSB - 4 senadores
PP - 4 senadores
DEM - 4 senadores
PCdoB- 2 senadores
Outros - 7 senadores
São três senadores eleitos por cada um dos 27 estados da União (entre eles o Distrito Federal).

Fonte: uai.com.br